Busca do site
menu

Greve Global pelo Clima em Jacarezinho e Manguinhos

ícone facebook
Publicado em:28/02/2023
Por Joyce Enzler (VPAAPS)

Pesquisadores de diversas unidades da Fiocruz apoiam a Greve Global pelo Clima em Jacarezinho e Manguinhos que acontecerá no dia 3 de março, às 9h, na Avenida Dom Hélder Câmara, 2233, que tem por objetivo alertar para as mudanças climáticas e o sofrimento das populações, em especial, as mais vulnerabilizadas. 

A atividade é organizada por várias entidades, como Coalizão pelo Clima RJ, Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental, Fase, Cebes, Asfoc, Rede Favela Sustentável, Rede de Vigilância Popular em Saneamento e Saúde, Conselho Gestor intersetorial de Manguinhos, Conselho Comunitário de Manguinhos, Organização Mulheres de Atitude, Associação de Moradores Samora Machel, Associação de Moradores Nelson Mandela, Associação de Moradores Parque Carlos Chagas e Associação dos Moradores da Nova Embratel. O ato ainda conta com o apoio de diversos parlamentares, movimentos sociais e lideranças comunitárias. 

As mudanças climáticas são alterações ao longo do tempo no padrão do clima e da temperatura. Enchentes, secas, calor ou frio intensos são tratados como naturais, porém a realidade é que o planeta Terra, vem sendo destruído devido à ação humana. Na China, o lago Poyang está 67% menor devido à alta temperatura, uma parte se apresenta completamente seca mesmo na temporada de chuva. Na Antártida, o degelo das calotas aumentou de forma considerável e pode gerar um nível maior do mar acarretando graves consequências para as cidades costeiras. Seja pela ação destrutiva ou pela omissão todos serão atingidos e os que mais sofrem com os efeitos do descaso com o planeta Terra são os povos originários, quilombolas e as populações que vivem em locais precarizados. 

No Brasil, há anos temos acompanhado vários municípios decretando estado de emergência devido aos temporais e enchentes. O litoral norte de São Paulo, em São Sebastião, vive uma tragédia que deixou deixa um rastro de mortos, desaparecidos e feridos. Recentemente a comunidade de Manguinhos viveu as mesmas tragédias com as enchentes. O mesmo aconteceu no ano passado em Petrópolis, Recife e na Bahia quando as chuvas provocaram deslizamentos e mortes.

A cada ano aumentam os refugiados climáticos ou ambientais, que precisam largar toda a sua história, pertences, familiares e amigos soterrados pelo descaso público. É necessário buscar alternativas e preparar as cidades para evitar o caos. Nesse sentido, entidades, pesquisadores, estudantes, parlamentares e lideranças históricas de Jacarezinho e Manguinhos se unem ao movimento internacional Greve Global pelo Clima no intuito de enfrentar a injustiça ambiental e reivindicar que sejam cumpridos os pontos da leis de adaptação às emergências climáticas de proteção da vida.

Leia a carta-manifesto dos movimentos sociais na íntegra

Edição: Silvia Batalha

Seções Relacionadas:
Movimentos Sociais Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Greve Global pelo Clima em Jacarezinho e Manguinhos