Busca do site
menu

Agroecologia na Fiocruz: iniciativa é componente central na agenda estratégica da instituição

ícone facebook
Publicado em:04/10/2021
O coordenador do Programa de Saúde e Ambiente da Fiocruz, Guilherme Franco Netto, e o Assessor da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), André Burigo, falam sobre as iniciativas de Agroecologia e Saúde na Fiocruz. A ENSP, unidade que possui importante acúmulo de experiência no tema, em parceria com o Observatório de Territórios Saudáveis e Sustentáveis (OTSS), planeja iniciar, em 2022, um curso de formação sobre Agroecologia e Saúde.

Neste domingo, 3 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Agroecologia. A data foi instituída com o objetivo de chamar a atenção para a importância da agroecologia na saúde da sociedade e do meio ambiente. Para falar sobre o tema o ‘Informe ENSP’ convidou os pesquisadores da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, a comentarem sobre a iniciativa vista como componente central na agenda estratégica da instituição. 

Confira no podcast, como a temática da Saúde, Ambiente e Sustentabilidade está presente em praticamente todas as unidades da Fiocruz, em diversos campos, nas questões relacionadas a saneamento, biodiversidade, mudanças climáticas, agrotóxicos, grandes empreendimentos, além de populações tradicionais, do campo, floresta e água.

+ Acesse o canal da ENSP, no YouTube!

ENSP e a Agroecologia

No âmbito da ENSP, os pesquisadores apontam as experiências da Escola no tema da agroecologia, a partir de vários cruzamentos temáticos com a saúde, como na saúde indígena e agroecologia; no tema da segurança alimentar e nutricional; na luta contra os agrotóxicos; além do Observatório que atua contra indústria do tabaco. 

Em 2020 foi realizado um mapeamento das experiências de agroecologia que acontecem na Fiocruz. Ao todo foram mapeadas 91 experiências, em 14 unidades, destas, 11 experiências foram da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Para 2022, está previsto o início de um curso sobre Agroecologia e Saúde, organizado pela ENSP em parceria com o Observatório de Territórios Saudáveis e Sustentáveis (OTSS).

Confira, abaixo, o podcast!




Nenhum comentário para: Agroecologia na Fiocruz: iniciativa é componente central na agenda estratégica da instituição