Busca do site
menu

Aplicativo que notifica fake news completa 1 ano de existência

ícone facebook
Publicado em:10/02/2021
Por: Danielle Monteiro

Desenvolvido para que usuários notifiquem conteúdos impróprios em veículos de comunicação, mídias sociais e whatsapp, o Eu fiscalizo comemora, nesta quarta-feira (10/02), seu primeiro aniversário. Ao longo de um ano de existência, o aplicativo recebeu uma série de denúncias de fake news relacionadas, principalmente, à Covid-19. Durante o período, já serviu como base para a produção de estudos e relatórios sobre notícias falsas associadas à doença, contribuindo para que a sociedade tire suas dúvidas e obtenha esclarecimentos junto à Fiocruz, de forma simples e rápida, a respeito de informações veiculadas sobre o tema.

Idealizado com base no projeto de pós-doutorado da pesquisadora Claudia Galhardi na ENSP, o app tem como objetivo permitir que a sociedade exerça sua cidadania e o direito à comunicação e entretenimento de qualidade no que tange à produção, circulação e consumo dos produtos midiáticos, veiculados pela TV aberta comercial, TV por assinatura, serviço de streaming, jogos eletrônicos, cinema, espetáculos, publicidades e mídias sociais.

“Para chegarmos até aqui, foi e continua sendo importante a colaboração da sociedade no monitoramento de conteúdos impróprios veiculados nos meios de comunicação e, sobretudo, as fake news que circulam nas plataformas digitais e whatsapp”, reforça a pesquisadora e autora do app, Claudia Galhardi.

Além de registrar conteúdos inapropriados, o Eu fiscalizo informa as datas das notificações e permite o envio de fotos, vídeos e mensagens de texto, como sugestões, elogios e reclamações.

As denúncias de conteúdos veiculados nas TVs aberta e fechada, em serviço de streaming, espetáculos e cinema, são enviadas pela Fiocruz à Coordenação de Política de Classificação Indicativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Já os conteúdos inapropriados divulgados em publicidades são encaminhados ao Instituto Alana. O material recebido também será convertido em um Banco de Dados, dividido por categorias de acordo com o tipo de meio de comunicação em que o conteúdo foi publicado. A partir dos dados compilados, serão gerados relatórios que servirão para a produção de conhecimento acadêmico, bem como base para a elaboração de políticas públicas. 

Viu algum conteúdo falso sobre a Covid-19? Baixe o Eu fiscalizo na App Store ou no Google Play e notifique!


Saiba mais sobre o Eu fiscalizo


Conheça os estudos gerados com base nas notificações recebidas pelo Eu fiscalizo




Nenhum comentário para: Aplicativo que notifica fake news completa 1 ano de existência