Busca do site
menu

Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social celebra 15 anos com oficina de atualização

ícone facebook
Publicado em:14/12/2023
Por Barbara Souza

Com treze turmas formadas em quinze anos de atividades, o Curso de Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social da ENSP/Fiocruz realizou, nos dias 12 e 13 de dezembro, sua primeira Oficina de Atualização Pedagógica e Gestão. As coordenadoras Maria de Fátima Lobato Tavares e Rosa Maria da Rocha comemoraram o sucesso da iniciativa e contaram um pouco da história do curso e de seu programa de formação. Foram dois dias de diálogos intensos e férteis para fortalecer as possibilidades e limites do CEPSDS em âmbito institucional e na sua relação com a formação orientada à promoção da saúde. A ideia da atividade foi manter o curso atualizado e alinhado aos desafios que se impõem na atualidade. Os dois dias de oficina foram transmitidos ao vivo pelo canal da ENSP no Youtube. Os vídeos já estão disponíveis na íntegra. 



Na abertura, os convidados destacaram a importância desta formação, já considerada tradicional da Escola Nacional de Saúde Pública. A vice-diretora de Ensino da ENSP, Enirtes Caetano, lembrou que foi uma escolha da atual gestão inserir o Lato Sensu e a Qualificação Profissional nos objetivos estratégicos. “O Lato Sensu tem um elemento estruturante. Grande parte dos sanitaristas brasileiros passaram por esta casa pelos nossos cursos deste tipo de formação, que agrega um volume muito grande de profissionais de diversas áreas. É muito importante e a gente tem isso num lugar de muito afeto”, disse. A vice-diretora afirmou ainda que “talvez a principal qualidade que esse curso tem seja a capacidade de provocar o pensamento do grupo”. Segundo Enirtes, no CEPSDS “nada é feito de forma fácil, mas sim de maneira muito consistente que obriga os participantes a saírem dos seus lugares, o que é muito difícil”. 


A pesquisadora Roberta Gondim, coordenadora do Lato Sensu do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (DAP/ENSP), disse ser uma “satisfação enorme fazer parte do corpo docente desse curso desde o começo” e destacou as mudanças temáticas da sua participação para exemplificar o quanto o curso é antenado com as pressões sociais, com a conjuntura, em diálogo com o contexto brasileiro e latino-americano em diversas perspectivas. “Eu falava muito das relações federativas e como davam no âmbito da promoção e os desafios que estão colocados na agenda governamental. Já ao longo da última década, transformamos a nossa participação e hoje problematizamos a questão dos processos de vulnerabilização de pessoas e populações no âmbito da política de saúde e das políticas sociais na perspectiva das relações étnico-raciais”.

“O Curso de Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social tem uma importância seminal para a Escola e traz a herança do que foi o ENSP Em Movimento, além das conquistas alcançadas ao longo dos seus quinze anos. Eu tenho uma relação bastante afetiva com esse curso”, disse Gideon Borges. A formação se originou no Projeto ENSP Em Movimento, que tinha como objetivo o aperfeiçoamento constante da capacidade institucional de propor e a implementação de processos inovadores de ensino para consolidação de programas de formação metodologicamente adequados à diversidade das demandas e necessidades do SUS. Em 2007, foi ofertada a primeira turma do CEPSDS, a fim de contribuir para formação de profissionais nas áreas de competência do Cuidado à Saúde, Desenvolvimento Social, Gestão Participativa e Educação. Gideon Borges ressaltou que o curso tem como característica “expor o aluno a situações que os convocam para a atividade do pensamento, fazendo com que os sujeitos saiam bem formados e com novas perspectivas para fazer o próprio trabalho”. 

Para a coordenadora adjunta dos Cursos Lato Sensu da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), Isabella Delgado, “esses momentos de parada, de avaliação, de olhar retrospecivamente para o que se construiu e pensar numa perspectiva de futuro, fazendo avaliação do contexto atual, de mudanças do ponto de vista pedagógico e educacional, especialmente depois da pandemia, têm gerado muita aprendizagem”. Ainda de acordo com ela, a ENSP tem sido “uma enorme parceira nos coletivos da Fiocruz na construção coletiva que garante a unidade institucional”. 

A intersetorialidade é uma das marcas da Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social. Isto foi salientado pela coordenadora de Promoção da Saúde da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), Adriana Castro, que também prestigiou a abertura da oficina. “Há compromisso com uma formação com sentido, com uma formação territorializada e plural, na qual o médico, o psicólogo, o educador físico e o agente comunitário estão na mesma turma trabalhando em conjunto e produzindo sentido conjunto. É uma marca que forma novos quadros diferenciados que vão trabalhar não apenas com saúde, mas também com educação, cultura e serviço social, por exemplo”, explicou. 



O princípio pedagógico estruturante no CEPSDS é a relação entre processo de trabalho e formação. "O curso se desenvolve em estreito vínculo com as necessidades da vida concreta, considerando o modo de produção e as relações sociais desenvolvidas nos diferentes contextos". Além das aulas sínteses e da dinâmica de ação-reflexão-pesquisa-ação em torno de situações-problema e relatos de prática que são sistematizados em portfólios individuais e coletivos, cada discente elabora, ao longo do curso, e defende como requisito de conclusão o Trabalho de Conclusão do Curso, traduzindo seus aprendizados em um plano de ação fundamentado para atuação sobre uma situação problema de um território autonomamente escolhido e estudado.

Assista às transmissões da oficina:



Nenhum comentário para: Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social celebra 15 anos com oficina de atualização