Busca do site
menu

Seminário debate aprendizados e desafios do SUS diante das emergências sanitárias

ícone facebook
Publicado em:29/10/2025

Por Júlia Da Matta (Observatório do SUS)


O Observatório do SUS, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), promove no dia 3 de novembro de 2025, das 9h às 13h, o seminário online “Entre aprendizados e desafios: o SUS está preparado para novas emergências sanitárias?”, dedicado a refletir sobre como o Sistema Único de Saúde (SUS) pode fortalecer sua capacidade de resposta diante de emergências sanitárias. A atividade será transmitida ao vivo pelo Canal da ENSP no YouTube.



O evento reunirá pesquisadores, gestores e especialistas para um debate amplo sobre estratégias, aprendizados e perspectivas frente às crises sanitárias recentes e futuras. A proposta é analisar criticamente os legados de diferentes emergências que desafiaram o SUS nos últimos anos — desde pandemias até desastres ambientais e climáticos — e discutir caminhos para aprimorar a prevenção, preparação e resposta do sistema a novos cenários de crise.


O seminário também pretende dialogar com os desafios contemporâneos da saúde global, em um contexto marcado por mudanças climáticas e ambientais — tema que ganha ainda mais relevância diante da realização da COP 30, em 2025, na Amazônia. A programação se organiza em duas mesas de debate, coordenadas por pesquisadoras da ENSP/Fiocruz, com espaço para discussão ao final de cada uma.


A primeira mesa, intitulada “SUS em Alerta: Cenários, Desafios e Estratégias”, será moderada por Andréa Sobral (ENSP/Fiocruz) e abordará as dimensões estruturais e conjunturais do sistema de saúde diante das crises sanitárias, incluindo aspectos de vigilância, atenção à saúde e governança.


Participam da mesa:

  • Deisy Ventura, Professora Titular da Faculdade de Saúde Pública e vice-diretora do Instituto de Relações Internacionais (USP);
  • Eduardo Hage, pesquisador da Fiocruz/Brasília, médico da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e consultor ad hoc da Organização Mundial da Saúde;
  • Carlos Machado, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz);
  • Maria Almiron, chefe da Unidade de Informação em Emergências em Saúde e Avaliação de Risco do Departamento de Emergências da OPAS/OMS.

A segunda mesa, intitulada “Respostas que Inspiram: Iniciativas que Fortalecem o SUS”, será moderada por Adelyne Mendes (ENSP/Fiocruz) e destacará experiências e estratégias que contribuíram para fortalecer a resposta do SUS em emergências recentes, evidenciando práticas inovadoras e lições institucionais.


Participam da mesa:

  • Daniel Soranz, Secretário Municipal de Saúde do Rio de Janeiro 
  • Vanessa Magalhães, Coordenadora de Planejamento e Educação Permanente em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Manicoré (AM);
  • Fernando Ritter, Secretário Municipal de Saúde de Porto Alegre (RS).

Segundo Eduardo Melo, vice-diretor da Escola de Governo em Saúde e coordenador do Observatório do SUS (ENSP/Fiocruz), o seminário reforça o compromisso do Observatório com a produção de reflexões e o estímulo ao diálogo sobre temas centrais para o fortalecimento do SUS.


“A pandemia de Covid-19 e os eventos climáticos extremos vêm colocando o SUS à prova. Na pandemia, devido à postura negacionista do governo federal à época, houve um número bastante expressivo de mortes evitáveis. Por outro lado, a atuação dos outros níveis de governo, de instituições públicas como a Fiocruz, de profissionais de saúde e de atores sociais evidenciou a importância do SUS, que ganhou mais visibilidade. Muitos aprendizados foram gerados nesse processo, inclusive sobre a dependência tecnológica em um mundo globalizado e financeirizado.


Mas o risco de novas pandemias e desastres ligados à crise climática é real. E o SUS segue com desafios estruturais, ao mesmo tempo em que iniciativas nacionais de preparação do sistema para novas emergências têm se apresentado, além daquelas já existentes.


Sabemos que a prevenção, a preparação e a resposta dependem, de um lado, de uma base prévia e, de outro, da capacidade de se adaptar a novos cenários e de inovar para atuar de modo oportuno, integrado e efetivo. Entre políticas e experiências, este webinário buscará abordar a situação atual do SUS no enfrentamento às emergências sanitárias”, afirma Melo.


Além de discutir tendências e riscos associados às emergências sanitárias, o seminário pretende contribuir para o debate sobre a estruturação, preparação e coordenação nacional frente às crises, em um momento em que se intensificam as discussões sobre a criação de um centro nacional voltado à prevenção e resposta a emergências em saúde, à semelhança dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), reforçando a atualidade e relevância do tema.


Serviço

Seminário: Entre aprendizados e desafios: o SUS está preparado para novas emergências sanitárias?
Data: 3 de novembro de 2025
Horário: 9h às 13h
Formato: Online – Transmissão ao vivo pelo Canal da ENSP no YouTube
Informações: observatorio.sus@fiocruz.br


Seções Relacionadas:
Observatório do SUS

Nenhum comentário para: Seminário debate aprendizados e desafios do SUS diante das emergências sanitárias