Busca do site
menu

10 anos do Dihs/ENSP: departamento encerra comemorações com lançamento de vídeo

ícone facebook
Publicado em:08/12/2025
O Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Dihs/ENSP/Fiocruz) completou uma década em 2025. Ao longo deste ano, o Dihs/ENSP celebrou seu aniversário de 10 anos com seminários, eventos e diversas edições do Centro de Estudos Giulliano de Oliveira Suassuna. Encerrando as comemorações, o departamento irá lançar, em 9 de dezembro, o vídeo “Os caminhos dos Direitos Humanos e Saúde na Fiocruz: uma história de amor construída a partir do Dihs”. O evento será realizado no auditório térreo da ENSP, às 10h.


A chefe do Dihs, Maria Helena Barros de Oliveira, contextualizou que o campo dos direitos humanos e da saúde começou a ser abordado na Escola em disciplinas dos cursos de pós-graduação em saúde pública a partir de 1997. Posteriormente, foi criado o Programa Direito e Saúde (DIS), que se transformou em um grupo de pesquisa e de trabalho (GDIHS). Por fim, em 2015, foi instituído o DIHS como departamento. A pesquisadora contou que, desde 2000, quando foi inaugurado o primeiro curso de especialização em direitos humanos e saúde, a temática foi se expandindo com outras formações e com forte atuação em programas de mestrado e doutorado.

“Construímos essa relação entre direitos humanos e saúde, algo que não existia na Fiocruz. Acho que o avanço do Dihs é trazer as grandes discussões que fazem parte do campo, como os debates conceituais e a construção dos saberes do ponto de vista teórico-epistemológico, a partir das lutas dos movimentos sociais e das populações vulnerabilizadas. Acredito que avançamos muito”, afirmou.

Seções Relacionadas:
Dihs/ENSP Eventos da ENSP

Nenhum comentário para: 10 anos do Dihs/ENSP: departamento encerra comemorações com lançamento de vídeo