Busca do site
menu

Formação orientada à Promoção da Saúde em destaque no 9º CSHS

ícone facebook
Publicado em:06/11/2023

As atividades do 9º Congresso Brasileiro de Ciências Humanas e Sociais em Saúde seguem a todo vapor. Nesta quinta-feira (2/11), a pesquisadora da ENSP, Maria de Fátima Lobato Tavares, participou da comunicação oral 'Formação crítica, sensível: o olhar para a Saúde Mental e a Promoção da Saúde', na qual apresentou o Curso de Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social, ofertado pela Escola. Em sua 13ª edição, o curso formou 400 profissionais de diferentes campos disciplinares e setores de atuação.

Segundo Maria de Fátima, que é coordenadora do curso, a formação se originou no Projeto ENSP em Movimento, que tinha por objetivo o aperfeiçoamento constante da capacidade institucional de propor e implementar processos inovadores de ensino para consolidação de programas de formação metodologicamente adequados à diversidade das demandas e necessidades do SUS. Em 2007, foi ofertada a primeira turma do CEPSDS, com objetivo de contribuir para formação de profissionais nas áreas de competência do Cuidado à Saúde, Desenvolvimento Social, Gestão Participativa e Educação.

"Desta forma, o curso possibilita a construção da integralidade do cuidado; a identificação de necessidades e potencialidades para melhoria das condições de vida e saúde; a promoção da participação social e do empoderamento; a identificação de problemas no processo de trabalho; além do aprendizado de forma permanente, e da produção, socialização e articulação dos saberes", explicou ela.

Ainda de acordo com a coordenadora, o princípio pedagógico estruturante no CEPSDS é a relação entre processo de trabalho e formação. "O curso se desenvolve em estreito vínculo com as necessidades da vida concreta, considerando o modo de produção e as relações sociais desenvolvidas nos diferentes contextos". Além das aulas sínteses e da dinâmica de ação-reflexão-pesquisa-ação em torno de situações-problema e relatos de prática que são sistematizados em portfólios individuais e coletivos, cada discente elabora, ao longo do curso, e defende como requisito de conclusão o Trabalho de Conclusão do Curso, traduzindo seus aprendizados em um plano de ação fundamentado para atuação sobre uma situação problema de um território autonomamente escolhido e estudado.

Por fim, Maria de Fátima abordou a experiência recente do ensino remoto, que mostrou ser possível manter as características e assegurar o potencial das metodologias ativas adotadas na modalidade presencial. O Curso de Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social possui carga horária total de 540 horas, e é ofertado anualmente pela ENSP. A coordenação da formação é das pesquisadoras da ENSP, Maria de Fátima Lobato Tavares, Rosa Maria da Rocha e Cláudia Márcia Santos Barros. 

+ Confira a cobertura completa da ENSP no 9º Congresso Brasileiro de Ciências Humanas e Sociais em Saúde. 


Seções Relacionadas:
Abrasco 2023

Nenhum comentário para: Formação orientada à Promoção da Saúde em destaque no 9º CSHS