Busca do site
menu

Coordenadores de pesquisa da ENSP publicam nota de repúdio às mortes de Bruno e Dom

ícone facebook
Publicado em:21/06/2022
Em decorrência do assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, os coordenadores da pesquisa Os Trabalhadores da Saúde Indígena: Condições de Trabalho e Saúde Mental no Contexto da Covid-19 no Brasil, Maria Helena Machado e Swedenberger Barbosa, publicaram nota expressando solidariedade a todos os povos originários de nossa terra, em especial a todos os trabalhadores e todas as trabalhadoras que cuidam, zelam e prestam assistência aos povos indígenas.

Confira abaixo:

Caríssimos (as) colegas,

Escrevemos essa mensagem, movidos por um sentimento de indignação, tristeza e perplexidade, para expressar solidariedade a todos os povos originários de nossa terra e, muito especialmente, a todos os trabalhadores e todas as trabalhadoras que cuidam, zelam e prestam assistência aos povos indígenas.

As mortes do indigenista Bruno e do jornalista Dom clamam por justiça! Assassinatos brutais como esse decorrem do total desrespeito aos povos indígenas e seus parceiros de luta. São executados diante de um clima de ódio, de enfrentamento e descaso com a democracia e a humanidade. São crimes originados por incentivos de um clima de intolerância no país. Infelizmente, situação reforçada, muitas vezes, por estímulo ou omissão do Estado no tratamento aos seus cidadãos, em especial a população indígena.

Na Fiocruz, seguimos empenhados na realização da pesquisa: Trabalhadores da saúde indígena: condições de trabalho e saúde mental no contexto da Covid19 no Brasil, cujo 
objetivo é conhecer a realidade cotidiana desses trabalhadores e trabalhadoras e contribuir para a construção de políticas públicas protetivas e inclusivas desses bravos profissionais que dedicam à causa indígena.

Seguimos firmes com o propósito e o compromisso de lutar por condições de trabalho adequadas e seguras, bem como a valorização e reconhecimento do trabalho realizado 
pelos trabalhadores e trabalhadoras da saúde indígena do nosso Brasil.

Maria Helena Machado e Swedenberger Barbosa
(Coordenação geral da pesquisa Trabalhadores da saúde indígena: condições de trabalho e saúde mental no contexto da Covid19 no Brasil)

Rio de Janeiro, 19 de junho de 2022


Em nota oficial, a Presidência da Fiocruz lamenta profundamente o ocorrido e presta sentimentos às famílias de Bruno Pereira e Dom Phillips neste momento tão difícil. Leia aqui a íntegra.


Seções Relacionadas:
Aviso Movimentos Sociais

Nenhum comentário para: Coordenadores de pesquisa da ENSP publicam nota de repúdio às mortes de Bruno e Dom