Busca do site
menu

ENSP contrata programa Grammarly para apoio à pesquisa e gestão

ícone facebook
Publicado em:06/05/2021
A vice-direção de Pesquisa e Inovação da ENSP acaba de contratar o programa Grammarly, para revisão e correção de textos em inglês, com recursos para a verificação de similaridade, instrumento necessário para a detecção de plágios. Por meio de recursos do Projeto de Apoio ao Fortalecimento da Pesquisa, coordenado pela analista em Saúde Pública, Ana Paula Maricato, essa nova ferramenta passa, agora, a ficar disponível para todos os servidores em atividade de pesquisa da ENSP, e também para as equipes de gestão e administração da Unidade, e para o atendimento das cooperações internacionais.

Trata-se de um software on-line com as funções de verificador de gramática, verificador ortográfico e uma plataforma de detecção de plágio para o idioma inglês americano, inglês britânico e inglês canadense e inglês australiano, desenvolvido pela Grammarly, Inc. O software foi lançado pela primeira vez em julho de 2009. Os recursos de revisão conferem mais de 250 regras gramaticais.

Licenças destinadas ao uso dos estudantes e colaboradores externos da pós-graduação foram deixadas sob gestão da vice-direção de Ensino da ENSP, ampliando, assim, o alcance e o acesso ao programa. Uma licença exclusiva foi destinada ao Cadernos de Saúde Pública.

Segundo Ana Paula, o Grammarly, já utilizado por grande parte dos pesquisadores que haviam testado a versão livre de custos, pode, desde o mês de abril, ser utilizado na sua versão mais completa. A assinatura deste programa foi feita por doze meses, assegurando seu uso até março de 2022. Pela limitação de recursos, não foi possível proporcionar licenças individuais, devendo as mesmas serem compartilhadas pelos interessados.

Após discussão e deliberação no Colegiado de Pesquisa, foi feito levantamento dos pesquisadores da ENSP interessados em utilizar o Grammarly e, posteriormente, foi definida a quantidade de licenças a ser adquirida, a sua distribuição proporcional à demanda apresentada por cada setor, e a maneira de disponibilizar com segurança o acesso rotativo ao programa.

A distribuição das licenças de uso e sua destinação foram: DAPS (3); DCB (1); DCS (2); CLAVES (2); DIHS (2); DENSP (2); DEMQS (3); DSSA (2); CRPHF (2); CSEGSF (1); CESTEH (3); NAF (1); VDPI (2); VDE (2); VDEGS (1); CSP (1).  Em cada setor atendido, um servidor ou terceirizado foi designado pela chefia imediata para atuar no controle de acesso de cada licença, e sua colaboração será importante no sentido de dar retorno à Direção do uso de mais este recurso de apoio à produção científica e ao trabalho de gestão na ENSP.

Foi desenvolvido um tutorial (anexo) para auxiliar os pesquisadores na utilização do software e encaminhado para todos os responsáveis pelas senhas de utilização do Grammarly. 



Seções Relacionadas:
Pesquisa

Nenhum comentário para: ENSP contrata programa Grammarly para apoio à pesquisa e gestão