Busca do site
menu

Sala de apoio à amamentação do Centro de Saúde ganha certificação do MS

ícone facebook
Publicado em:08/12/2014

*Annalu Silva

Sala de apoio à amamentação do Centro de Saúde ganha certificação do MSNesta terça-feira, 9 de dezembro, às 9h, o Ministério da Saúde (MS) realiza a certificação das salas de apoio à mulher trabalhadora que amamenta dos Bancos de Leite Humano (BLH) e postos de coleta. Com a proposta de contribuir para a continuidade da amamentação, as salas são especialmente preparadas dentro do ambiente empresarial, visando permitir que a mulher-mãe que amamenta possa de forma segura retirar seu leite e levá-lo para seu filho após a jornada de trabalho. A sala de apoio a amamentação do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP receberá a certificação.

Entre as diversas ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno desenvolvidas pelo Ministério da Saúde a ação da Mulher Trabalhadora que Amamenta (MTA) inclui três eixos de atuação: o direito à licença maternidade de cento e oitenta dias, o direito à creche e o direito a frequentar sala de apoio à amamentação no local de trabalho. “Neste contexto há de se destacar que no setor saúde, em particular nos hospitais, temos um grande quantitativo de mulheres em idade fértil. Olhar para este segmento com a perspectiva de cuidar de quem cuida, representa uma iniciativa pioneira que neste caso em particular é capitaneada pelo Banco de Leite Humano do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), centro de referência estadual, nacional e ibero-americano para BLHs” explicou o coordenador da Rede de Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-Br), João Aprígio Guerra.

Estarão presentes na cerimônia a coordenadora das ações de aleitamento materno do MS, Fernanda Monteiro, a consultora técnica do Ministério, Renara Araújo, o coordenador da rBLH-Br e do Programa Ibero-americano de BLHs, João Aprígio, o diretor do IFF, Carlos Maciel, a atriz e embaixadora da rBLH-Br Maria Paula Fidalgo, além de representantes dos BLHs do Estado do RJ. O evento também contará com depoimentos de mães que dividem seu tempo entre trabalho e amamentação e foram beneficiadas pelas Salas de Apoio à Amamentação de seus ambientes de trabalho.

Credenciamento dos BLH 2014

Na ocasião, ocorrerá também a entrega dos certificados de credenciamento dos BLHs do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa corresponde a uma ação integrada da coordenação geral da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério Saúde do Brasil com a Fundação Oswaldo Cruz, sob a coordenação do Centro de Referência da rBLH-Br e integra o programa de qualidade do BLH, conduzido sob a responsabilidade do IFF.

O objetivo do credenciamento é verificar o grau de conformidade que o BLH atinge na operação do Sistema de Informação da rBLH-Br. Em 2014, oito BLHs do Rio de Janeiro receberam o Certificado Padrão Ouro, que se refere ao desempenho do ano, resultado de uma avaliação com base na qualidade da estrutura física, equipamentos, capacitação profissional, produção e incentivo ao aleitamento materno. “São avaliadas as condições estruturais, de recursos humanos, assim como dados obtidos na rotina dos BLHs, com o objetivo de mensurar a qualidade da alimentação dos dados e o grau de adequação à legislação, o que refletirá na qualidade do produto e processos oferecidos por este BLH”, finaliza Danielle Aparecida, gerente do Centro de Referência para Bancos de Leite Humano.

Mais informações aqui.

*Annalu Silva é jornalista do Teias-Escola Manguinhos.


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Sala de apoio à amamentação do Centro de Saúde ganha certificação do MS