Busca do site
menu

CD ENSP discute retomada de obras no Pavilhão Ernani Braga

ícone facebook
Publicado em:30/10/2024
Por Danielle Monteiro

Em reunião do Conselho Deliberativo (CD ENSP) na manhã desta terça-feira (29/10), foi apresentado o novo projeto de retomada da obra da fachada do Pavilhão Ernani Braga pela equipe técnica da Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic/Fiocruz). O objetivo foi expor a emergente necessidade e os benefícios da iniciativa, assim como avaliar o plano de execução do projeto, visando o planejamento para a manutenção das atividades da Escola.



Segundo o diretor da ENSP, Marco Menezes, o projeto, que teve licitação e requalificação concluídas no dia 30 de setembro, será implementado com base em todo um aprendizado adquirido na obra realizada em período da pandemia. A iniciativa será realizada em um contexto diferente, no qual a Escola estará em plena atividade, com intensa programação. A orientação, segundo ele, é não interromper nenhuma atividade institucional durante o período. 

Menezes anunciou que já foi realizado o mapeamento prévio das atividades da ENSP para definir quais delas poderão ser realizadas remotamente e quais poderão ser mantidas no modelo presencial. Além do trabalho remoto e o estabelecimento de uma “área pulmão”, comum e multiuso no próprio Pavilhão Ernani Braga, também está sendo considerada a locação temporária de escritórios, salas de aula ou auditórios externos. “A ideia é nos anteciparmos e já pensarmos em ações de contingenciamento e remanejamento para o primeiro semestre de 2025, considerando todo o impacto que a obra terá na rotina das atividades da Escola e de seus discentes, trabalhadoras e trabalhadores”, explicou. 



O diretor adiantou que, a fim de preparar a Escola para esse cenário futuro, será elaborado um plano de comunicação, que estabeleça uma identidade visual única das ações planejadas e dialogue diretamente com toda a comunidade da ENSP, antecipando situações e buscando soluções. Será criada, ainda, uma comissão formada por representantes de cada um dos departamentos da Escola, para o acompanhamento da obra. Também serão pensadas formas de comunicação em tempo real. 

O diretor executivo da Fiocruz, Juliano Lima, destacou que o projeto vai exigir comunicação, paciência e planejamento de todos. Ele garantiu que os impactos da obra serão minimizados o máximo possível e antecipados para que possam ser encontradas as soluções necessárias para o seu avanço. “Estabelecemos um arranjo de comunicação permanente com a Direção da ENSP. A empresa que venceu essa licitação, até o momento, nos traz muita segurança de que vai conseguir levar a obra adiante, e nós chegaremos a um resultado muito bom para a Escola”, afirmou.

Sobre o projeto de retomada da obra 

Durante a reunião, a equipe da Cogic/Fiocruz apresentou as fases e etapas do projeto, assim como o cronograma e os impactos da obra. A iniciativa envolverá a mudança das fachadas, telhados e, ainda, a requalificação urbana do entorno, além da reforma do espaço da biblioteca. A obra tem previsão de 20 meses, com início em janeiro do ano que vem.



PGD

Ainda durante a reunião do CD ENSP, foi aprovado o Comitê Gestor do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) na ENSP, que será formado por profissionais da Vice-Direção de Desenvolvimento Institucional e Gestão (VDDIG) e da Coordenação de Desenvolvimento Institucional (CDI); do Serviço de Gestão do Trabalho (SGT); do Serviço de Planejamento (Seplan); e de Apoio Administrativo. Foi aberta a possibilidade de indicação de outros nomes para compor a comissão. O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria se disponibilizou a participar. 

Os processos do PGD estão disponíveis no SEI/Fiocruz. A capacitação para implementação do PGD/Fiocruz pode ser encontrada no Campus Virtual. Já as informações e documentação do PGD/ENSP estão disponibilizadas no Informe ENSP







Seções Relacionadas:
Direção Comunica

Nenhum comentário para: CD ENSP discute retomada de obras no Pavilhão Ernani Braga