Exposição 'Doença de Chagas: da pré-história à atualidade' desembarca na Espanha e em Lisboa
A exposição 'Doença de Chagas: da pré-história à atualidade' ganhará duas novas itinerâncias em 2024: Espanha e Portugal. A mostra leva conhecimentos gerais sobre a evolução da tripanossomíase americana, conhecida como Doença de Chagas, e será exibida de 26 a 28 de setembro, durante o XVII Congresso Nacional e Internacional da Asociación Española de Paleopatología, em Segóvia. Depois, de 11 de outubro a 29 de novembro, ficará em cartaz no Instituto de Higiene e Medicina Tropical, na Universidade Nova de Lisboa. Os próximos ciclos de conferências que acompanham a exposição acontecem em 24 de outubro e 21 de novembro. Confira a programação!
Os novos visitantes terão a oportunidade de conhecer achados pré-históricos da doença na América, além de aprender sobre aspectos geográficos e clínicos. Idealizada na Bolívia, a exposição é composta por banners em lona, de fácil montagem e transporte, pensados para facilitar a itinerância.
Curadora da exposição no Brasil, Sheila Mendonça, pesquisadora do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), destaca que levar a exposição para outros países é fundamental para promover a educação científica e incentivar a troca entre pesquisadores da área de paleopatologia na América.
“Compartilhar a questão de Saúde Pública que é a Doença de Chagas, por meio de uma divulgação qualificada e atrativa como nesta exposição, é parte de nossos esforços para cumprir a missão da Fiocruz e também melhorar as condições de combate a esta doença, através da disseminação da informação científica qualificada”, afirma.
A mostra, que já rodou o Brasil e esteve na Fiocruz em 2022, foi cedida para tradução ao português e acrescida de algumas informações que recordam a trajetória recente das pesquisas em Chagas no Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). A ENSP e o IOC possuem uma colaboração científica permanente sobre a doença, pesquisando a presença dela em comunidades pré-coloniais.
A exposição foi inaugurada pela relevância do tema para o Brasil e para a América do Sul, pois graças a visão de Carlos Chagas teve início o estudo de um tema que ainda hoje motiva equipes em diferentes unidades da Fiocruz, como a ENSP e o IOC.
+ Conheça mais sobre a exposição no vídeo:
Seções Relacionadas:
ENSP Internacional
ENSP Internacional
Nenhum comentário para: Exposição 'Doença de Chagas: da pré-história à atualidade' desembarca na Espanha e em Lisboa
Comente essa matéria: