Chefe do Nust/CST/Cogepe fala sobre a importância da realização dos exames periódicos
O Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust/CST/Cogepe) da Fiocruz vem mantendo ciclos dos exames periódicos dos servidores públicos federais, e a unidade da vez é a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Esse tipo de exame é fundamental para avaliação do estado de saúde dos servidores, de forma individual e coletiva, além de cumprir uma meta institucional anual. Em entrevista ao Meu Portal ENSP, a chefe do Nust/CST/Cogepe, Attatianna Miranda, fala sobre as metas a serem cumpridas, detalha quem está apto a realizar o procedimento, destaca a importância da realização desse tipo de exame para o servidor e para a instituição e comenta a como o Nust simplificou a forma de realização. Confira.
Meu Portal: Qual é a importância do exame periódico?
Attatianna Miranda: O exame periódico de saúde nos possibilita realizar uma avaliação global do estado de saúde dos servidores de uma determinada unidade, departamento ou setor. Nesse procedimento, apesar de a avaliação ser realizada de forma coletiva, não deixamos de levar em consideração a avaliação individual de saúde de cada servidor. É uma oportunidade para a instituição e para o próprio servidor possuírem uma visão geral do estado de saúde.
Meu Portal: Quais são os prazos para o atual ciclo do Exame Periódico?
Attatianna Miranda: Para adquirirmos um olhar mais setorizado, convidamos uma ou duas unidades por vez. Agora, é a vez da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Iniciamos a realização do procedimento dia 23 de setembro, e faremos os exames até 31 de dezembro de 2019.
Meu Portal: Quais são os critérios de elegibilidade dos servidores?
Attatianna Miranda: Estão aptos os servidores ativos sob o regime jurídico estatutário da Fiocruz em lotação oficial na unidade e os servidores ativos sob o regime jurídico estatutário cedidos de outros órgãos externos para unidade Fiocruz. Em contrapartida, não poderão realizar o Exame Periódico servidores afastados do exercício dos cargos (durante o gozo de licença de qualquer natureza), aposentados ou cedidos para órgãos externos à Fiocruz, além de servidores públicos que passaram por Exame Médico Admissional há menos de 1 ano. Para servidores lotados na unidade ENSP porém localizados em outras unidades na Fiocruz, serão observados os casos especiais para verificação do registro atualizado do atendimento.
Meu Portal: Como o Nust/CST/Cogepe organiza o fluxo de realização do exame?
Attatianna Miranda: Primeiramente, elegemos a unidade e iniciamos o processo de divulgação. Agora, em 2019, simplificamos a forma de realização do periódico, ou seja, o servidor elegível que desejar realiza-lo deve ligar para (21) 2598-4295 / (21) 3885-1662 ou encaminhar e-mail para examesperiodicos@fiocruz.br, aos cuidados de Mariana, Denyelle ou Dayane, e agendar a consulta. Após a marcação, o trabalhador receberá dois questionários no FormSUS, que devem ser preenchidos e levados no dia marcado.
Na primeira consulta, o servidor passará pela enfermagem, checará sua carteira de vacinação e terá a oportunidade de atualizá-la. Em seguida, o médico realizará anamnese e solicitará os exames já definidos legalmente para sua faixa etária e sexo. Após esse encaminhamento, o servidor será direcionado à rede credenciada para a realização dos exames e não terá qualquer custo para isso. Depois, com o resultado em mãos, o servidor marcará seu retorno e, se o estado de saúde for bom para o trabalho, o profisisonal sairá com seu atestado de saúde ocupacional (ASO). Caso seja necessário algum desdobramento, a investigação continua até que seja esclarecida a situação de saúde do servidor.
Meu Portal: Qual é a expectativa do Nust para o ciclo atual?
Attatianna Miranda: Traçarmos o perfil epidemiológico das condições de saúde dos servidores da ENSP para identificar e propor possíveis intervenções nos processos e ambientes de trabalho. Para tanto é necessário que haja uma adesão maior do que houve no ciclo anterior.
Nota da Redação: O exame periódico não é obrigatório para os servidores, mas que aqueles que optarem por não realizar devem preencher o termo de recusa. Acesse o documento.
Seções Relacionadas:
Entrevistas
Entrevistas
Nenhum comentário para: Chefe do Nust/CST/Cogepe fala sobre a importância da realização dos exames periódicos
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



