Busca do site
menu

ENSP, Icict, COC e Fiocruz Brasília participam de oficina sobre acessibilização de editais

ícone facebook
Publicado em:29/09/2022

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) participou, junto com a Casa de Oswaldo Cruz (COC), o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) e a Fiocruz Brasília, de uma oficina com o objetivo de tornar editais - nos formatos de Word e PDF - acessíveis a pessoas com deficiência.

Desenvolvida pelo Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência em parceria com o Instituto Benjamin Constant e com o apoio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, a oficina aconteceu em agosto e foi a primeira de cinco ofertas que serão realizadas até dezembro. O conteúdo produzido durante o projeto piloto se tornará um material audiovisual que pretende contribuir para que a Fiocruz e o IBC deem continuidade a processos formativos em acessibilização de documentos. 

Segundo Tatiane Nunes, membro da Equipe de Tecnologias Educacionais da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distancia (CDEAD) da ENSP e representante da Escola no Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência, o material produzido na oficina será utilizado pelo Instituto Benjamin Constant, que sinalizou procura desse tipo de conteúdo por parte de universidades. Desta forma, está sendo concebida a ideia de um curso a distância sobre acessibilidade em editais para um púbico mais amplo, fazendo uma adaptação do material para o IBC. Este material também ficará disponível para a Fiocruz.

A abertura deste ciclo de oficinas se deu por meio do encontro virtual "Deficiência visual e acessibilidade", conduzido pelo Instituto Benjamin Constant com as Secretarias de Gestão Acadêmica da Fiocruz, realizado em oito de agosto, que contou com a participação de todas as regionais da Fiocruz e aconteceu de forma remota visando ampla participação do público-alvo, entre eles: trabalhadores das secretarias de gestão acadêmica, secretarias de apoio e coordenações de programas de cursos, e secretarias de gestão do trabalho que atuem diretamente com a elaboração de editais. 

As oficinas estão possibilitando a criação de templates de editais acessíveis para cada unidade, com o intuito de ser um material que se adapte à realidade da unidade, e, também, um conteúdo validado pelo Comitê no âmbito da acessibilidade. A ENSP reconhece a importância desta oficina no processo da inclusão, que é um dos compromissos assumidos pela direção (descritos no Programa Vivo) e já solicitou novas vagas para ampliar a qualificação de seu quadro.

"A parceria com o IBC potencializou o planejamento realizado pelo Comitê e permitiu um maior aprimoramento dos conteúdos discutidos. Certamente, uma parceria que tem auxiliado na direção de uma Fiocruz mais acessível", destacou Tatiane Nunes.

Confira os próximos grupos:

26 a 30 de setembro: ILMD, EPSJV, INI, IFF 
24 a 28 de outubro: IGM, Farmanguinhos, Biomanguinhos, Fiocruz CE
21 a 25 de novembro: IOC, ICTB, IAM, RO, MS
5 a 9 de dezembro: ICC, IRR, INCQS, Cogepe e PI




Nenhum comentário para: ENSP, Icict, COC e Fiocruz Brasília participam de oficina sobre acessibilização de editais