Busca do site
menu

Dia Mundial da Segurança do Paciente: Centros assistenciais da ENSP promovem ações comemorativas

ícone facebook
Publicado em:20/09/2024

Nesta terça-feira, 17 de setembro, foi comemorado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Como parte das comemorações pela data, os três centros assistenciais da ENSP realizaram atividades de sensibilização com os profissionais e pacientes ao longo de toda a semana. As ações no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF), no Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), e no Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF), envolveram o reforço às Seis Metas Internacionais para a Segurança do Paciente e à importância da participação do usuário no cuidado em saúde. 

As Metas Internacionais de Segurança do Paciente são um conjunto de diretrizes e objetivos estabelecidos pela OMS para melhorar a qualidade e segurança do cuidado médico em todo o mundo. 


O tema estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2024 foi ‘Melhorar o diagnóstico para a Segurança do Paciente’, chamando atenção para o fato de que acertar no diagnóstico é essencial para a segurança nos serviços, uma meta a ser buscada por todos os profissionais de saúde. 

Na ENSP, o Núcleo de Segurança do Paciente atua no aprimoramento de práticas para redução de erros e na melhora da qualidade do cuidado ofertado nas unidades assistenciais da Escola. O NSP é formado por uma equipe multidisciplinar com representação igualitária dos três centros assistenciais e coordenação da Vice Direção de Atenção à Saúde e Laboratórios de Saúde Pública (Vdal/ENSP). 

Para Gisele Oliveira, coordenadora do Núcleo, a comemoração do Dia Mundial nos centros assistenciais é uma oportunidade de disseminar conhecimento sobre a temática e contribuir para o engajamento dos profissionais e pacientes. 

“Muitos são os desafios para a consolidação das práticas seguras nas diferentes unidades assistenciais, considerando seu escopo e complexidade de atuação. No entanto, a melhoria da qualidade do cuidado e segurança do paciente é um compromisso perseguido continuamente pela Escola. As ações propostas só alcançam o usuário devido a atuação das Comissões Internas de Segurança do Paciente das Unidades, equipes dedicadas que trabalham diariamente em prol da cultura de segurança do paciente”, destacou ela.

Atividades em celebração ao Dia Mundial da Segurança do Paciente no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (primeira foto); no Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (foto ao centro), e no Centro de Referência Professor Hélio Fraga (última foto). 

Proqualis: Programa da ENSP atua como Centro Colaborador da OMS para Segurança do Paciente

Na ENSP está também o Proqualis. O Programa tem o objetivo central de ser uma fonte permanente de consulta e atualização para os profissionais de saúde e gestores por meio da divulgação de conteúdos técnico-científicos selecionados a partir da relevância, qualidade e atualidade. Criado em 2009 como Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente, é voltado para a produção e disseminação de informações e tecnologias em qualidade e segurança do paciente.

Em recente entrevista ao 'Informe ENSP', o coordenador do Proqualis, e pesquisador da ENSP, Victor Grabois, falou sobre trajetória do Programa Institucional. 

+ Confira mais fotos das atividades em celebração ao Dia Mundial da Segurança do Paciente nos centros assistenciais da ENSP!

Atividades no Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh):

Atividades no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF):


Atividades no Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF):




Seções Relacionadas:
Assistência Efemérides

Nenhum comentário para: Dia Mundial da Segurança do Paciente: Centros assistenciais da ENSP promovem ações comemorativas