Busca do site
menu

Maria Helena Machado: ‘Há uma estratificação brutal na área da Saúde’

ícone facebook
Publicado em:21/06/2022

Por Eliane Bardanachvili

A área da Saúde abrange uma diversidade de ocupações e de perfis de trabalhadores, mostrando-se, assim, muito propícia ao estudo do mundo do trabalho de modo geral. Estudar essa área leva a compreender o universo das profissões e a obter um retrato da própria sociedade, como vem constando a pesquisadora Maria Helena Machado, que coordena o projeto de pesquisa Mundo do Trabalho e Saúde, um dos nove que vêm sendo conduzidos no Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz Antonio Ivo de Carvalho (CEE-Fiocruz).

O projeto, que se realiza em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), abrange cinco estudos, que tiveram início em 2020 e buscam investigar as condições de trabalho na área da Saúde durante a crise sanitária, tendo alcançado, até o momento 40 mil trabalhadores em todo o país.

Dois estudos já foram concluídos, As condições de trabalho dos profissionais de saúde no contexto da Covid-19, voltado ao universo dos que atuam na linha de frente da pandemia, e Os trabalhadores invisíveis da saúde e a Covid-19, com pessoal de nível técnico/auxiliar e de apoio. “Entre os trabalhadores invisíveis e os profissionais de saúde, há uma fosso muito grande. Há uma estratificação social brutal na saúde”, destaca Maria Helena, nesta entrevista em vídeo para o blog do CEE. “Todos convivem no mesmo espaço, mas não são reconhecidos como colegas”.

Um terceiro estudo está em curso, tendo como foco os trabalhadores da saúde indígena – “o maior problema desses trabalhadores não é o fato de estarem isolados, por falta de acesso à internet, e sim seu quase abandono”, diz Maria Helena. Dois outros estão programados, um abordando a realidade dos quilombolas e o último, a ser realizado com os trabalhadores da Fiocruz. “Nós vamos ser estudados”, diz a pesquisadora. “Com essas pesquisas, poderemos dizer que temos o retrato da realidade dos trabalhadores da saúde, do SUS”.



Leia, abaixo, os principais trechos da entrevista.

De que forma a área da Saúde propicia uma análise do mundo do trabalho de modo geral?