Busca do site
menu

André Perissé espera ampliar parcerias em saúde da família e do ambiente na Fiocruz Ceará

ícone facebook
Publicado em:12/06/2025
Por Bruna Abinara 

Fortalecer parcerias em saúde da família e do ambiente: esse será o foco de André Perissé em sua atuação como Professor-Pesquisador Visitante Sênior (PVS) na Fiocruz Ceará. O pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) iniciou, este ano, a participação na iniciativa da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), cujo objetivo é diminuir as desigualdades regionais e fortalecer a integração nacional do sistema de ensino, pesquisa e inovação da Fiocruz. 

Além de André, Enirtes Caetano e Andrea Sobral deram início aos trabalhos como PVS em 2025, com o objetivo de contribuir para a estruturação e o fortalecimento de programas de pós-graduação nos diversos escritórios e unidades regionais da Fiocruz. O ano também marca o término da atuação dos pesquisadores Andrey Cardoso e Reinaldo Souza dos Santos na Fiocruz Mato Grosso do Sul. 

Para André Perissé, ser selecionado para atuar na Fiocruz Ceará é uma oportunidade de ampliar uma parceria antiga com as áreas de saúde da família e do ambiente na unidade. “A ideia é ampliar essa parceria, apoiando a pós-graduação local com foco em métodos quantitativos, qualificando docentes e discentes. Além disso, pretendo apoiar o desenvolvimento de pesquisas e ampliar a internacionalização dos cursos locais”, explicou. 

As atividades como PVS começaram em maio e o objetivo principal do trabalho será fomentar uma maior integração entre as áreas de saúde e meio ambiente da ENSP e da Fiocruz Ceará. O professor comentou que aposta no sucesso dessa nova etapa de colaborações e atividades conjuntas. “As expectativas estão altas por conta do sucesso da parceria anterior. São grupos altamente qualificados dentro dos seus temas e com profissionais muito engajados”, ressaltou.  

O pesquisador reforçou que a iniciativa envolve diversos benefícios para todas as unidades participantes. Para ele, o principal ponto positivo é o aprendizado mútuo, “com muita troca de experiências, com a adição do conhecimento nos métodos quantitativos”. 

+ Confira a entrevista completa 

Quais são os planos de trabalho a serem desenvolvidos enquanto professor-pesquisador visitante na unidade?    

Tenho uma parceria antiga com as áreas de saúde da família e de saúde e ambiente da Fiocruz Ceará. A ideia é ampliar essa parceria, apoiando a pós-graduação local com foco em métodos quantitativos, qualificando docentes e discentes. Além disso, pretendo apoiar o desenvolvimento de pesquisas e ampliar a internacionalização dos cursos locais. Finalmente, pretendo fomentar uma maior integração entre as áreas de saúde e meio ambiente da ENSP e da Fiocruz Ceará.  

As expectativas estão altas por conta do sucesso da parceria anterior. São grupos altamente qualificados dentro dos seus temas e com profissionais engajados.  

Quais são os principais benefícios que a integração entre unidades pode gerar?  

Em termos de benefícios, acho que o principal é o aprendizado mútuo, com muita troca de experiências, com a adição do conhecimento nos métodos quantitativos. 

Seções Relacionadas:
Entrevistas

Nenhum comentário para: André Perissé espera ampliar parcerias em saúde da família e do ambiente na Fiocruz Ceará