Busca do site
menu

Com capítulo de pesquisador da ENSP, livro "Yanomami - Tragédia Sem Fim" está disponível para download

ícone facebook
Publicado em:14/11/2024
Por Barbara Souza

Está disponível para download gratuito o livro "Yanomami - Tragédia Sem Fim", que conta com um capítulo assinado pelo pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) Paulo Basta. O coordenador do grupo Ambiente, Diversidade e Saúde é autor do capítulo "Garimpo de ouro na Amazônia. A origem da crise sanitária que assola o povo Yanomami". A obra é organizada por Alcida Rita Ramos e Karenina Vieira Andrade e publicada pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA). A versão digital do livro pode ser baixada no portal da ABA Publicações

O foco do capítulo escrito por Paulo Basta é nas consequências do mercúrio tanto para o meio ambiente, quanto para a saúde das pessoas. “A presença do garimpo está na raiz da crise sanitária instalada hoje no território Yanomami”, resumiu o pesquisador. No livro, ele também aborda o garimpo sob uma ótica abrangente, portanto trata das consequências da presença de invasores, do uso indiscriminado de mercúrio nas terras indígenas, dos efeitos disso para o ecossistema local e outros aspectos: “o garimpo gera redução das fontes tradicionais de alimento e insegurança alimentar. É o motor propulsor dos casos de desnutrição, sobretudo em crianças e idosos. No capítulo, também abordo como a presença de garimpeiros gera de conflitos nos territórios e falo sobre as estratégias de cooptação de lideranças dentro da comunidade, as divisões que ocorrem, além da escalada da violência, do uso de drogas e de álcool e do tráfico de armas. Há ainda a questão da violência sexual contra mulheres. É um debate extenso”.

Paulo Basta conta ainda que buscou fazer uma análise histórica e, ao mesmo tempo, contemporânea do problema do garimpo na terra Yanomami. “Trouxe alguns elementos de documentos que foram publicados, há mais de 30 anos, já com denúncias das invasões do território e as consequências disso para a população indígena. Fiz um histórico desde a primeira corrida do ouro na Amazônia no final dos anos 1980 e início dos 1990, destacando as consequências desse primeiro movimento na terra Yanomani, a desintrusão e, de lá para cá, esse novo afluxo de garimpeiros dentro do território”, explicou Paulo Basta. 

O livro é resultado de três webinários realizados em 2023. Na apresentação do livro, a presidenta da ABA, Andrea Zhouri, e a vice-presindete, Sonia Magalhães, explicam o contexto de sua elaboração. “Diante das imagens dos Yanomami que estarreceram a sociedade no início de 2023, a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), em sintonia com a sua história de compromisso com a divulgação do conhecimento científico antropológico e com o dever ético de denunciar as situações que ferem os direitos e a existência dos povos com os quais desempenha seu ofício, reuniu especialistas das áreas de antropologia, saúde e direito, além de representantes indígenas para, numa série de três webinários divulgados pela TV ABA5, apresentar subsídios técnicos, antropológicos e jurídicos para a compreensão da situação e a proposição de ações voltadas para a resolução da crise humanitária com evidências de genocídio do povo Yanomami, Ye’kwana e dos grupos em isolamento voluntário”, escreveram. 

O livro "Yanomami - Tragédia Sem Fim" conta, ainda, com capítulos escritos por outros pesquisadores dedicados à temática, como Marciane Rocha, Maria Stella Castro Lobo, Clara Opoxina e Luciano Mariz Maia. A obra traz também depoimentos de Dario Kopenawa Yanomami, Júlio Ye’kwana e Ivo Macuxi.

Seções Relacionadas:
Saúde Indígena

Nenhum comentário para: Com capítulo de pesquisador da ENSP, livro "Yanomami - Tragédia Sem Fim" está disponível para download