Busca do site
menu

Especialistas falam sobre os 50 anos do Golpe Militar

ícone facebook
Publicado em:02/05/2014

Especialistas falam sobre os 50 anos do Golpe MilitarA Direção da ENSP, em parceria com a Comissão Nacional da Verdade da Reforma Sanitária (CVRS), organizou um encontro, no dia 30 de abril, para debater os 21 anos em que o Brasil viveu sob a ditadura militar.

O Informe ENSP e a WebTV ENSP colheram depoimentos, em vídeo, de pesquisadores, escritores, jornalistas, professores, entre outros, que participaram deste importante debate para a sociedade brasileira.

O evento apofundou uma reflexão a respeito dessa experiência histórica e o legado para o presente e futuro próximo. O debate 50 anos do golpe militar no Brasil: visões militantes foi coordenado por Anamaria Tambellini, presidente da CVRS, e Eduardo Stotz, pesquisador da ENSP.

50 anos do golpe militar no Brasil: visões militantes

Durante o mês de março uma parte do noticiário nacional foi dedicada à recordação dos 50 anos decorridos do golpe militar que, em 1964, depôs o presidente eleito João Goulart e iniciou a mais longa ditadura de nossa história republicana. Os debates envolveram instituições da sociedade civil e públicas, pautando-se, em grande medida, na atuação da Comissão Nacional da Verdade, em funcionamento desde maio de 2012. Na imprensa predominaram, portanto, matérias relacionadas à violência estatal vistas sob o ângulo do arbítrio e a busca de informações sobre mortos e desparecidos nos cárceres da ditadura militar.

Nos debates acadêmicos houve maior aprofundamento, trazendo-se à tona questões relacionadas às raízes e à caracterização do golpe militar de 1964, ao processo de instauração e natureza de classe do regime, suas bases sociais e o papel das instituições públicas e privadas na sua sustentação. Outros aspectos importantes abordados nestes debates dizem respeito às mudanças econômicas, sociais e políticas deste período, assim como a resistência social que culminou na redemocratização política do país, expressa na anistia, nas constituinte de 1988 e nas eleições diretas de 1989.

Confira.

 


Seções Relacionadas:
Entrevistas Vídeos

Nenhum comentário para: Especialistas falam sobre os 50 anos do Golpe Militar