Busca do site
menu

Companheiros homenageiam Antonio Ivo de Carvalho

ícone facebook
Publicado em:25/06/2021
Na quinta-feira (10/6), a saúde pública brasileira perdeu Antonio Ivo de Carvalho. Ser humano reconhecido por sua generosidade, criatividade, liderança, firmeza, irreverência, além de sua capacidade de inovação e forma agregadora e afetuosa de lidar com as pessoas, foi incansável defensor do direito universal à saúde, do SUS, da igualdade, da justiça social e da democracia. Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca de 2004 a 2013, destacou-se como peça fundamental para fortalecer o papel da ENSP na categoria de “Uma escola para ciência, saúde e cidadania”. O velório ocorreu nesta sexta-feira (11/6), ao meio-dia, na Capela Premium A do Crematório São Francisco Xavier, no Caju. A cremação ocorreu às 14h.

Falecido aos 71 anos, Antonio Ivo era casado, há 23 anos, com Ana Furniel. Deixa quatro filhos João Rodrigo, Letícia, Maria e Guilherme e três netos Helena, Inácio e Rafael.

Coordenou o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE) no período de 2014 a abril de 2021. 

A Coordenação de Comunicação Institucional da Escola Nacional de Saúde Pública (CCI/ENSP) produziu um vídeo em homenagem ao ex-diretor e generoso Antônio Ivo de Carvalho. Confira abaixo: 



Neste espaço, a Direção da ENSP, por intermédio da Coordenação de Comunicação Institucional, reunirá vários depoimentos em homenagem ao sanitarista. O ambiente é aberto, e as mensagens podem ser enviadas, por e-mail, para informe@ensp.fiocruz.br, com o assunto: "Homenagem Antonio Ivo"

• "Com muito pesar recebi a notícia da partida do Ivo. Justamente no momento em que me coloco para enfrentar o grande desafio de liderar a nossa ENSP. Desafio muito conhecido e, honrosamente, cumprido  por ele. Ivo sempre militou pela democracia e pela saúde pública, apaixonado pela Fiocruz e, especialmente, pela ENSP. Foi ator imprescindível, com a liderança do Arouca, no sonho e na construção de uma Fiocruz da qual nos orgulhamos. E o mais importante: um ser humano generoso e aberto à diversidade. Fará muita falta! Deixo, aqui, meu abraço à Ana Furniel e sua família." - Marco Menezes, diretor da ENSP

• "A Fiocruz e, em especial, a ENSP perdem um dos seus maiores construtores e defensores do SUS. Desde jovem, dedicou sua vida na defesa da justiça, igualdade e saúde para toda a sociedade. Perde a saúde pública. É com tristeza que, nesses tempos tão difíceis, tenhamos que dizer adeus ao nosso bravo companheiro. Que seus ideais permaneçam vivos em nossos corações." - Hermano Castro, ex-diretor da ENSP

• "Antes de tudo, Ivo foi um grande amigo, sempre acolhedor, pronto para interagir, solidário,  instigante e, por vezes, querelante, com suas visões abrangentes, agudíssima capacidade analítica, erudição e humor refinado. É toda uma história de vida, sempre marcante, nas lides da saúde coletiva, do Cebes, da Abrasco, da Fiocruz. Era sempre uma voz aguardada com expectativa em nossas pajelanças dos momentos críticos e nas reuniões do Conselho Deliberativo da Fiocruz. Suas realizações na ENSP têm a marca da permanência, em especial na área da Educação e dos modelos democráticos de atenção à saúde nos territórios. Quando deixou a Direção da ENSP, tive a felicidade de criar o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz e convidá-lo para dar corpo e alma ao que se tornou uma referência de rica produção de conhecimento e visões críticas para os tempos contemporâneos e prospecção de futuro. A tristeza e a saudade dilaceram, mas carregamos um acervo de memórias afetivas e de construção coletiva, em que Ivo estará sempre presente."  - Paulo Gadelha, ex-presidente da Fiocruz

• "Antonio Ivo: um guerreiro que parte!
Choramos a partida precoce de um guerreiro, recém-comemorando 71 primaveras. Antonio Ivo foi uma figura excepcional, profissional de saúde e militante político, referência na Saúde Coletiva e sempre se destacando em qualquer atividade que tenha abraçado, na ENSP, na Fiocruz, no SUS ou na política. Médico e pesquisador de uma inteligência e capacidade incomuns, de fala fácil e contundente, vai fazer muita falta como amigo, como pessoa e como lutador. Enfrentamos momentos complexos e delicados, quando mais precisamos de pessoas com a clareza de raciocínio e capacidade de agir como ele demonstrou ao longo de sua vida.

Seus amigos e amigas choram, seus familiares choram, companheiros e companheiras de trabalho choram; nossa equipe do NAF lamenta essa partida precoce, o vazio que experimentamos e agradece o apoio que sempre demonstrou enquanto dirigente, diretor da ENSP, coordenador do CEE Fiocruz, sempre raciocinando antecipadamente e lutando a boa luta. Seu compromisso com o SUS, com a melhoria das condições de saúde de nossas populações, sua lealdade com as amizades e o carinho com a família ficam como um legado, como um exemplo para futuras gerações. Lembremos sempre dos momentos agradáveis, das angústias compartilhadas e das dificuldades enfrentadas ao lado dele, mas lembraremos também de realizações. Dessa maneira, honraremos a memória desse guerreiro que parte. Antonio Ivo PRESENTE!" - Homenagem da equipe do NAF/ENSP 

• “Não há como analisar o processo de construção do SUS em toda a sua complexidade e riqueza sem nos referirmos a Antônio Ivo e à sua trajetória como pesquisador, professor e gestor. Sua rica trajetória construída ao longo de muitas décadas revela uma pessoa profundamente comprometida com o social e com as transformações necessárias para que nosso país pudesse conquistar um nível diferenciado de desenvolvimento. Ele deixa também uma profunda marca na trajetória da ENSP e da própria Fiocruz. Pessoa muito querida por todos que conviveram com ele. Sua ausência nos deixa a todos órfãos de seu carisma, alegria e generosidade. Viva Antonio Ivo de Carvalho!“ - José Gomes Temporão – ex-ministro da Saúde e pesquisador do CEE-Fiocruz

• "No meu convívio com Ivo, além das muitas qualidades como pessoa ética e comprometida com o SUS, a equidade e uma sociedade melhor, percebi outras dimensões menos racionais. Tinha clara paixão pelas pessoas próximas revelada, para mim, sobretudo em sua relação com a Ana. Também sua ousadia. Abriu o espaço de sua mente e de seu coração para novos conhecimentos, me dando ânimo para o diálogo e crescente pertencimento ao campo da saúde coletiva. 

Quanta força deu para o mestrado em CT&I e, há duas semanas, me ligou para dizer que estaríamos juntos na eterna busca de algo inovador que juntasse o mundo do desenvolvimento com o mundo da saúde e dos direitos. 

Firmamos um pacto de um trabalho junto e ousado no CEE. Também gostávamos de fofocar. Confesso. Mas aquela fofoca sem maldade, que une e que significa amizade e a busca de uma sociabilidade em tempos tão sombrios. Ia na sua sala no CEE e era impossível não sair melhor, com um sorriso e um sentimento de que estive com um “cara incrível” e que era possível falar sobre tudo sem dogmas e sem medos. 

Sentia que estávamos e que estaríamos cada vez mais juntos. Precisava de sua ousadia e de seu desprendimento. E de sua leveza. Como precisava… Ele se foi. Mas me deixou um caminho de busca. Ivo, serei mais próximo ainda de você, que ficará rondando, como Arouca e Oswaldo Cruz, o castelo e os meandros da Fiocruz, do país e das pessoas. Estamos juntos, meu querido amigo, em construção. 

Um beijo no coração. Para você, para a Ana e para todos que te amam." - Carlos Gadelha, coordenador do CEE/Fiocruz

• “Generosidade, confiança, diálogo e afetividade simbolizam Antonio Ivo. Assim foi na Direção da ENSP, na construção do CEE e na sua implementação.
 
Mais recentemente, a convite dele, me somei à equipe do CEE. E, nesses tempos pandêmicos de 2020-2021, Ivo se entusiasmou com a proposta de desvendar as condições de trabalho dos profissionais de saúde na pandemia, assumindo comigo e Francisco Campos, a coordenação dos projetos em curso (em parceria CEE e ENSP). Não faltou estímulo, generosidade e apoio institucional para todos nós da equipe de pesquisa. 

Como visionário e defensor perpétuo do SUS, ele nos acolheu e nos proporcionou o melhor ambiente de trabalho.

Ele partiu repentinamente, e será muito difícil, triste, não tê-lo mais conosco. 

Resta-nos agradecer para sempre e dedicar nossos estudos a você, Ivo – médico, profissional de saúde –, símbolo de resistência, compromisso e atuação impecável no Sistema Único de Saúde. 

Salve nosso querido e amado Ivo!” - Maria Helena Machado – pesquisadora da ENSP/Fiocruz e CEE

• "Imensa tristeza pela morte de Antonio Ivo de Carvalho. Solidário, ético, amoroso, criativo, inovador. Figura adorável. Perdemos todos, seu riso acolhedor, sua capacidade de agregar pessoas, difundir ideias, formular proposições, apoiar iniciativas criativas. Brilhante sanitarista e incansável defensor do direito universal à saúde, do SUS, da igualdade, da justiça social, da democracia. A perda de Antonio Ivo afeta a todos nós. Mais uma perda irreparável nesta pandemia! Muito triste.

Sinto muito, querido Antonio Ivo, não ter podido te dar um abraço carinhoso em todo este tempo da pandemia. Envio aqui um abraço atrasado a todos que te amaram e sofrem tua falta – familiares, amigos, companheiros de trabalho do Nupes, da ENSP, do CEE-Fiocruz." - **Ligia Giovanella, coordenadora da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (Rede APS/Abrasco) e pesquisadora da ENSP/Fiocruz

• "Antônio Ivo era tão cheio de ternura , que nem parecia estar lutando. Mas lutou sempre, como um sonhador. Empolgado com suas ideias e ainda mais com as do Outro. Na direção da Ensp, não se limitou a apoiar a equipe do Programa Radis, queria nos compeender e passou a defender o direito à comunicação como defendia o direito à saúde. Na relação pessoal na Fiocruz, na rua ou nas festas foi sempre acolhedor e doce comigo. Buscava a aproximação, rompia o silêncio com uma pergunta ou um comentário engraçado, pedia opiniões, concordava com as críticas, relativizava os elogios, antecipava o abraço, cobrava visitas e gostava de pautar assuntos pra novas conversas.Tá dificil usar os verbos no passado". - Rogério Lannes, Programa Radis

• "Falar de Antonio Ivo de Carvalho não é fácil. Cheguei à Escola Nacional de Saúde Pública em agosto de 2001, vindo como jornalista de uma assessoria de futebol para um universo completamente novo para mim: SUS; Saúde Pública; descobrir que a Fiocruz é muito mais que um castelo. E Ivo foi o primeiro gestor que conheci na ENSP, ele como vice-diretor da Escola de Governo e, depois, como diretor da Escola. Com ele aprendi o que foi a Reforma Sanitária brasileira, a importância de uma saúde universal, equitativa e igualitária, o papel da educação à distância, entre muitas outras coisas. Ao longo dos anos, foram inúmeras coberturas jornalísticas, e, posso afirmar, Ivo tinha o dom de cativar – e  ensinar da forma mais simples – seu público sempre que tomava a palavra. Foram ótimos papos dentro e fora da ENSP, pois tive o privilégio de conhecer Antonio Ivo que não era o diretor de uma das principais unidades da Fiocruz. Caminhos profissionais nos levaram a rumos diferentes, mas, sempre que o encontrava, ele perguntava pelo meu filho, pedia para ver fotos e que carinhosamente chamava de "colosso", mostrando que além de um grande diretor, gestor, profissional de saúde, ele era um ser humano que se preocupava com o próximo. Ivo foi uma daquelas pessoas que dificilmente você encontrará na vida novamente. Perde a ENSP. Perde a Fiocruz. Perde a saúde pública brasileira. Perdemos todos nós com Ivo nos deixando." - Antonio Fuchs, jornalista do INI/Fiocruz

• "É com coração apertado de tristeza que presto minha homenagem à Antonio Ivo de Carvalho, pensador, gestor, mestre que muito contribuiu para as causas civilizatórias da saúde pública no país. Ivo me mostrou caminhos desafiadores da gestão, com a ousadia de uma visão de futuro. Como amigo, agradeço a confiança, os ensinamentos e o carinho." - 
Elyne Montenegro Engstrom, pesquisadora da ENSP/Fiocruz

• "Grande consternação, nestes tempos tristes, com a perda repentina de Antonio Ivo. Colega, amigo, diretor, interlocutor de grande qualidade, justo e elegante no trato das relações institucionais e pessoais. Devo a ele a gratidão e reconhecimento pela forma acolhedora e respeitosa como conduziu a incorporação do Centro de Referencia Helio Fraga à Fiocruz e apoiou nossa gestão e as medidas tomadas. 

Meu abraço à Ana Furniel e à sua família, e os melhores sentimentos." - Margareth Dalcolmo, pesquisadora da ENSP/Fiocruz

• "Tive o privilégio e honra de conviver e trabalhar com Antonio Ivo durante meus 20 anos de Fiocruz. Aprendi com um grande mestre a importância no nosso trabalho na Fiocruz para o fortalecimento do SUS e, principalmente, o respeito e o orgulho de ser um servidor público no seu sentido mais nobre de contribuir para qualidade de vida e de saúde da nossa sociedade." - Marcelo de Amaral Wendeling, diretor administrativo da Fiotec

• "Conheci Antonio Ivo nos anos 1990 como professor, quando fiz iniciação científica e, depois, residência na ENSP. Anos depois, foi meu colega de departamento, diretor da ENSP por uma década e, finalmente, convivemos na equipe da Presidência da Fiocruz, em que ele atuou como coordenador do Centro de Estudos Estratégicos. Teve uma trajetória profissional admirável na luta pela democracia, pelo direito à saúde e pelo SUS, desde os anos 1970, nas várias posições que ocupou. Era também uma pessoa maravilhosa de se conviver: animado, criativo, engraçado e gentil. Ivo fará muita falta nesta dimensão, mas espero que suas ideias, valores e espírito militante sejam inspiração para continuarmos na luta por uma sociedade mais justa." - *Cristiani Vieira Machado, pesquisadora da ENSP e vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz

• "Ivo foi o diretor que construiu a ENSP moderna, uma potência de abrangência realmente nacional e com reconhecimento internacional. Investiu fortemente em inovação pedagógica, com o EAD; na formação para o SUS, com a Escola de Governo; na comunicação científica com a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento; e não apenas garantiu como estimulou a autonomia intelectual e funcional dos pesquisadores. No CEE-Fiocruz, dedicou-se a montar um centro que lutasse pelo futuro do SUS e da democracia brasileira. Foi sempre um DEMOCRATA, alguém que, nas crises, orientava-nos: “Conversem e cheguem aos consensos possíveis!" - *Marcelo Rasga – pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz)

• "É grande a tristeza que sentimos hoje com a partida de nosso querido colega Antonio Ivo. Não há dúvida de que ele deixará um vazio enorme para todo o campo da saúde coletiva brasileira. Antonio Ivo, com seu brilhantismo e entusiasmo, foi um grande defensor do direito universal à saúde, e sua participação na construção e sustentação do SUS está marcada em sua trajetória de vida. Como diretor da ENSP, não só foi importante enquanto formulador de políticas de saúde, mas também por implementar importantíssimos programas de formação em saúde com visão ampliada e crítica; com certeza, marcou a atuação de inúmeros profissionais de saúde que puderam multiplicar suas ideias por todo o Brasil. Sentiremos muito esta partida. Antonio Ivo presente!" - **Gulnar Avezedo e Silva, presidente da Abrasco e professora do IMS/Uerj

• "Algumas vezes, foi medir a glicemia conosco no Centro de Saúde. Estava, via de regra, fora de controle. Gostava de comer. Conversamos sobre a insulina que tinha que iniciar. Muitos anos atrás. Parece um século. Geminiano, como eu. Muitas vezes, discordamos e concordamos. Era afetuoso. Muito. Apesar de distante tantos anos e sem notícias sobre ele, vou sentir sua falta. Saber que não está mais por aqui é profundamente diferente de saber que estava lá, do outro lado da Av. Brasil."
Beijos a todos. - Drª Celina Boga -  pesquisadora da ENSP

• "Muito triste com sua partida. Combinava uma mente brilhante, com grande capacidade de formulação e proposições, de agregar pessoas e grupos e um coração enorme. Fará uma falta imensa. Na minha geração, a marca que Ivo deixou na ENSP é fortíssima, a ponto de essas duas identidades serem imediatamente associadas. Um homem generoso, inteligente e criativo. É uma das grande marcas da nossa história institucional. Antonio Ivo presente!!!" - Carlos Machado - pesquisador da ENSP

• "Que tristeza. Ele criou o Centro de Estudos Sobre Tabaco e Saude - Cetab - com a força da Margareth. E fazia parte da nossa história pessoal de várias maneiras. Todo carinho meu e dos colegas do CETAB à família." - Valeska Figueiredo - Cetab

• "Conheci Antonio Ivo quando ainda era membro da Pastoral de Saúde da Diocese de Nova Iguaçu, época em que exercia uma importante liderança nos movimentos populares de saúde e produziu um dos textos mais fundamentais para a consolidação do campo da educação popular e da participação e controle social em saúde. O texto, publicado na revista "Saúde em Debate" em 1978, viria a se tornar uma das referências mais marcantes da estratégia do Cebes na definição da Saúde enquanto questão democrática. Seus sonhos formaram parte de nossas utopias!" - Paulo Amarante - pesquisador aposentado da ENSP

• "Estou fora do Rio e somente, agora, soube da ida do Ivo. Muito triste por ele ir tão cedo. Era tão importante pra reconstrução do país, quando ela vier. O Ivo vai fazer muita falta… suas análises sempre tão inteligentes, oportunas e não pensadas antes por nós. Seu sorriso… tudo. Estou muito impactada e triste por não poder vê-lo mais. Ana, querida, imagino você. A saudade que sentirá dele. Vamos homenageá-lo por toda a sua vida e dedicação ao nosso povo despossuído. Viva Ivo! Encontre Arouca e todos os outros no céu e nos envie sempre energias pra sobrevivermos a tudo que estamos passando e termos forças pra recomeçar. Tchau, querido amigo!" - Maria do Carmo Leal - ex-diretora interina da ENSP 

• "1974. Primeiro ano do governo Geisel. Formamo-nos em Medicina, Antônio Ivo na UFRJ e eu na UFMG. Me candidatei a residência na UNICAMP, liderada por Sérgio Arouca. Logo no 1º semestre de 1975 o ambiente se anuviou no DCM/Unicamp, inviabilizando a permanência de tantos “comunistas" e alternativos juntos, abriram a possibilidade de uma saída honrosa. Foi o marco da vinda de Arouca e seu grupo próximo para a Fiocruz. Migramos Arouca, Ana Tambellini, Célia Leitão, Chico Viacava, Célia Almeida e os "bagrinhos" (residentes), Eduardo Freese, Beth Moreira e eu. David Capistrano, Zé Rubem e outros decidiram ser sanitaristas em São Paulo. Coincidentemente, a ENSP reabriu, depois de anos pós-massacre de Manguinhos, o Curso Básico de Saúde Pública. Eduardo Costa e Arlindo se solidarizaram e nos acolheram, para um curso que já estava abarrotado por 70 alunos. Na ENSP, encontramos muitos amigos, mas logo nos enturmamos com os “comunistas" locais, cito Lúcia Souto e Antônio Ivo. Grandes amigos como Miguel Murat lá estavam também. Várias vezes fomos “surpreendidos" pelos olhos vigilantes de Oswaldo Costa que havia sido advertido pelo SNI sobre nosso perigo. Uma vez nos surpreendeu, gritando: “Doutrinando, heim?” antes de perceber que o que estava na lousa do terceiro andar, hora do almoço, era um exercício de estatística passado pelo Prof° Joir. Foi o início de uma amizade e camaraderia de 48 anos. Centenas de encontros, na gestão Buss na ENSP, hectolitros de chopp, construção do SUS, sempre inspirados in vitam e in memoriam no Arouca. Em Nova Iguaçu, na ENSP, na FIOCRUZ, no CEE, no CEBES, na ABRASCO. Do meu lado, eu no NESCON UFMG, em meu doutorado na ENSP, na OPAS, na OMS, na SGTES/MS, na UNASUS. Sempre construímos pontes. Ele se vai e, ao ir, arranca um pedaço de cada um de nós. Solidarizo-me com Ana Furniel e familiares, com profundo pesar".  - Francisco Campos - Especialista da Fiocruz e diretor do NESCON/FM/UFMG

"Antônio Ivo pensava grande. 

Brilhante, inovador, humanista! Amplo, agregador, jamais sectário!

Compor a sua equipe nos anos em que foi Diretor da ENSP foi um dos grandes presentes e desafios na minha vida profissional. A convivência com ele sempre foi uma alegria.

Me lembro de Ivo falando da importância e imensos desafios que a Direção da ENSP representou para ele, e é recapitulando alguns dos seus feitos que quero homenageá-lo. Ainda na gestão de Bermudez, como vice-diretor, Antônio Ivo foi responsável por conceber a Escola de Governo da ENSP, por implantar a Educação à Distância, por ampla rediscussão do Ensino através do “ENSP em Movimento”. Também teve papel central na formação e fortalecimento de uma Rede de Escolas de Saúde Pública. Na Direção, foi protagonista de grande crescimento da ENSP, com a oferta e demanda de inúmeros cursos de alcance nacional e internacional, fortalecimento da pesquisa e da pós-graduação, esforços de modernização administrativa, valorização da comunicação institucional. 

Antônio Ivo adorava mostrar o mapa do Brasil na sala dele, cheio de alfinetes indicando os locais que tinham pelo menos um aluno ou egresso da ENSP. Enlouquecia quem estava no seu entorno para trazer grandes debates para a ENSP. A agenda era ampla. 

Se orgulhava de ter promovido sessões inesquecíveis de abertura do ano letivo ou de celebração do aniversário da ENSP com grandes intelectuais e cinco Ministros de Estado.  Tudo bem, o contexto era outro! Sim, mas também era Antônio Ivo! 

Implantou a Vice-Direção de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, viabilizou o Programa Inova-ENSP, fortaleceu os programas de pós-graduação stricto sensu – os Programas de Pós-graduação em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia e Saúde Pública obtiveram nota 6 na avaliação de 2013, logo após o fim do seu mandato -, deu apoio incondicional para que o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria se tornasse a primeira unidade de atenção primária do país a ser acreditada pela Joint Commission International, incorporou à estrutura da ENSP o Centro de Referência Hélio Fraga. 

Um dia, nos disse que queria a reativação do Centro de Estudos da ENSP – CEESNP. A ideia era justamente promover debates relevantes para muito além dos conteúdos das salas de aula. Muitos temas... grandes presenças! Antônio Ivo tinha clareza da necessidade de pensar a Saúde de forma intersetorial. A Coordenação de Comunicação Institucional (CCI) foi espaço efervescente na sua gestão, produzindo, entre outras atividades, um boletim diário dando conta dos inúmeros eventos e atividades da ENSP no seu dia-a-dia. 

Era delicioso ouvi-lo falar dos inúmeros livros que sempre estava lendo, dos seus projetos visionários... Defendia o sistema universal de saúde incondicionalmente. Trabalhava por um país mais justo e melhor... com objetivos ousados, arrojados... em muitos depoimentos sobre ele, essas palavras não aparecem por acaso.

Fica uma saudade danada!" - Margareth Crisóstomo Portela

• "Foi no início da gestão de Antônio Ivo que a comunicação institucional ganhou novos contornos na Ensp. Era o ano de 2005 quando recebi o convite de Ana Furniel para integrar sua equipe. Um importante desafio para uma jornalista egressa da grande imprensa, com passagem pelo congresso interno e pelo portal Fiocruz. Ana e Antônio Ivo confiaram em mim. E isso fez toda diferença. Foi na Ensp e sob o olhar atento de Antônio Ivo que aprofundei meus conhecimentos em saúde pública e sobre o SUS. A Ensp foi minha escola, e Antônio Ivo, um dos mestres mais destacados na minha formação. Foram quase nove anos de trabalho e parceria, que acabaram me capacitando para novos voos. À Ana Furniel, minha  solidariedade e meu carinho; a Antônio Ivo, minha admiração e gratidão eterna". - Elisa Andries, coordenadora da Comunicação Social da Fiocruz

• "É com muita tristeza que escrevo esse texto, mas, não podia deixar de prestar minha homenagem. Entrei na ENSP para trabalhar com Antônio Ivo, em 1998, no Programa de Educação a Distância da ENSP. Aprendi muito com ele, sua capacidade de criar, inovar e ousar sempre foram fontes de incentivo e motivação para mim e, para todos que compartilhavam de suas ideias e projetos. 
Coerente com sua trajetória de vida e profissional, nunca desistiu da luta, seu propósito sempre foi o de uma sociedade mais justa, democrática, menos desigual e mais cidadã. 

A Fiocruz e a Saúde Pública perdem um de seus grandes nomes.  

Acreditou no meu trabalho, quando em 2004, ao assumir a Vice direção da ENSP, passou para mim a Coordenação Geral do Programa de Educação a Distância da ENSP, sem saber, que esse desafio e experiência transformariam por completo minha vida profissional na Fiocruz. E, por isso, serei eternamente grata. 

Levarei sempre a lembrança de seu entusiasmo pelas novas ideias e de seu sorriso farto e generoso. - Lucia Maria Dupret – Ex-Coordenadora Geral da EAD-ENSP/FIOCRUZ e Ex-Vice-Diretora de Ensino da ENSP.

• "Antônio Ivo, por mais de 30 anos, desde sua chegada ao Núcleo de Estudos Politicos Sociais e de Saúde da Ensp na Fiocruz, foi parceiro, chefe, líder amigo e criativo. Faz parte da fraternidade que se constrói para além dos laços sanguíneos no cotidiano da ação coletiva, que integrou a construção do campo da saúde coletiva, a luta pela democracia e pela construção do SUS e especialmente de seus fundamentos universais, públicos e populares, responsáveis pela garantia do direito à saúde. 

Sua energia vital e inspiração criadora mantinham ligada a antena sobre os tempos, sejam os mais favoráveis para investimentos e ações estratégicas ou os difíceis de crise e austeridade. Não parava de sonhar e disparava flechas de luz para abrir novos caminhos - EAD, Escola de Governo, Ensp em Movimento, ampliação e renovação da pós-graduação e da pesquisa em saúde, Teias, Centro de Estudos Estratégicos, espaço de reflexão critica e debate. Vai fazer falta na vida pública e institucional da Fiocruz e também na vida privada dos amigos que fazia em sua constante intervenção no saber e nas práticas em saúde a base de leituras e muita conversa. 

O universo de ideias e ações que propôs apoiava-se sempre na liberdade e na inovação da educação e da gestão em saúde pública como fontes e princípios de cidadania". - Maria Helena Magalhães de Mendonça, pesquisadora do Daps/Ensp.

• "Prof Antônio Ivo! Esse grande homem tem imensa importância na vida de muita gente! Nosso eterno diretor, eterno pai, eterno amigo. Sou imensamente grata por todas oportunidades e incentivos que me deu, especialmente na vida acadêmica! Grande perda na nossa luta pela ciência, pelo conhecimento, pelo SUS!" - Sonali Mota, servidora Fiocruz/Mestra em Saúde Pública/ENSP, gestão Antônio Ivo

• "Que perda enorme! Antonio Ivo representa tudo o que tem sido dito por tantos em todas as homenagens feitas a ele!

Sua história pessoal, sua história na política nacional e no setor saúde, sua história junto a movimentos sociais e a sua história no desenvolvimento da Fiocruz - toda esta trajetória simboliza a sua vida.
Como diretor da nossa escola, ampliou os espaços institucionais de Ensino, Pesquisa e deu vida à Escola de Governo. Em todas estas atividades, deu um grande impulso para fora dos espaços institucionais por meio da intensa cooperação com instituições públicas e sociais.

As marcas da sua administração viraram elementos que definem a própria Ensp.

Antonio Ivo empregou a sua energia nesta mesma vocação para a ação direta na sociedade política e civil quando criou o Centro Estratégico da Fiocruz - sua última grande iniciativa!

Há também a perda pessoal de um grande amigo. Generoso, companheiro e incentivador.
Difícil imaginar que o Ivo não está por aqui no dia a dia.
Que tristeza. Agora ficam as boas memórias de uma vida bem vivida!" - José Mendes Ribeiro, DCS


• "Com grande pesar escrevo essas palavras em homenagem ao querido Antônio Ivo. Quando cheguei na Ensp ele era o diretor. Tive o privilégio de trabalhar diretamente com ele entre 2007 e 2013, na Assessoria de Cooperação Social da Ensp, espaço que ele valorizava muito, e que fazia interlocução inovadora com a comunidade de Manguinhos.  

O Ivo era sempre muito atencioso, criativo, incentivador e aberto a novas ideias. Foi um grande aprendizado para mim, recém concursada, compor a sua equipe.  Mais tarde, a partir de 2011, ele me apoiou integralmente no desafio que foi a parceria com a Secretaria Nacional de Juventude, para colaborar com o Plano Juventude Viva, que lutava para o fim da violência contra a juventude negra.

Trago muitas boas lembranças desse homem tão gentil, engraçado e brincalhão.  Ao mesmo tempo, sério, comprometido e extremamente responsável com os rumos da saúde pública brasileira.  

Ivo você deixa saudades e um grande exemplo de luta e compromisso.  Seguiremos esse caminho.  

Com carinho e um grande abraço à Ana Furniel e toda a sua família". - Mayalu Mattos, pesquisadora do Claves

• "Antonio Ivo sempre será lembrado em nossa Escola por sua capacidade de ouvir, debater e olhar longe. Sempre que eu o encontrava, era recebido com um largo sorriso e muita curiosidade sobre o que eu estava trabalhando na altura. 
Ah Ivo, nem acredito que tenha nos deixado. Vais fazer muita falta." - Jose Luiz Telles, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

• "Antonio Ivo foi vibrante, visionário, inovador, um grande mestre e o fortalecimento do CEP/ENSP foi uma das marcas de sua gestão. Sua importância será sempre contada em nossa história e seguiremos honrando seu desejo, de que a ENSP fosse uma referência em ética em pesquisa. Antonio Ivo presente!" - Comitê de Ética em Pesquisa da ENSP

• "É impossível não ficar emocionado com a partida prematura de Ivo, a quem tive o privilégio de conhecer ainda na década de oitenta, na política, e depois na SES-RJ, na gestão Arouca. Reencontra-lo na Ensp foi uma enorme alegria, pois era uma pessoa da maior seriedade, compromisso e gentileza. É impossível não reconhecer e prestar todas as reverências à sua atuação como ator estratégico na Reforma Sanitária brasileira e na adequação da Ensp aos tempos atuais. Impossível, para mim, também seria não reconhecer e mais uma vez agradecer, pelo apoio integral que ele deu à criação do Programa em associação em Bioética, ética aplicada e saúde coletiva. Sem ele na direção da Ensp naquele momento eu sei que seria muito mais difícil criar o programa naquele ano. Sinto muitíssimo ter que me despedir dele assim, mas é ótimo poder manifestar ao mundo a minha admiração pela sua pessoa e o quanto que sua perda, ainda que eu não privasse de sua vida fora do trabalho, significa para mim. Levarei seu exemplo para o que ainda resta de minha vida. Para a sua família e amiges, meu afeto e meus sentimentos". - Sergio Rego, pesquisador da Ensp.

• "Quando convidei o Antonio Ivo para ser pesquisador na FIOCRUZ, no NUPES que eu coordenava, tive em conta que ele era tinha um perfil muito singular: sua trajetória como liderança do movimento popular de saúde, sua experiência de gestor na secretaria de saúde, sua excepcional contribuição acadêmica na análise dos conselhos como uma articulação entre Estado e Sociedade que inaugurava uma nova arquitetura democrática. Mas, o que descobri foi que além das suas qualidades acima mencionadas, tratava-se de um ser humano generoso, amoroso, ético, acolhedor. Muitos anos depois foi ele que me acolheu no Centro de Estudos Estratégicos (antigo NUPES) como sua pesquisadora. Antonio Ivo era ranzinza, reclamava da idade e da sequelas que deixava em seu corpo. Sendo da mesma idade, brigávamos pela preservação da vida de formas muito distintas. Mas, tínhamos o mesmo tesão pela política, o mesmo compromisso pela luta da Reforma Sanitária e defesa do SUS. Tenho certo que ele era muito mais amplo, generoso e estratégico em sua visão da saúde no Brasil. Você nos deixou em um momento difícil, companheiro. Mas, tenho certeza que você encontrará nossos amigos Arouca e Mário Hamilton que também nos deixaram na sua tenra idade. Tome uma com eles, explique que estamos sem um rumo claro e confusos. Nessa pajelança, baixem suas luzes pelos que ficamos aqui". - 
Sonia Fleury, pesquisadora da CEE/Fiocruz

*Depoimentos cedidos pelo Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz
**Depoimentos cedidos pela Abrasco

Imagem 1 - Acervo ENSP
Imagem 2 - Acervo ENSP 
Imagem 3 - Homenagem do Daps
Imagem 4 - Homenagem ICICT
Imagem 5 - Acervo ENSP
Imagem 6 - Homenagem Claves 

Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Companheiros homenageiam Antonio Ivo de Carvalho