Edição 248 da Radis está disponível no site
O Aedes aegypti pode se tornar um aliado potente contra a dengue. Com a técnica, desenvolvida pelo projeto World Mosquito Program (WMP), o aedes é infectado pela bactéria Wolbachia (comum na natureza e inofensiva aos seres humanos) e torna-se incapaz de transmitir dengue e outras arboviroses, como zika e chikungunya. Conduzida no Brasil pela Fiocruz, com financiamento do Ministério da Saúde, a iniciativa já é realidade em cinco cidades brasileiras, com números impressionantes de redução de casos de dengue.
A repórter Ana Cláudia Peres conheceu a biofábrica na Fiocruz e visitou Niterói (RJ), uma das cidades piloto do projeto, para mostrar na prática como funciona o método Wolbachia. Ela também conversou com agentes de combate a endemias responsáveis por soltar os mosquitos do “bem” — chamados de Wolbitos — na natureza e acompanhou como é o trabalho de conscientização e participação da comunidade. A reportagem traz ainda informações sobre a construção de uma nova biofábrica para ampliação da iniciativa.
Na edição 248, você também confere: histórias de pessoas que vivem com disautonomia, uma condição de saúde pouco conhecida que afeta o sistema nervoso autônomo e compromete a qualidade de vida, principalmente quando não há cuidados adequados; Em Roraima, como a recuperação nutricional têm ajudado a salvar a vida de crianças Yanomami e Como a pandemia de covid-19 afetou a realidade de empregadas domésticas.
+ Confira aqui.
Radis



