Busca do site
menu

Em novo podcast da ENSP, professora da Escola fala sobre gênero, transfobia no meio acadêmico e desafios na luta contra o preconceito

ícone facebook
Publicado em:29/07/2022
Por Danielle Monteiro

O Fala Ensp!, novo podcast da Escola Nacional de Saúde Pública, estreia no Spotify com a história de Jaqueline Gomes de Jesus, mulher trans negra e professora da ENSP. Psicóloga, ativista, pesquisadora, pós-doutora pela Escola Superior de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas, mulher. Jaqueline foi a primeira gestora do sistema de cotas para negros da Universidade de Brasília e se destaca na luta diária contra os estereótipos, imposições, preconceitos e violências da sociedade em relação a pessoas trans. 

Mais do que um exemplo de combate à transfobia, Jaqueline nos revela ser, nos três episódios do podcast, uma referência em uma ampla gama de pesquisas nas áreas de saúde do trabalhador, gestão da diversidade, trabalho, identidade social, movimentos sociais e saúde mental, com ênfase em gênero e feminismos, orientação sexual e cor.

Na primeira edição do Fala Ensp!, você vai conhecer a história de vida pessoal e profissional da professora acadêmica e psicóloga, além dos inúmeros desafios e situações transfóbicas que ela precisou enfrentar até se tornar docente da Escola. Em um mergulho histórico sobre as questões de identidade de gênero, ela também nos conta de onde vem o preconceito contra pessoas trans. Afinal, transfobia é medo de quê? Nesse bate-papo, você também vai saber mais sobre os desafios e conquistas recentes na luta contra a discriminação de pessoas que não se identificam com o gênero ao qual foram impostas.

No último episódio do podcast, Jaqueline dá dicas sobre o que fazer em situações de transfobia ou de qualquer outro tipo de preconceito. Ela também deixa um recado importante para você. Não deixe de ouvir.

Ouça aqui o podcast 



Nenhum comentário para: Em novo podcast da ENSP, professora da Escola fala sobre gênero, transfobia no meio acadêmico e desafios na luta contra o preconceito