Busca do site
menu

Humanidade na saúde: foco da Radis de fevereiro

ícone facebook
Publicado em:12/02/2014
Humanidade na saúde: foco da Radis de fevereiroOs temas debatidos no 6º Congresso de Ciências Sociais e Humanas em Saúde foram abordados pela edição 137, de fevereiro de 2014, da Revista Radis, que está on-line. Na matéria de capa, evidencia-se os diálogos travados em palestras, mesas redondas e grandes debates na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), entre 13 e 17 de novembro de 2013, que fizeram emergir a necessidade de recolocar os sujeitos no centro de políticas, pesquisas e ações de saúde. Durante o evento, o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, indicou que as ciências sociais e humanas são, justamente, o espaço privilegiado para articular visões tão diversas da saúde. “São capazes de alargar campos e objetos de estudo, de modo a conseguir responder às demandas de cada conjuntura”.
 
A reportagem ‘Registro, justiça, reparação’ trata da Comissão da Verdade da Reforma Sanitária, braço da Comissão da Verdade no campo da Saúde, que foi instaurada em âmbito nacional pela Lei 12598, de 2011, com o objetivo de examinar e esclarecer as violações de direitos humanos praticadas pelos agentes do Estado entre 1964 e 1985. A proposta da criação da Comissão da Saúde foi formulada por Anamaria Tambelinni, professora aposentada da ENSP e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A sugestão foi aprovada por unanimidade no 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, em novembro de 2012, em Porto Alegre.
 
Outra matéria dessa edição da Radis, ‘Transtornos e sintomas: o que é ser normal?’, levanta como preocupações a saúde diante da heterogeneidade humana, o modo de separar interações pessoais e processos subjetivos de transtornos e sintomas passíveis de serem tratados com medicamentos, além da controvertida quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.
 
A campanha da Organização Mundial de Saúde que busca dar visibilidade à doença de Chagas tem um samba como música-tema e é parte do Projeto de sensibilização e visibilização das pessoas afetadas pela doença de Chagas (Prosevicha). Este é o assunto da seção Comunicação e Saúde da Radis. De acordo com a matéria, a ideia é utilizar a música como ferramenta de sensibilização nas áreas do mundo onde a doença está presente.
 
Essas e outras reportagens podem ser lidas na íntegra da Radis de número 137. 

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Radis

Nenhum comentário para: Humanidade na saúde: foco da Radis de fevereiro