Busca do site
menu

‘Unidade na diversidade’: ENSP lança novo Portfólio de Pesquisa

ícone facebook
Publicado em:30/06/2023
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) lançou um Portfólio de Pesquisa referente aos dezesseis projetos selecionados por meio de Edital publicado em novembro de 2021, no âmbito do ‘Programa de Fomento ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico aplicado à Saúde Pública’. O portfólio tem como propósito divulgar os objetivos, parcerias e produtos esperados dessas iniciativas.


De acordo com a Vice-Diretora de Pesquisa e Inovação da ENSP, Luciana Dias de Lima, o intuito da produção do Portfólio de pesquisa é comunicar a ideia de ‘unidade na diversidade’. “Ele foi concebido para transmitir, simultaneamente, uma identidade comum e específica de cada projeto. Todos os projetos selecionados visam atingir os objetivos do Edital, que incluem a formação e consolidação de redes plurais e colaborativas de pesquisa, envolvendo pesquisa, ensino, atenção à saúde e cooperação técnica. Mas cada projeto enfoca um tema, possui interlocutores próprios e adota métodos específicos, o que mostra a riqueza e a pluralidade da Saúde Coletiva. Ele poderá ser lido e divulgado como um único documento, mas também separamente”, explicou a vice-diretora. 

Analista de gestão da Vice-direção de Pesquisa e Inovação (VDPI/ENSP), Ana Paula Maricato destacou que o portfólio representa o esforço da Direção e da VDPI para financiar pesquisas em eixos temáticos definidos pela comunidade científica da ENSP como relevantes para a Saúde Pública no atual cenário do SUS. “Um cenário que requer a reconstrução de políticas de saúde que foram destruídas ou desacreditadas recentemente. O conteúdo deste portfólio, portanto, visa atingir também a população com uma linguagem simples e objetiva sobre as atividades desenvolvidas pelos projetos”, detalhou Maricato ao comentar como o material contribui para a divulgação e a popularização da ciência. 

Ela auxilia no acompanhamento da execução de cada um desses projetos, considerando as atividades propostas nos planos de aplicação aprovados pela VDPI. Além disso, atua na gestão dos recursos do Programa relativos às atividades da Vice-direção destinadas aos servidores em atividade de pesquisa da ENSP. Atualmente, a Escola tem quatro chamadas abertas no Programa voltadas para apoiar a publicação e a divulgação científica.

Há expectativa de lançamento de um portfólio que inclua as atividades de pesquisa de toda a ENSP, como contou Luciana Dias de Lima. “Os coordenadores dos projetos participaram ativamente dessa construção, colaborando com a própria concepção das identidades visuais que expressam os temas de cada pesquisa. Mas temos a intenção de desenvolver um portfólio mais amplo, destinado a divulgar as atividades de pesquisa dos 12 Departamentos e Centros da Escola”. 


Seções Relacionadas:
Pesquisa Programa de Fomento à Pesquisa

Nenhum comentário para: ‘Unidade na diversidade’: ENSP lança novo Portfólio de Pesquisa