Projeto da ENSP apoia Cozinhas Solidárias na Penha e em Campo Grande, no Rio de Janeiro
*Por Denise de Sordi e Luiza Trindade
O projeto prevê ações de formação socioeducativa e apoio à distribuição de refeições gratuitas à população nos territórios atendidos.
Nos dias 29 e 30 de janeiro, a equipe do projeto “Cozinhas Solidárias: Segurança Alimentar e Nutricional, Saúde e Cidadania”, coordenado por Hermano Castro (Cesteh/ENSP) e Denise Sordi (ENSP/Fiocruz), realizou visitas técnicas às Cozinhas Solidárias que serão apoiadas em dois territórios da cidade do Rio de Janeiro.
A primeira visita foi na Serra da Misericórdia, Penha, na Zona Norte da cidade, onde o projeto será desenvolvido em parceria com o Centro de Integração na Serra da Misericórdia (CEM). A segunda, na Zona Sudoeste, em Campo Grande, em parceria com o Núcleo Especial de Atenção à Criança (NEAC).
Em ambos os territórios as Cozinhas são pontos de encontro, acolhida, cuidado e geração de trabalho e renda para os moradores. A parceria trará impacto direto para 500 famílias, pela oferta de ações de formação socioeducativas, como o apoio à atividades em hortas, oficinas e encontros com foco na promoção da saúde, alinhadas ao apoio à distribuição de refeições gratuitas à população, com alimentos vindos da pequena agricultura familiar de base agroecológica.
O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) é parceiro do projeto, fornecendo para as Cozinhas Solidárias alimentos frescos agroecológicos e contribuindo para o desenvolvimento da horta e ações de educação alimentar.
O reconhecimento e parceria com as Cozinhas Solidárias fortalece o desenvolvimento da Saúde Coletiva e do SUS, coletando informações e experiências que possam subsidiar o aprimoramento do Programa Cozinha Solidária, do governo federal.
Seções Relacionadas:
Agroecologia
Agroecologia
Nenhum comentário para: Projeto da ENSP apoia Cozinhas Solidárias na Penha e em Campo Grande, no Rio de Janeiro
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



