Busca do site
menu

Projetos da ENSP são contemplados em edital inova sobre territórios sustentáveis e saudáveis no contexto da pandemia

ícone facebook
Publicado em:08/02/2021
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) teve 11 projetos contemplados no edital Inova Territórios Sustentáveis e Saudáveis no contexto da pandemia Covid-19, organizado pela Presidência da Fiocruz, por meio das Vices presidências de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS), de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) e de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS). O objetivo da chamada foi apoiar estratégias territorializadas de convívio com a covid-19 que sejam estruturantes na superação das situações de vulnerabilidades socioambientais e possam ser referências para a aplicação em outros contextos pós-pandemia.

A Vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da ENSP Sheila Ferraz Mendonça, destaca, com grande satisfação, a participação da Escola nos resultados aprovados no edital. “Tivemos 11 projetos aprovados coordenados por pesquisadores da ENSP. Esses 11 projetos representam 65% dos projetos submetidos. Além disso, tivemos participação como instituição colaboradora em mais oito projetos também aprovados, com ou sem reparos, o que significa uma participação importante e muito expressiva no conjunto total de projetos aprovados pelo edital da presidência”. 

Segundo ela, cinco departamentos da ENSP estão representados nos projetos aprovados (Centro de Saúde, Cesteh, Densp, Demqs, DSSA), além da Vice-Direção de Escola de Governo em Saúde (VDEGS). Para a Vice-diretora, isso confirma a importância da competência da ENSP nessa área na qual a questão social está fortemente colocada, cumprindo plenamente a missão da Escola. “Estamos muito satisfeitos com o resultado desse edital e esperamos que todos os projetos sejam muito bem sucedidos. Estamos aqui para apoiar os colegas, inclusive através do Núcleo de Inovação Tecnológica quando necessário”, destacou ela. 

Confira, abaixo, os projetos da ENSP recomendados e os projetos recomendados com ajustes. 

Recomendados:

Nome do projeto: O povo cuidando do povo. Identificar os desafios ao enfrentamento da COVID-19 em quatro territórios em situação de vulnerabilidade social no estado do Rio de Janeiro para potencializar estratégias da campanha Nós por Nós. Coordenação: Carolina Burle de Niemeyer, pesquisadora da Vice-Direção de Escola de Governo em Saúde (VDEGS).

Nome do projeto: Conexões entre agroecologia, moradia digna e cuidado na construção de territórios urbanos sustentáveis e saudáveis em tempos de covid-19: potencialidades para a redução de vulnerabilidades e a promoção emancipatória da saúde no Rio de Janeiro e Salvador. Coordenação: Marcelo Firpo de Souza Porto, pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh). 

Nome do projeto: Saúde Única no Pantanal: Participação da sociedade na vigilância de emergência de zoonoses como efeito pós-incêndios no território e formação de estratégias integradas de prevenção e controle. Coordenação: Marcia Chame, pesquisadora do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp).

Recomendado com ajustes:

Nome do projeto: Tecnologias sociais contribuindo para modificações em comunidades da Sub-bacia do Canal do Cunha. Coordenação: Adriana Sotero Martins, pesquisadora do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA).

Nome do projeto: Big Data para informações e monitoramento de territórios sustentáveis pós-pandemia de Covid19. Coordenação: Joaquim Teixeira Netto, pesquisador do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF).

Nome do projeto: Governança territorial intersetorial para a promoção da saúde e o desenvolvimento local sustentável no contexto da Covid-19 e na pós-pandemia. Coordenação: Jorge Azevedo de Castro, pesquisador do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp).

Nome do projeto: Segurança alimentar e nutricional, condições de saúde e taxa de infecção por SARSCov 2 em entregadores de refeições via plataformas digitais no contexto da pandemia de Covid-19, um estudo epidemiológico multicomponente. Coordenação: Leticia de Oliveira Cardoso, pesquisadora do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde (Demqs).

Nome do projeto: Babaçu livre: ação educativa integradora das quebradeiras de coco babaçu do Maranhão, dirigida à formação, ao fortalecimento da cadeia de valor, ao autocuidado da saúde e redução de vulnerabilidades relacionadas à pandemia de covid-19. Coordenação: Liliane Reis Teixeira, pesquisadora do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh). 

Nome do projeto: Transmissão de saberes e práticas inovadoras nas favelas do Rio de Janeiro no enfrentamento da pandemia de covid-19 como mecanismo de sustentabilidade. Coordenação: Marcelo Fornazin, pesquisador da Vice-Direção de Escola de Governo em Saúde (VDEGS).

Nome do projeto: Avaliação dos impactos à saúde decorrentes da exposição humana aos incêndios florestais, associados à Covid-19 nos territórios de Cáceres, Poconé e Barão de Melgaço no Mato Grosso. Coordenação: Sandra de Souza Hacon, pesquisadora do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp).

Nome do projeto: Plataforma para mapeamento participativo de enfretamento de emergências sanitárias e desastres. Coordenação: Simone Santos Oliveira, pesquisadora do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh). 

Sobre o Programa Institucional Territórios Sustentáveis e Saudáveis

A chamada integra o Programa Institucional Territórios Sustentáveis e Saudáveis - PITSS e o Programa Fiocruz de Fomento à Inovação – Inova Fiocruz, cujos objetivos gerais são, respectivamente, induzir, articular e fortalecer ações territorializadas que promovam saúde e sustentabilidade nos territórios e incentivar ambientes favoráveis à pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação em saúde em todas as áreas de atuação da Fiocruz.

Acesse aqui o resultado do edital na íntegra.


Nenhum comentário para: Projetos da ENSP são contemplados em edital inova sobre territórios sustentáveis e saudáveis no contexto da pandemia