Busca do site
menu

ENSP e Universidade Simon Fraser vão debater Autoridade Sanitária Indígena nesta quarta-feira (13)

ícone facebook
Publicado em:11/08/2025
Por Danielle Monteiro

Nesta quarta-feira (13), a ENSP vai promover mais um webinário em parceria com o Centro para Ação Colaborativa em Governança Indígena em Saúde (CCIHG), da Universidade Simon Fraser (SFU/Canadá). Com o tema ‘Autoridade Sanitária Indígena (Primeiras Nações): Segurança Cultural e Enfrentamento do Racismo’, a atividade será transmitida às 15h, pelo canal da VídeoSaúde no Youtube, e vai contar com tradução simultânea (português-inglês). O evento conta com apoio da Vice-Presidência de Atenção, Ambiente e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz) e da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI/MS). 


Estarão presentes, como palestrantes, a diretora do CCIHG da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Simon Fraser, Krista Stelkia, e o ex-diretor médico da Autoridade Sanitária Indígena da Colúmbia Britânica, Evan Adams, do povo Sliammon. A atividade será coordenada pela pesquisadora da ENSP Ana Lucia Pontes, que, desde agosto do ano passado, atua como professora visitante na Faculdade de Ciências da Saúde da SFU.

“O debate vai focar na experiência da Columbia Britânica, que é uma província no Canadá que, desde 2013, tem reorganizado a gestão dos serviços de saúde direcionados à população Indígena, criando essa Autoridade Sanitária. Será narrada a trajetória, os conceitos, os desafios e o processo histórico referente à criação desse modelo de governança Indígena que está sendo implementado na região e construído em outras províncias canadenses. Por outro lado, existem dois conceitos-chave adotados por essa Autoridade Sanitária: o de segurança cultural e o de antirracismo Indígena. Nesse sentido, será relatada a abordagem das pesquisas e a trajetória do racismo vivenciado pelos Indígenas na Columbia Britânica”, adianta Ana Lucia.

O webinário integra a série ‘Governança Indígena nas políticas públicas e na produção do conhecimento: perspectivas do Brasil e do Canadá’, direcionada a pesquisadores, gestores e profissionais de saúde Indígenas e não Indígenas de ambos os países. A iniciativa visa promover o debate em busca do fortalecimento das estratégias de governança Indígena nas políticas públicas e na produção de conhecimento.  

O primeiro dos seis webinários que vão integrar a série foi realizado em junho, com o tema ‘Governança Indígena no SASI-SUS e Atenção Primária a Saúde nos territórios Indígenas no Brasil’.

O conjunto de webinários ficará disponível no canal da ENSP no Youtube e nos sites da VídeoSaúde e do BC NEIHR. Todo o material será disponibilizado em acesso aberto no Repositório de Saúde Indígena da Fiocruz, cujo site está em reformulação e será relançado ainda esse ano. 




Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: ENSP e Universidade Simon Fraser vão debater Autoridade Sanitária Indígena nesta quarta-feira (13)