Busca do site
menu

ENSP comemora 20 anos do Programa de Atenção à Saúde do Idoso (Pasi)

ícone facebook
Publicado em:02/12/2015
ENSP comemora 20 anos do Programa de Atenção à Saúde do Idoso (Pasi)No mês de dezembro, o programa da ENSP que funciona como um catalisador para os idosos do território de Manguinhos, o Pasi, completa 20 anos de existência. Desde a sua criação - uma iniciativa do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) -, busca favorecer a interação entre os participantes e estimular o empoderamento e a autogestão da vida e dos problemas dos idosos participantes. Para celebrar a data, o CSEGSF está realizando diversas atividades que abordam a questão da saúde do idoso; e ainda homenagens e apresentações de dança e coral, que envolvem os próprios integrantes do Pasi. 
 
Ao promover o resgaste da autoestima e do controle da própria vida do idoso, o Pasi se traduz em um espaço de referência e apoio emocional e gera um sentimento de pertencimento em seus participantes permitindo a troca de experiências de forma aberta e sem restrições. Confira, abaixo, a entrevista feita pela jornalista do Teias/Manguinho, Annalu Silva com o coordenador do Pasi, Carlos Bizarro, que coordena o Programa há quatro anos:
 
Quais principais mudanças são percebidas nos idosos com a participação no Programa? 
 
Carlos Bizarro: É fácil perceber que entre os principais benefícios de participação no Pasi está o fortalecimento do empoderamento individual e coletivo dos participantes, principalmente no que se refere ao acesso à informações sobre saúde em suas diversas áreas; na capacidade de decidir sobre estilos de vida, relacionados à alimentação, atividades físicas e o engajamento em atividades sociais fora do grupo, como em igrejas, associações de moradores; no acesso a programações culturais oferecidas na cidade do Rio de Janeiro e regiões do entorno, como visitas em locais históricos e turísticos; e ainda a participação no conselho deliberativo do CSEGSF, sedimentando uma importante conquista do grupo na regulamentação do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Já existem planos traçados para os próximos anos de atuação do Pasi? 
 
Carlos Bizarro: Envelhecer bem deve ser um projeto em promoção da saúde. A ideia é que a velhice possa ser vivenciada também como uma etapa de vida e ação, e não só de perdas e limitações. Pensando nisso, para o futuro do PASI, toda nossa equipe de profissionais envolvidos pretende continuar a investir na conquista de novos parceiros internos e externos para a criação e manutenção das atividades de educação em saúde, para pesquisas no âmbito da gerontologia, e na busca de alternativas que permitam que o envelhecer em Manguinhos seja uma experiência em que haja mais oportunidades contínuas, garantias de participação e segurança.
 
O que vocês pensaram para a comemoração dessas duas décadas de atuação?
 
Carlos Bizarro: Por ser uma data tão importante - apesar da data oficial ser 9/12/2005 -, o dia 2 de dezembro a data que conseguimos para organizar melhor a comemoração. E assim  pudemos elaborar e realizar uma sessão solene, com a presença de representantes da presidência da Fiocruz, da direção da ENSP e do CSEGSF, além da coordenação atual e de todos os ex-coordenadores do Pasi. Na sessão de abertura, acontecerá uma mesa na qual será apresentado o Programa, sua organização, metas e atividades, além de um breve percurso histórico do mesmo, enfatizando suas propostas, alcances e resultados ao longo desses 20 anos.
 
Também haverá uma apresentação de dança sênior com a participação dos idosos do Pasi, uma das marcas registradas do grupo. A coordenação do Programa organizou também uma sessão de homenagens, na qual os principais atores que passaram e que ainda estão no Pasi receberão uma placa de agradecimento em reconhecimento à dedicação e ao trabalho prestado ao programa. Eles, de alguma forma, contribuíram para o seu desenvolvimento e manutenção junto ao CSEGSF e à população de Manguinhos. 
 
Além disso, os mais idosos do grupo do Pasi receberão uma homenagem especial em nome de todos os demais participantes. Durante as comemorações também haverá uma breve apresentação do coral do Pasi, que cantará um pout pourri de canções em celebração aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro; e uma exposição artística do senhor Adão Sabino e de artesanatos fabricados pelos participantes.

Seções Relacionadas:
Entrevistas

Nenhum comentário para: ENSP comemora 20 anos do Programa de Atenção à Saúde do Idoso (Pasi)