Busca do site
menu

IFF/Fiocruz oferece orientações sobre aleitamento materno

ícone facebook
Publicado em:05/08/2014
Por Marina Maria (Portal Fiocruz)
 
Entre as tantas questões que surgem para as futuras mães durante a gestação estão as dúvidas sobre a amamentação, dada a importância desta etapa para a vida do bebê e para o vínculo com o filho. Perguntas como “será que produzirei leite o suficiente?”, “meu leite é bom?”, “meu bebê vai ter a pega certa para mamar?”, “meu peito vai inflamar, rachar ou sangrar?” inundam o dia-a-dia de gestantes e, nestas horas, a possibilidade de ter um apoio profissional para dar esclarecimentos faz toda a diferença.

IFF/Fiocruz oferece orientações sobre aleitamento materno
 
Acolher essas questões ganha ainda mais importância nestes dias em que se celebra a Semana Mundial de Aleitamento Materno, de 1º a 7/8. E foi pensando em oferecer esse apoio às mães que o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz) criou, há mais de 30 anos, o Grupo Educativo de Orientação para Amamentação, como parte das ações do Banco de Leite Humano. Os encontros do Grupo são realizados semanalmente e integram a rotina de atendimento às grávidas assistidas pelo IFF/Fiocruz durante o pré-natal, acontecendo no dia do exame de avaliação da ocorrência de diabetes gestacional. Isto porque, para este procedimento, a gestante precisa colher sangue em jejum num primeiro momento, tomando em seguida um líquido concentrado de glicose e tendo que aguardar por duas horas para a segunda coleta de sangue. Neste intervalo é que acontecem as atividades, otimizando a espera das gestantes.
 
A enfermeira Nina Savoldi, coordenadora da assistência do Banco de Leite Humano do IFF/Fiocruz, explica que o objetivo do Grupo é a promoção e a proteção do aleitamento materno e que, embora receba prioritariamente futuras mães em atendimento pelo Instituto, também é aberto a outras gestantes interessadas, de acordo com o limite do espaço, capaz de receber até 15 pessoas. Acompanhantes das gestantes também são bem-vindos aos encontros, que contam com o trabalho de uma equipe multidisciplinar formada por profissionais do Instituto, entre psicólogas, enfermeiras e fisioterapeutas. 
 
Escutar, trocar e informar
 
Como palavras de ordem para a dinâmica de trabalho do Grupo Educativo de Orientação para Amamentação estão “escutar”, “trocar” e “informar”, associadas aos princípios que norteiam a metodologia colaborativa dos encontros. “A base filosófica da orientação do Grupo na parte educativa e metodológica é Paulo Freire. Não é uma aula para as mães, nem é para ninguém chegar fazendo discurso. A metodologia de Paulo Freire propõe que a temática do dia surja da demanda, ou seja, das mães presentes, numa construção coletiva. Mas têm, ao mesmo tempo, informações que devem ser passadas”, ressalta Nina Savoldi.
 
O Grupo Educativo também está associado aos “Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno” previstos para maternidades consideradas iniciativa Hospital Amigo da Criança, como é o caso do IFF/Fiocruz. Concedido ao Instituto em 1999 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e reconhecido pelo Ministério da Saúde, este título, entre outras ações, estabelece que as unidades de saúde informem sobre as vantagens e manejo do leite materno e encorajem a criação de grupos de apoio à amamentação. 
 
Com base nestes Dez Passos, diferentes etapas conduzem o trabalho do Grupo. De acordo com a coordenadora Nina, a primeira é uma rodada de apresentação, seguida por uma conversa sobre as vantagens da amamentação, uma outra etapa de esclarecimentos, exibição de vídeo, jogo de perguntas e respostas e, por fim, uma avaliação coletiva da atividade. Materiais didáticos são utilizados para a demonstração de algumas recomendações e disseminação de informação, a fim de fortalecer a importância da amamentação, descrita pela psicóloga Silvia Lopes, também da equipe do Banco de Leite Humano do IFF/Ficoruz, como uma experiência rica e que requer orientação.   
 
“A amamentação é a certeza de um bom início de vida. É uma experiência complexa, que favorece a boa nutrição do bebê e a proteção dele de doenças infectocontagiosas, infecciosas, respiratórias, infecções intestinais etc. Além disso, ajuda o bebê no sentido de uma vinculação com a mãe e a família, o que marca a diferença no desenvolvimento emocional e da fala. A amamentação é tão ampla e rica que acreditamos que a orientação faz realmente a diferença neste apoio.” 
 
Informação para o empoderamento das gestantes
 
Segundo Nina Savoldi, no final do encontro e depois do intercâmbio de vivências e informações, o objetivo é que as mães participantes se sintam empoderadas, convictas do papel relevante da amamentação, por mais experiência que já tenham com a maternidade. E entre as recomendações que precisam ser transmitidas em cada encontro estão: a importância da amamentação exclusiva até o sexto mês de vida da criança, em função de aspectos nutricionais e imunológicos importantes para a formação do bebê; o não uso de recursos artificiais, como chupetas e mamadeiras, para evitar a confusão de bico pelo bebê; a prevenção de intercorrências com a mama, como rachaduras no mamilo, mastites e sangramentos; a importância do contato precoce com o bebê imediatamente após o parto; entre outras.
 
Para Angélica Lima, 37 anos, gestante atendida no IFF/Fiocruz com um quadro de gravidez de risco pela idade avançada e histórico de diabetes gestacional, participar do Grupo Educativo de Orientação para Amamentação, bem como de outras iniciativas do Instituto, têm proporcionado acesso à informação de qualidade e cuidado. Em sua quarta gestação, à espera agora de Rebeca, Angélica destaca: “Achei excelente a iniciativa do Grupo, não só do Banco de Leite, mas de outros do IFF, porque não existe em outras maternidades esse cuidado e carinho tão grande com as gestantes. Acho que a informação evita outros problemas lá na frente e até o retorno da mãe ou da criança numa emergência. É uma iniciativa muito boa e confesso que me sinto privilegiada, porque meus outros filhos nasceram em hospital particular e eu não tive nenhum tipo de assistência como estou tendo aqui.”
 
Serviço
 
Grupo Educativo de Orientação para Amamentação
Data e horário: todas quartas e quintas-feiras, das 8h às 10h
Local: IFF/Fiocruz
Endereço: Av. Rui Barbosa, 716 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2554-1700
 
O grupo é voltado para mulheres em atendimento no Instituto e aberto para gestantes visitantes e seus acompanhantes. É necessário que as interessadas liguem para o Instituto antes e confirmem a participação, em função do limite de vagas. Outras orientações sobre amamentação também podem ser obtidas no IFF, no ambulatório aberto do Banco de Leite Humano.

Foto: Portal Fiocruz

Fonte: Portal Fiocruz
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: IFF/Fiocruz oferece orientações sobre aleitamento materno