Conceição Evaristo fala sobre racismo e saúde
Conceição Evaristo, escritora, romancista, poeta e contista, homenageada como Personalidade Literária do Ano pelo Prêmio Jabuti 2019 e vencedora do Prêmio Jabuti 2015, esteve na Escola como professora convidada da disciplina Expressões do Racismo e Saúde, oferecida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP. Em entrevista ao Informe falou sobre a relação entre racismo e saúde.
A professora participou de uma das sessões da disciplina em que se debate o racismo em perspectiva histórica, política e social, enfocando também sua dimensão epistêmica e o papel dos espaços de produção de conhecimento. Sua aula discutiu sobre "Escritas Insurgentes – a Escrevivência na academia".
Em entrevista ao Informe ENSP, Conceição Evaristo destacou a importância de um programa de pós-graduação discutir a relação entre racismo e saúde, pois o racismo é nocivo à saúde. Para ela, cuidar da saúde é cuidar da pessoa na totalidade.
Confira o vídeo abaixo:
Sobre a disciplina Expressões do Racismo
A disciplina Expressões do Racismo e Saúde é oferecida há quatro anos no PPGSP/ENSP, e seu objetivo é discutir o racismo como estrutura e como sistema de poder, histórica e institucionalmente conformador de uma dada ordem social de base colonial, que estabelece hierarquias raciais nas diversificadas esferas da vida em comum, como explica a coordenadora da disciplina, Roberta Gondim, pesquisadora da Escola.
Segundo a coordenadora, na disciplina discute-se o racismo como um potente marcador social das desigualdades em saúde, produtor de dinâmicas sociais racializadas, que se expressam em diversas dimensões, material e subjetiva, repercutindo nos processos de determinação social da saúde.
Aula da professora Conceição Evaristo na ENSP, realizada no âmbito do PPGSP.
Nenhum comentário para: Conceição Evaristo fala sobre racismo e saúde
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.