Busca do site
menu

Roda de Conversa no aniversário da ENSP convida para o 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia

ícone facebook
Publicado em:29/09/2023

Comemorando seus 69 anos, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), promoveu mais uma edição especial da Feira Agroecológica Josué de Castro. A atividade trouxe para o debate um tema central para a Fiocruz: a agroecologia e a realização do 12 º Congresso Brasileiro de Agroecologia, que vai acontecer de 20 a 23 de novembro, no Rio de Janeiro, e tem como lema 'Agroecologia na Boca do Povo'. Para discutir e mobilizar os trabalhadores, estudantes e colaboradores da ENSP e da Fiocruz, foi realizada uma Roda de Conversa com a participação da Comissão de Organização do CBA na Fiocruz.

Estiveram presentes na Roda de Conversa, as representantes da Agenda Estratégica da instituição para a Agroecologia - ligada a Vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz - Helena Lopes e Danubia Silvia, integrantes da equipe de Projetos em Saúde e Ambiente da VPAAS, além da diretora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Anamaria Corbo, que falou sobre o papel da Fiocruz, em especial da Escola Joaquim Venâncio, na promoção da agroecologia. A EPSJV é parceira da ENSP na realização da Feira Agroecológica Josué de Castro, desde 2014, além de, assim como a ENSP, possuir inúmeras experiências de agroecologia envolvidas em seus projetos. 

Começando a atividade, o público foi recebido com um lindo e delicioso café da manhã preparado especialmente pelos produtores da Feira Agroecológica. Uma mesa com alimentos orgânicos foi oferecida a todos os presentes. Em seguida, o publico dançou e cantou numa mística de abertura. Além disso, pela segunda vez durante o aniversário da Escola, o Serviço de Gestão da Sustentabilidade (SGS) promoveu uma ação ambiental sobre o descarte de resíduos, que busca despertar a consciência individual sobre a responsabilidade da geração de resíduos desde a aquisição até o descarte final.

Na ocasião, a chefe do SGS, Flávia Guimarães, ressaltou a importância da ação ambiental e destacou que a agroecologia não fala somente sobre alimentação, manejo e produção de alimentos, mas traz também a reflexão sobre a proteção ambiental, o consumo próprio e consumo em excesso, além da responsabilidade individual na geração de resíduos. Flávia falou ainda sobre a criação da Feira Agroecológica Josué de Castro, que em 2024 completará 10 de atuação da ENSP. 

Na edição da última quinta-feira (28/9), a 'Feira Agroecológica Josué de Castro' foi realizada como parte das comemorações pelos 69 anos da ENSP. 

A pesquisadora da Vice-Direção de Escola de Governo em Saúde (VDEGS), Carolina Niemeyer, conduziu a Roda de Conversa, destacando a importância da Fiocruz, como uma instituição de saúde, pensar na abrangência que a agroecologia tem para a sociedade. Em seguida, as representantes da Vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAS), Helena Lopes e Danubia Silvia, falaram sobre o 12º CBA, sua organização e composição, e como participar. 

+ Acesse o site do 12º CBA e saiba mais sobre o evento!

O Congresso, que pretende disseminar o tema 'Agroecologia na boca do povo', vai reunir mais de 5 mil trabalhos que unem experiências de saúde e agroecologia. Para Helena Lopes, "a realização da Roda fortalece a rede profunda e profícua entre saúde e agroecologia, pensando a partir de uma ciência engajada com a sociedade, fazendo com que mais pessoas se tornem parte da agroecologia e da defesa do Sistema Único de Saúde (SUS)". Ela ressaltou ainda, o papel da ENSP no mapeamento das experiência de agroecologia na Fiocruz, como uma unidade de destaque com inúmeras experiências, sendo uma delas a Feira Agroecológica Josué de Castro. 

Encerrando o debate, a diretora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), Anamaria Corbo, destacou o papel da Fiocruz na promoção da agroecologia, além de falar sobre as experiências da Escola Politécnica nesta área. Corbo pontuou em sua fala o retorno no Brasil ao mapa da fome, fruto dos últimos seis anos de governo, destacando que não é um problema apenas do Brasil, pois atualmente 50% da população mundial passa fome. Segundo ela, 70% dos produtores rurais passam fome, algo inadmissível, principalmente no contexto brasileiro. "No Brasil, de acordo com os dados do ultimo relatório produzido, metade da população passa por alguma situação de insegurança alimentar. A fome é um problema de saúde pública e a Fiocruz tem o dever e a obrigação de propor e discutir alternativas para enfrentar esse problema", concluiu ela.

Ao final, a Roda de Conversa o debate foi aberto para participantes, que destacaram como a agroecologia deve entendida como uma ciência transformadora, crítica e cidadã. 

+ Assista, nas redes sociais da ENSP, o vídeo com um pouco do que rolou na última Feira Agroecológica Josué de Castro. 

Seções Relacionadas:
69 anos ENSP Agroecologia

Nenhum comentário para: Roda de Conversa no aniversário da ENSP convida para o 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia