Evento marca avaliação do primeiro Ciclo Formativo da Comunidade de Práticas de Cuidados em Saúde da ENSP/Fiocruz
A Vice-Direção de Atenção à Saúde e Laboratório de Saúde Pública da ENSP/Fiocruz realizará, no dia 13 de novembro, a avaliação final do 'I Ciclo Formativo da Comunidade de Práticas de Cuidados em Saúde: Enfrentando o Racismo, o Cissexismo, o Capacitismo e o Estigma em Saúde Mental'. A Comunidade de Práticas integra a estratégia de Educação Permanente em Saúde nos Serviços, promovida pela Vdal/ENSP. Seu principal objetivo é aprimorar a qualidade do cuidado, estimular a comunicação entre as equipes de saúde e fortalecer as redes de atenção nas unidades assistenciais da Escola. Consolidando-se como uma proposta inovadora, a iniciativa visa promover práticas mais acolhedoras, inclusivas e equitativas no âmbito do SUS.
A atividade é voltada para os profissionais da Vdal, coordenadores e membros do GT da Comunidade de Práticas, coordenações dos três centros assistenciais da ENSP (CRPHF, CSEGSF e Cesteh), além das trabalhadoras e dos trabalhadores que participaram do Ciclo Formativo. Durante o evento, será realizada uma avaliação do percurso formativo vivenciado pelos participantes, bem como a apresentação de propostas para a ampliação do cuidado, com foco nas necessidades específicas das populações negra, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e aquelas em sofrimento psíquico. A programação também inclui a apresentação das propostas elaboradas nos Fóruns, voltadas ao aprimoramento da Atenção à Saúde sob a perspectiva da equidade. Além disso, os participantes serão convidados a contribuir com sugestões para o próximo ciclo formativo, previsto para iniciar no próximo ano.
Sobre a Comunidade de Práticas de Cuidado Integral em Saúde
A Comunidade de Práticas de Cuidado Integral em Saúde é um espaço coletivo de construção e compartilhamento de saberes entre os trabalhadores e trabalhadoras dos centros de saúde da Fiocruz. Voltada para o fortalecimento da prática em saúde com base na equidade, a iniciativa promove o aprendizado contínuo, colaborativo e crítico, valorizando tanto os conhecimentos científicos quanto os saberes populares e as experiências cotidianas dos profissionais de saúde.
Além de fomentar o trabalho em equipe e o cuidado integral, a Comunidade se configura como um espaço de acolhimento, escuta e visibilidade, com a promoção de debates, rodas de conversa, enquetes e outras atividades voltadas à qualificação da atenção às populações historicamente vulnerabilizadas, em especial, aquelas impactadas pelo racismo, cissexismo, capacitismo e o estigma em saúde mental.
Leia mais: Comunidade de Práticas de Cuidados em Saúde é lançada na ENSP/Fiocruz.
Leia mais: Comunidade de Práticas de Cuidados em Saúde é lançada na ENSP/Fiocruz.
+ Confira a programação completa!
Nenhum comentário para: Evento marca avaliação do primeiro Ciclo Formativo da Comunidade de Práticas de Cuidados em Saúde da ENSP/Fiocruz
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



