Busca do site
menu

Fiocruz cria Sala de Situação para Terra Indígena Yanomami

ícone facebook
Publicado em:26/01/2023
A Fiocruz instalou, nesta segunda-feira (23/1), uma Sala de Situação para articular ações de apoio ao Ministério da Saúde (MS) e à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) frente à emergência sanitária que afeta as populações indígenas no território Yanomami. Alguns pesquisadores da área de saúde indígena e médicos infectologistas da Fundação já estão no local para apoiar as primeiras ações no campo. 

A partir das necessidades identificadas, a Sala de Situação da Fiocruz, coordenada pela Vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), será responsável por articular os esforços institucionais para contribuir com o enfrentamento da emergência. A Fiocruz também já convocou para esta terça-feira (24/1) uma reunião extraordinária de seu Conselho Deliberativo para promover a sinergia das ações institucionais.

“A Fiocruz tem a capacidade de ofertar ações tanto emergenciais, como estruturantes, que vão desde o campo da educação e assistência até o diagnóstico laboratorial e a vigilância do meio ambiente, com pesquisas sobre a contaminação de mercúrio no pescado. Estamos em diálogo permanente com o Ministério da Saúde e Sesai para articularmos as necessidades imediatas com aquilo que podemos contribuir pela instituição”, explica o presidente em exercício da Fundação, Mario Moreira.

Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz Saúde Indígena

Nenhum comentário para: Fiocruz cria Sala de Situação para Terra Indígena Yanomami