Busca do site
menu

ENSP 69 anos: mesa abordará direitos humanos, diversidade sexual e de gênero em diálogo com a saúde

ícone facebook
Publicado em:25/09/2023

Dando continuidade as comemorações pelos seus 69 anos, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) promoverá na próxima terça-feira, 26 de setembro, a mesa ‘Direitos Humanos, Diversidade Sexual e de Gênero em diálogo com a Saúde’. A atividade contará com a participação da pesquisadora do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da ENSP, Jaqueline Gomes de Jesus, e do juiz e presidente do Fórum Permanente de Direito da Antidiscriminação da Diversidade Sexual da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, Eric Scapin. O debate será coordenado pela pesquisador do Dihs, Maria Helena Barros, e acontecerá no auditório térreo da Escola, partir das 9h30. Os interessados também podem participar, ao vivo, pelo canal da ENSP no Youtube. Haverá Tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Participe!

Para Maria Helena Barros, estar celebrando os 69 anos da ENSP discutindo temas centrais para a política que a Escola implementa atualmente, é fundamental. "A mesa ‘Direitos Humanos, Diversidade Sexual e de Gênero em diálogo com a Saúde’ debaterá temas que parecem invisíveis para a sociedade. Temas considerados emergentes, mas que não são, pois já existem há muito tempo, mas sofrem com a questão da invisibilidade. Falaremos sobre o racismo, as relações étnico-raciais, sobre a invisibilidade dos povos tradicionais e indígenas, das pessoas com deficiência, da população LGBTQIA+, ou seja, de populações ou grupos que a sociedade trata de forma conservadora, criando homofobias e misoginias. Também abordaremos a questão da produção do conhecimento construído por esses grupos mais vulneráveis, como as mulheres LGBT, por exemplo, que antes eram apenas objeto de estudo da área da saúde e hoje estudam, fazem ciência e produzem conhecimento. De uma maneira geral, abordaremos todas as violências que os direitos humanos buscam combater sobre as populações mais vulneráveis", destacou ela. 

Outro ponto que será tema do debate proposto pela mesa é a parceria de anos entre o Dihs/ENSP e a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), que se expressa através da atuação da Justiça Itinerante na Fiocruz, e de diversas outras ações. "A mesa, além de discutir os temas fundamentais citados acima, também abordará essa longa parceria, que se desenvolve por meio da compreensão de que os direitos humanos são objetos de luta constante na sociedade. Como exemplo, a discussão recente na Câmara dos Deputados sobre as uniões homoafetivas. Desta forma, a luta pelos direitos humanos é uma luta pela dignidade da pessoa humana, luta essa que é constante, e que precisamos estar atentos tanto pela questão da militância, quanto pela questão da produção do conhecimento. Nossos convidados para o debate - a professora Jaqueline Gomes e o juiz Eric Scapin, vão trazer uma discussão de forma ampliada e muito interessante sobre esses temas tão fundamentais. Venham participar!", convidou Maria Helena Barros.  

+ Acesse o canal da ENSP no Youtube, confira a playlist Aniversário ENSP 2023 e fique por dentro de todos os debates que aconteceram em setembro, mês de celebração aos 69 anos da Escola. 






Nenhum comentário para: ENSP 69 anos: mesa abordará direitos humanos, diversidade sexual e de gênero em diálogo com a saúde