Busca do site
menu

Semana do Meio Ambiente ENSP: atividades agitam a Escola nesta quarta e quinta-feira (14 e 15/6)

ícone facebook
Publicado em:13/06/2023
Para comemorar o Mês do Meio Ambiente, celebrado em junho, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) preparou diversas atividades comemorativas entre os dias 14 e 15/6. Com o tema Crises Ambiental e Climática: O caminho dos povos originários, movimentos sociais, da ciência e das políticas públicas, a Semana do Meio Ambiente ENSP 2023 contará com Rodas de Conversa sobre ‘ambiente, saúde e emancipação social’; e ‘contaminação ambiental e impacto na saúde’; Oficinas de Alimentação Viva do Projeto Terrapia; apresentação cultural com a banda Ciência e Poesia; além do Espaço Aberto, com atividades e ações que envolvem cuidado, cultura e convívio.

A Semana do Meio Ambiente ENSP é organizada pela direção da Escola em parceria com a Vice-Direção de Desenvolvimento Institucional e Gestão (VDDIG) e com apoio do Serviço de Gestão do Trabalho (SGT), do Serviço de Gestão da Sustentabilidade (SGS), do Grupo de Trabalho Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (GT PICS), e da Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP (CCI).

Espaço Aberto e Oficinas de Alimentação Viva

O Espaço Aberto marcará presença nos dois dias de atividades, 14 e 15 de junho, no pátio da ENSP. Nele, serão promovidas diferentes atividades e expressões da relação entre sociedade, saúde e meio ambiente. No dia 14 de junho, o Espaço Aberto oferecerá aulas de yoga laboral (às 10h), meditação (às 12h) e auriculoterapia (às 12h30). Já no dia 15 de junho, acontecerá a Feira Agroecológica Josué de Castro Saberes e Sabores; ação do Projeto Livro em Movimento; Oficina do Imaginário; duas Rodas de Conversa; Exposição e venda de livros e revistas; Exposição de fotos; Ecoponto; entre outras ações.

No dia 15 de junho, quinta-feira, a programação se estenderá ao longo do dia. O Projeto Terrapia, vinculado ao Serviço de Gestão da Sustentabilidade da ENSP, promoverá duas Oficinas de Alimentação Viva. Uma das 9 às 11h30, com a preparação do tradicional Suco de Clorofila, e uma das 13 às 16 horas, na qual será preparada a Torta Viva. Os interessados em participar devem realizar inscrição prévia pelos links abaixo. As Oficinas acontecerão no Espaço de Alimentação da ENSP, localizado no andar térreo. 


A alimentação viva proposta pelo Projeto Terrapia tem como base a ingestão de sementes germinadas e alimentos crus de origem vegetal, visando valorizar a vitalidade contida nos mesmos na perspectiva da promoção da saúde e da agroecologia.

Rodas de Conversa e Intervenção Cultural

No dia 15 de junho, quinta-feira, às 10 horas, a Roda de Conversa ‘Ambiente, saúde e emancipação social em periferias urbanas: experiências em favelas e ocupações no Rio e Salvador’, debaterá as experiências e aprendizados da pesquisa ‘Conexões entre agroecologia, moradia digna e cuidado na construção de territórios urbanos sustentáveis e saudáveis em tempos de Covid-19’, realizada pelo Núcleo Ecologias, Epistemologias e Promoção Emancipatória da Saúde (Neepes/Cesteh/ENSP/Fiocruz), coordenado pelo pesquisador da Escola, Marcelo Firpo, que participará da atividade junto com outros convidados. 

Na hora do almoço, quinta-feira, às 12 horas, a Banda Ciência e Poesia entrará em cena para uma intervenção cultural. A banda é um projeto transdisciplinar e intercultural, coordenado pelo pesquisador da ENSP, Paulo Basta, que também é médico, compositor e produtor cultural. Segundo ele, resultados de pesquisas dedicadas à valorização cultural e à promoção da saúde e dos direitos dos povos originários do Brasil se fundem com ritmos e batidas nativas, revelando por meio de canções temáticas, videoclipes e performances artísticas o quê há de mais autêntico na cultura brasileira.

+ Saiba mais sobre a banda Ciência e Poesia.

Ainda no dia 15 de junho, à tarde, a partir das 14 horas, será realizada uma Roda de Conversa com o tema ‘Contaminação das múltiplas matrizes ambientais e seus impactos na saúde’, que contará com a participação do pesquisador da ENSP, Paulo Basta, entre outros convidados. 



Dia Mundial do Meio Ambiente 2023

Neste ano, em 5 de junho, comemorou-se pela 50ª vez o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em 2023, o alerta foi sobre como a eliminação da poluição plástica é fundamental para a manutenção da vida. Sob o lema #CombataAPoluiçãoPlástica, a data ofereceu uma oportunidade para ampliar o apelo aos governos, cidades e empresas, a fim de que invistam e implementem soluções para acabar com a poluição plástica.

*Com informações da Opas


Nenhum comentário para: Semana do Meio Ambiente ENSP: atividades agitam a Escola nesta quarta e quinta-feira (14 e 15/6)