Busca do site
menu

Lançamento aborda a complexidade da insegurança alimentar e nutricional no Brasil

ícone facebook
Publicado em:22/09/2022
Fome, insegurança alimentar e nutricional, desnutrição, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Questões complexas que influenciam a vida de milhões de pessoas no Brasil e no mundo e que foram potencializadas pelo contexto da pandemia de Covid-19. Para debater e jogar luz sobre esse cenário, a Editora Fiocruz lança Sistemas Alimentares, Fome e Insegurança Alimentar e Nutricional no Brasil, novo título da coleção Temas em Saúde. A obra est´s disponível para aquisição, nos formatos impresso – via Livraria Virtual da Editora – e digital, por meio da plataforma SciELO Livros


No livro, os nutricionistas Rosana Salles-Costa, Aline Alves Ferreira, Paulo Castro Junior e Luciene Burlandy partem da perspectiva de pensar as relações entre a fome, a insegurança alimentar e nutricional, a obesidade e as DCNT, no contexto dos sistemas alimentares. Segundo os autores, o volume foi elaborado com o intuito de corroborar o debate sobre os desafios e as reflexões pautadas na recente agenda científica. "A reflexão foi desenvolvida à luz de uma compreensão integrada de processos que atravessam os sistemas alimentares globalizados, com destaque para o cenário brasileiro", resumem.    

A obra aborda ainda uma concepção ampliada da chamada SAN: segurança alimentar e nutricional. Essa abordagem leva em conta a construção, ao longo dos anos, de uma política e de um Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil, formalizados na Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan), além das redes organizadas da sociedade civil, das instituições acadêmicas e de segmentos de governos.

Em cinco capítulos, o livro problematiza, segundo os autores, como a atual configuração dos sistemas alimentares globalizados afeta os rumos das políticas governamentais e os usos de recursos públicos, gerando diferentes tipos de desigualdades. Essa configuração estimula práticas alimentares que vêm sendo associadas às DCNT, condicionando situações de fome e de insegurança alimentar e nutricional. "Portanto, acentuam as próprias condições de vulnerabilidade econômica e social vivenciadas por diferentes segmentos da população", enfatizam. 

Sistemas alimentares caracterizados por desigualdades

O primeiro capítulo apresenta a definição dos conceitos de sistemas alimentares, fome, SAN, direito humano à alimentação adequada (DHAA), insegurança alimentar e nutricional e dos demais temas norteadores das análises desenvolvidas ao longo do livro.

Em seguida, no capítulo dois, apresenta-se o debate acadêmico desenvolvido nas últimas décadas sobre os indicadores mais apropriados para expressar a fome, a insegurança alimentar e nutricional e a pobreza, tanto no cenário internacional como no nacional. Além disso, são discutidas também as possíveis aplicações dos indicadores existentes no diagnóstico e no monitoramento das políticas de SAN.

No terceiro capítulo problematizam-se os resultados das estatísticas populacionais referentes às questões de alimentação e nutrição que ocupam lugar central na análise desenvolvida no livro, além de um mapeamento de regiões e grupos vulneráveis mais expostos no país. 

No capítulo quatro aprofunda-se a análise das configurações dos sistemas alimentares na contemporaneidade, com destaque para o cenário de iniquidades. Para tal, problematizam-se as mudanças ocorridas na alimentação e nutrição nas últimas décadas, incluindo a crescente oferta de alimentos ultraprocessados e os condicionantes econômicos e políticos desse processo.

O último capítulo indica os desafios e as perspectivas para a construção de sistemas alimentares sustentáveis equitativos e saudáveis, destacando caminhos que vêm sendo apontados na literatura para a transformação desses sistemas. 

Os autores propõem, ao longo do livro, um conjunto de materiais estratégicos voltados para estudantes, profissionais da saúde e público em geral. Para isso, eles apresentam conceitos e conteúdos fundamentais de alimentação e nutrição, por meio de informações atualizadas que mostram como os sistemas alimentares são caracterizados por desigualdades, problemas ambientais e de saúde. "Pretende-se subsidiar reflexões que considerem a multidimensionalidade e a complexidade dos temas abordados", destacam. 

Sobre os autores

A nutricionista Rosana Salles-Costa é doutora em saúde coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/Uerj). É professora titular do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (INJC/UFRJ) e professora do Programa de Pós-Graduação em Nutrição Humana da UFRJ. É pesquisadora e integrante do GT de Monitoramento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional e líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Segurança Alimentar e Nutricional. 

A nutricionista Aline Alves Ferreira é doutora em Epidemiologia em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz). É professora adjunta do INJC/UFRJ e professora do Programa de Pós-Graduação em Nutrição Humana da UFRJ. É integrante do GT de Saúde Indígena da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e colíder do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Segurança Alimentar e Nutricional.   

O nutricionista Paulo Castro Junior é doutor em Epidemiologia em Saúde Pública pela Ensp/Fiocruz. É professor adjunto do INJC/UFRJ. É integrante das seguintes redes: Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável; Grupo Interdisciplinar de Estudos em Segurança Alimentar e Nutricional; Grupo de Pesquisa em Epidemiologia, Nutrição e Saúde Pública da Fiocruz.

A nutricionista Luciene Burlandy é doutora em Saúde Pública/Políticas Públicas pela Fiocruz. É professora associada da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também leciona em dois programas de pós-graduação: Ciências da Nutrição e Política Social. É coordenadora do Centro de Referência em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da UFF. É uma das organizadoras de Segurança Alimentar e Nutricional: perspectivas, aprendizados e desafios para as políticas públicas (2013), publicado pela Editora Fiocruz.

Livro integra lista de propostas aprovadas em edital para Temas em Saúde

A obra é a 20ª publicação oriunda de chamada pública da Editora Fiocruz para novos títulos da coleção Temas em Saúde. Em abril de 2019, foram lançados dois editais para encerrar o ciclo de comemorações dos 25 anos da Editora. A chamada para compor a coleção recebeu 122 propostas de publicação e Sistemas Alimentares, Fome e Insegurança Alimentar e Nutricional no Brasil foi uma das aprovadas.

Clique aqui para mais informações sobre o resultado do edital.

Sobre a coleção 

Temas em Saúde apresenta para estudantes, profissionais e público em geral panoramas sobre conceitos e conteúdos fundamentais das áreas da saúde. Em linguagem acessível, a coleção – que já conta com 46 publicações – combina informação atualizada com reflexões baseadas em recentes produções científicas apresentadas por especialistas sintonizados com o contexto sociopolítico de produção e aplicação do conhecimento em saúde.

Clique aqui para acessar o catálogo completo da coleção.

Livro | Sistemas Alimentares, Fome e Insegurança Alimentar e Nutricional no Brasil
Editora Fiocruz | Coleção Temas em Saúde
Primeira edição: 2022
151 páginas
Preço de capa (versão impressa): R$ 15,00
Preço e-book (versão digital): R$ 9,00

Fonte: Portal Fiocruz

Nenhum comentário para: Lançamento aborda a complexidade da insegurança alimentar e nutricional no Brasil