Busca do site
menu

Proqualis 15 anos: coordenador fala sobre a trajetória do Programa Institucional

ícone facebook
Publicado em:06/06/2024
Proqualis está celebrando 15 anos de trajetória. Para comemorar, realizará no dia 12 de junho, um grande evento com a participação de autoridades e especialistas da área. Criado em 2009 como Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente, por iniciativa do Instituto de Comunicação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), a partir de um financiamento da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, o Proqualis tem como objetivo central ser uma fonte permanente de consulta e atualização para os profissionais de saúde e gestores por meio da divulgação de conteúdos técnico-científicos selecionados a partir da relevância, qualidade e atualidade. Ao longo dos seus 15 anos de existência, o Proqualis vem identificando, selecionando e disseminando conteúdos de fontes diversas, além de produzir materiais próprios, como aulas, entrevistas, vídeos, resenhas, notícias, entre outros materiais.


Em entrevista ao 'Informe ENSP', o coordenador do Programa, o pesquisador do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP, Victor Grabois, fala sobre o contexto de criação do Proqualis, as atividades desenvolvidas, a contribuição para a portaria que lançou o Programa Nacional de Segurança do Paciente, a atuação do Programa durante a pandemia de Covid-19, a chegada na ENSP, além das perspectivas futuras.

Confira, abaixo, a entrevista na íntegra!

Informe ENSP: Qual o contexto da criação do Proqualis em 2009? Buscava atender a alguma demanda específica naquele momento?

Victor Grabois: A necessidade de formalização da área de qualidade e da segurança do paciente no âmbito da academia e de ampliação da capacidade de difundir evidências científicas que pudessem contribuir para a melhoria da qualidade do cuidado foi um componente importante do contexto da criação do Proqualis no Brasil. No âmbito internacional, a criação da Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, vinculada à Organização Mundial de Saúde, foi um elemento impulsionador para a iniciativa do Proqualis. Também fazem parte desse contexto o lançamento, pela Organização Mundial de Saúde, de dois grandes desafios pela Segurança do Paciente – Higienização das Mãos e Cirurgias Seguras Salvam Vidas –, que, no Brasil, foram liderados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 

A produção de pesquisa científica no campo da Segurança do Paciente, por parte de pesquisadores da ENSP, como Monica Martins, Walter Mendes e Suely Rosenfeld, que, junto com Claudia Travassos, compunham um grupo de pesquisa, também contribuiu para que a ideia de um Portal centrado na difusão de evidências científicas e experiências exitosas se tornasse uma realidade. A demanda específica mais importante foi a necessidade de acesso por parte de profissionais de saúde, gestores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação à produção científica de qualidade e atualizada focada em temas transversais da segurança do paciente e na redução dos riscos nas práticas de saúde. 

Essa informação de qualidade e atualizada precisava estar organizada em uma arquitetura que permitisse uma usabilidade adequada, facilitando a busca por artigos científicos, aulas, resenhas, vídeos voltados aos temas de qualidade e segurança, assim como aqueles conteúdos relacionados às práticas seguras. Uma característica fundamental do funcionamento do Proqualis é o acesso livre aos materiais publicados, permitindo a todo e qualquer interessado se apropriar desses conteúdos, sem nenhum obstáculo ou barreira. 

Informe ENSP: Ao longo desses 15 anos, o Proqualis vem produzindo material informativo, promovido cursos e realizado webinários frequentemente. Que atividades você destacaria? 

Victor Grabois: Ao longo desses quinze anos, um elemento fundamental foi a difusão de artigos científicos sobre o tema da Segurança do Paciente, a partir de um trabalho de curadoria para identificação e seleção de materiais, que era o ponto inicial de um processo editorial de tradução especializada (dos resumos dos artigos), de revisão gramatical das traduções e de preparação para publicação, de acordo com o tema dos artigos científicos. Também fazem parte da produção de material informativo a seleção de vídeos, a produção de aulas e de resenhas de livros, a publicação de protocolos e diretrizes, entre outros materiais. Quando do surgimento do Programa Nacional de Segurança do Paciente, o Proqualis participou ativamente da elaboração dos Protocolos de Segurança do Paciente vinculados ao Ministério da Saúde. Também neste momento foram produzidos três vídeos sobre práticas seguras: Cirurgia Segura, Higienização das Mãos e Prevenção de Lesões por Pressão.

A realização de cursos teve início em 2012, com a participação do Proqualis na edição brasileira de um Curso da OMS sobre Princípios da Investigação Científica sobre Segurança do Paciente. O Proqualis teve participação relevante nos Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento promovidos pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, sob a liderança do Prof. Walter Mendes, no período de 2014 a 2021. Mais recentemente, o Proqualis diversificou seu portfólio de cursos, com produção de material autoinstrucional, cursos online síncronos e agora, em 2024, com um curso presencial de atualização em Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente.

O Proqualis começou a realizar webinares em janeiro de 2016 e não parou mais. Os webinares permitiram ao Proqualis abordar dezenas de temas relevantes ao longo desse período, com a participação de especialistas brasileiros e internacionais. Os webinares se tornaram uma marca do Proqualis e, em seu conjunto, já foram assistidos por centenas de milhares de pessoas. Os webinares ficam depositados no Portal e também em nosso canal do YouTube e as aulas dos webinares são publicadas no Portal. 

Informe ENSP: A contribuição na elaboração da Portaria 529, de 2013, que lançou o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) deve causar muito orgulho até hoje. Quais os desdobramentos desse trabalho até os dias de hoje?

Victor Grabois: O Proqualis teve de fato um papel bastante importante no lançamento e na implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Houve uma participação bastante significativa na elaboração dos protocolos básicos de segurança do paciente e de vídeos relativos a alguns desses protocolos. Esse papel se desdobrou na criação de páginas no portal relacionadas aos temas dos Protocolos (Higienização das Mãos, Prevenção de Lesão por Pressão, Prevenção de Quedas, Cirurgia Segura, Uso Seguro de Medicamentos e Identificação Correta do Paciente) e páginas sobre temas transversais, como Cultura de Segurança do Paciente, Eventos Adversos, Comunicação e Trabalho em Equipe, Fatores Humanos, entre outros. Durante o período de funcionamento do Comitê de Implementação do PNSP (2014-2018), o Proqualis esteve presente na representação da Fiocruz, juntamente com Walter Mendes, e, assim, pudemos colaborar nos eventos, cursos e pesquisas realizados no âmbito do PNSP. Como já abordamos, por meio da realização dos webinares, conseguiu-se dar grande visibilidade a um número importante de temas essenciais à Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente. 

Informe ENSP: Como foi a atuação do Proqualis durante a pandemia de Covid-19?

Victor Grabois: O Proqualis somou-se à toda a mobilização da Fiocruz para a redução da mortalidade e morbidade pela COVID-19, que foi muito diversificada, seja na produção de vacinas ou na produção de informação baseada em evidências científicas e voltada aos profissionais, gestores e à toda a sociedade. Havia um enorme desafio de fazer chegar às centenas de milhões de brasileiros informação adequada e de enfrentar o negacionismo que causou muitas vítimas. O Proqualis participou da iniciativa do Observatório Covid-19 da Fiocruz e, com isso, produzimos notas técnicas, realizamos muitos webinares relacionados à interface entre Segurança do Paciente e Covid-19, oferecemos cursos para profissionais da Fiocruz, e também tivemos iniciativas na produção de pesquisa científica e na participação em livros organizados no âmbito da Fiocruz. 

Informe ENSP: Pode comentar a mudança de unidade do Proqualis, que foi criado no Icict/Fiocruz e, agora, está na ENSP?

Victor Grabois: O Proqualis teve uma linda trajetória no Icict/Fiocruz, com intensa produção de materiais, e que só foi possível pelo apoio das diferentes direções da unidade e dos colegas das seções do Icict, em particular para o funcionamento 24h por dia, 7 dias por semana, de nosso portal. Ao longo do período, dezenas de páginas foram criadas com o suporte dos colegas do Icict. Em 2022, recebemos um convite da Direção da ENSP para que nos transferíssemos para a Escola. Aceitamos esse convite com o coração cheio de alegria, por identificarmos que a inserção na ENSP permitiria um diálogo interdisciplinar com os diferentes departamentos da Escola e internamente no DAPS. Cada vez mais, o debate da Qualidade e da Segurança do Paciente envolve a discussão das políticas públicas voltadas a APS, Cuidados Paliativos, Cuidado de Populações Vulnerablizadas, Equidade, Saúde Mental, entre outras, e não há um ambiente mais rico e mais cheio de oportunidades que a ENSP. 

Um outro ponto muito importante foi a acolhida da Direção da Escola, e em particular do Diretor Marco Menezes. Nossa transferência se concretizou em 2023 e fomos muito bem recebidos desde o primeiro momento; o Proqualis foi definido como um Programa Institucional de Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente. Na viabilização e preparação do evento técnico-científico comemorativo dos 15 anos do Proqualis, recebemos apoio total da Direção da ENSP. Esse evento acontecerá no dia 12 de junho, das 8h30 às 16h30, no Auditório do Térreo da ENSP. 

Informe ENSP: Olhando para o futuro, como vislumbra os próximos 15 anos do Proqualis?

Victor Grabois: Essa pergunta nos remete a uma importante reflexão. Em primeiro lugar, a Segurança do Paciente, apesar de vários avanços nas últimas décadas em relação ao conhecimento científico e às tecnologias para redução de danos evitáveis, é claramente um alvo em movimento. O surgimento de novas patologias, como foi a Covid-19, a introdução de novas tecnologias de cuidado (equipamentos, medicamentos, novos procedimentos), a utilização da Inteligência Artificial e o crescimento da importância de problemas como o erro diagnóstico deixam claro que o contexto dos próximos 15 anos será bastante diferente do que foi até agora. Também faz parte desse novo contexto a visão de que o enfoque da Segurança do Paciente precisa cada vez mais estar no Sistema de Saúde como um todo, e valorizando outros pontos de atenção, além do cuidado hospitalar. Isso coloca para o Proqualis um desafio de tornar-se de fato um Centro Colaborador que engaje atividades de difusão científica, ensino, pesquisa e cooperação técnica, em diálogo com as diversas áreas de cuidado, com estados e municípios, com o SUS como um todo e com a Medicina Suplementar.

Um outro ponto essencial é a compreensão de que devemos trabalhar com todas as dimensões da Qualidade (Segurança do Paciente, Cuidado Centrado no Paciente, Efetividade, Eficiência, Equidade e Acesso). Devemos trabalhar de forma a integrar essas dimensões, considerando que atingir os objetivos de cada dimensão depende da capacidade dos sistemas e serviços de saúde em estabelecer esse diálogo e colocar em prática estratégias realmente multifacetadas. A Covid-19 tornou, de fato, essa visão de integração das dimensões da Qualidade algo incontornável. 

Um outro desafio para os próximos 15 anos do Proqualis é falarmos não apenas para profissionais de saúde, gestores, pesquisadores e docentes/discentes, mas fazer uma importante virada para produzirmos materiais e realizarmos atividades voltadas aos pacientes, familiares e cuidadores. A OMS tem enfatizado de forma significativa a necessidade desse engajamento para que, de fato, se alcance um cuidado seguro para todos, em todos os momentos e em todos os pontos de atenção. 


*Crédito foto de capa: Portal medicina e saúde.

Seções Relacionadas:
Entrevistas

Nenhum comentário para: Proqualis 15 anos: coordenador fala sobre a trajetória do Programa Institucional