Busca do site
menu

Vídeos: Programa de Epidemiologia da ENSP produz filmes que estimulam a popularização da ciência

ícone facebook
Publicado em:29/06/2022

O Programa de Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP lançou oficialmente nesta segunda-feira, 27 de junho, um conjunto de vídeos produzidos por seus pesquisadores e alunos que apresentam alguns dos grandes eixos temáticos pesquisados no PPG Epi. Os vídeos levam informação acessível e objetiva à sociedade e buscam estimular a popularização da ciência. A ideia dos filmes surgiu durante a pandemia, com o objetivo mostrar como as pesquisas desenvolvidas pelo Programa poderiam ajudar no enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Os vídeos destacam o enfrentamento da pandemia de Covid-19 entre os povos indígenas; a transmissão do novo coronavírus na comunidade de Manguinhos; a Modelagem Matemática; os efeitos do Covid-19, segundo o Elsa-Brasil, os alunos falando sobre o PPG Epi; e um vídeo sobre o Programa de Pós-Graduação. Todos estão disponíveis no canal da ENSP no Youtube.

O lançamento contou com a participação da coordenadora Geral de Pós Graduação da Fiocruz, Cristina Guilam; do diretor da ENSP, Marco Menezes; da vice-diretora de Ensino da ENSP, Enirtes Caetano Prates Melo; do docente do Programa de Epidemiologia em Saúde Pública, Reinaldo Souza Santos; e da coordenadora do PPG Epi, Maria de Jesus Mendes da Fonseca. 

Reinaldo Souza Santos, docente do Programa e um dos idealizadores do projeto, destacou que os vídeos foram pensados incialmente como uma forma de mostrar para a população aquilo que o PPG Epi estava desenvolvendo, elencando eixos temáticos que conversassem com o momento atual da pandemia. “Tínhamos experiências exitosas que poderiam contribuir com o enfrentamento da Covid-19 e queríamos tornar esse material público e acessível à população”, lembrou. Para ele, os vídeos são uma devolutiva para a população e também uma forma de dar transparência às ações. 

A vice-diretora de Ensino da ENSP, Enirtes Caetano Prates Melo, descreveu um sentimento de múltiplas alegrias com o lançamento dos vídeos, que foram realizados durante a pandemia, em um momento em que a Escola manteve todos os seus esforços para continuar com as atividades, cumprindo todos os protocolos de segurança da Covid-19. “Esses vídeos apresentam experiências exitosas de equipes muito comprometidas com a ciência, com o SUS, e com a população brasileira. Por isso, convido a todos para assistir ao nosso material”, concluiu.

O coordenadora do PPG Epi, Maria de Jesus Mendes da Fonseca agradeceu a todos que participaram do processo de elaboração dos vídeos, especialmente a Reinaldo Souza Santos e Enirtes Caetano Prates Melo, que foram os idealizadores do projeto, e destacou a excelência do Programa e o a grande apoio institucional para o realização dos filmes. “Agradeço imensamente o trabalho de todos que ajudaram esse projeto a se tornar realidade e motivo de orgulho para todos”, celebrou.

Marco Menezes, diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, destacou a vitória da ciência em celebração ao lançamento dos vídeos. “Neste momento comemoramos a vitória da ciência e a ENSP possui papel fundamental nessa conquista. Tudo que fizemos e continuamos fazendo durante a pandemia, todos os nossos esforços e mobilização são voltados para a população brasileira. O projeto feito pelo Programa de Epidemiologia tem o objetivo direto de aproximar o trabalho desenvolvido pela Epidemiologia com as necessidades da população. Ele integra uma agenda muito importante para essa direção que é a do diálogo direto com a sociedade. Esse projeto fortalece de forma muito importante a agenda da ENSP com a divulgação científica e a popularização da ciência”, parabenizou Menezes.

A coordenadora Geral de Pós Graduação da Fiocruz, Cristina Guilam, que era coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP na época da criação do Programa de Epidemiologia, ressaltou o grande potencial da Escola e importância da fraternidade entre os Programas da ENSP. Cristina, que participou do lançamento dos vídeos no dia em que celebrou seus 65 anos, destacou sua imensa felicidade em fazer parte do momento. “Todos nós ganhamos com esse trabalho lindo”. Emocionada,
Guilam parabenizou a todos os envolvidos.

Após a cerimônia de lançamentos foram convidados representantes de cada vídeo para apresentar um trecho do filme e compartilhar o sentimento e a experiência de produzir o material. O vídeo com a cerimônia de lançamento completa está disponível no canal do Programa de Epidemiologia no Youtube. Acesse aqui

Os efeitos do Covid-19

A coordenadora do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto na Fiocruz, Rosane Griep, falou sobre a experiência da produção do vídeo Os efeitos do Covid-19 segundo o Elsa-Brasil, e de como foi trabalhar no projeto Elsa durante a pandemia. Rosane citou, por exemplo, como o racismo pode impactar no agravo das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT). “A experiência de participar deste vídeo foi grandiosa, pois teve muita empatia pra esse projeto acontecer”. Griep pontuou a importância de conhecer o impacto da Covid-19 na vida das pessoas e nas DCNT e falou sobre uma série produzida pelo Elsa-Brasil com dados sobre o cenário da Covid-19, apontando resultados preliminares da pesquisa que avalia o impacto da pandemia sobre a saúde dos participantes. Acesse a matéria sobre a série do Elsa no Informe ENSP.

Covid-19 entre os povos indígenas

O pesquisador do departamento de Endemias da ENSP, Andrey Moreira Cardoso, apresentou o vídeo O enfrentamento da pandemia de Covid-19 entre os povos indígenas. Ele destacou a satisfação em fazer parte do momento e a importância da amplificação do trabalho da ENSP durante a pandemia. “É muito importante destacar neste momento a expansão da capacidade de atuar com outros grupos para chegar até as populações mais vulnerabilizadas”, reforçou o pesquisador.

Modelagem Matemática

Para falar do vídeo Modelagem Matemática, foi convidado o pesquisador do PROCC, Daniel Villela, que apresentou o trabalho do grupo durante a pandemia. Daniel falou sobre o registro de aplicação de modelos matemáticos e estatísticos e como ele pode apoiar no monitoramento da transmissão da Covid-19. “O PROCC possui larga experiência nesta temática e foi muito importante falar sobre isso em um vídeo que tem como foco a popularização da ciência. Termino dizendo que os números representam sentimentos também”. 

A transmissão do novo coronavírus na comunidade de Manguinhos

Patrícia Brasil, infectologista do INI/Fiocruz, e Marília Sá Carvalho Editora dos Cadernos de Saúde Pública (publicação da ENSP) e epidemiologista de formação, falaram sobre o vídeo A transmissão do novo coronavírus na comunidade de Manguinhos. Patrícia Brasil fez um breve histórico de sua atuação no INI e falou sobre o padrão de transmissão da Covid-19 na comunidade e o papel das crianças na transmissão do vírus. 

Alunos falam sobre o PPG Epi

Representando os alunos do Programa de Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP, a doutoranda, Isiyara Taverna Pimenta, contou que a proposta do vídeo é que os alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado do Programa falassem sobre o que os motivou a procurar essa formação. “Independe da motivação o que nos une a possibilidade de fazer ciência e produzir estudos que ajudarão a conhecer o contexto em que vivemos e como podemos trazer benefícios para a nossa população”, ressaltou. 

Sobre o Programa de Pós-Graduação

Um vídeo sobre o Programa de Epidemiologia também está disponível. O PPG-Epi possui experiência com pesquisa e ensino na Vigilância em Saúde, em particular com foco nas doenças infecciosas como arboviroses e doenças respiratórias. Com a emergência do vírus SARS-CoV-2 no país, no início de 2020, os docentes voltaram seus esforços para oferecer indicadores que auxiliassem nas respostas rápidas para decisões de saúde pública. 


Seções Relacionadas:
Ensino Vídeos

Galeria Relacionada:
Nenhum comentário para: Vídeos: Programa de Epidemiologia da ENSP produz filmes que estimulam a popularização da ciência