Busca do site
menu

PIP ENSP: Seminário debaterá a formação em Saúde Coletiva no Brasil

ícone facebook
Publicado em:18/05/2022

Nesta quinta-feira, 19 de maio, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) debaterá os desafios e as perspectivas da formação em Saúde Coletiva no Brasil. O Seminário acontecerá no âmbito do Planejamento Institucional Participativo da ENSP. O PIP foi apresentado pelo vice-diretor de Desenvolvimento Institucional e Gestão, Alex Molinaro, em reunião ordinária do CD ENSP, ao final de março. 

Segundo Molinaro, o Planejamento Institucional Participativo é uma oportunidade inédita de construir de forma participativa um conjunto de objetivos estratégicos para ENSP para os próximos anos. O processo propiciará à Escola um olhar abrangente, já que envolverá seu coletivo de dirigentes e representantes da sociedade civil organizada como convidados. 

“Essa configuração vai permitir a Escola um olhar externo na construção desses objetivos. A expectativa é que esse processo seja rico, contando com a participação de todos os atores envolvidos, para que juntos possamos analisar de forma intensa a conjuntura atual e planejar da melhor maneira possível, e seguindo os melhores caminhos, os próximos quatro anos. Desta forma, a ENSP avança a cada dia no cumprimento da sua missão institucional nas áreas do ensino, da pesquisa, do serviço e da cooperação”, destacou. 

Primeiro Seminário do PIP ENSP 

O Planejamento Institucional Participativo da ENSP será norteado por algumas referências previamente selecionadas, disponibilizadas por meio de documentos, além da realização do seminário, e terá como base os Compromissos assumidos pela Direção para a gestão 2021-2025, por intermédio do Programa Vivo da ENSP.

O seminário acontecerá nesta quinta-feira, 19 de maio, às 14 horas, com transmissão ao vivo pelo canal da ENSP no Youtube. Com o tema “A Formação em Saúde Coletiva no Brasil: desafios e perspectivas”, o debate contará com as exposições de Gulnar Azevedo, professora titular do Instituto de Medicina Social da Uerj, e da vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Vieira Machado. A vice-diretora de Ensino da ENSP Enirtes Caetano fará a moderação da discussão.


Saiba mais sobre a apresentação do Planejamento Institucional Participativo da ENSP

O vice-diretor de Desenvolvimento Institucional e Gestão da ENSP apresentou as diretrizes para elaboração do PIP ENSP, na reunião do Conselho Deliberativo, realizada em 29 de março. Segundo ele, para se adaptar a uma Escola de Saúde Pública, o modelo de elaboração do planejamento deve ser participativo; democrático; inovador; pragmático; dinâmico; sistêmico; prescritivo e plural.

Na ocasião, Alex Molinaro detalhou que também compõem as referências do PIP o Relatório final do IX Congresso Interno, as diretrizes da Agenda 2030, do Plano Nacional de Saúde 2020-2023 e do Marco Legal de Ciência, Tecnologia & Inovação (Lei 13.243/2016). “A ideia de construir esses objetivos está ligada à missão, à visão e aos valores da ENSP, ou seja, à sua identidade organizacional. Isso é importante porque dará o tom dos objetivos que poderemos considerar como um Planejamento Institucional da nossa Escola”.

Durante a reunião, o diretor da ENSP, Marco Menezes, destacou que “a construção do PIP atende a um compromisso do Programa Vivo de ampliar a participação, e será um instrumento muito importante para fortalecer a atuação institucional da ENSP nos fóruns de planejamento e pactuação das ações estratégicas da Fiocruz, bem como orientar a captação de novos recursos”.


Nenhum comentário para: PIP ENSP: Seminário debaterá a formação em Saúde Coletiva no Brasil