Novo site traz informações sobre desastres e saúde
Às vésperas dos temporais e enchentes que assolam as regiões Sul e Sudeste do Brasil, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) lança o site Centro de Conhecimento em Saúde Pública e Desastres, que integra o Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes) da Fiocruz. O novo ambiente digital, que contém materiais sobre temas relacionados com saúde em emergências e desastres, foi lançado em meados de dezembro por meio de webconferência com representantes da ENSP, Fiocruz, Opas, Ministério da Saúde e de outras instituições. “O site reúne produções científicas, guias e manuais produzidos no Brasil. Esses produtos serão constantemente atualizados, de forma a divulgar experiências exitosas. Materiais de outros países da América Latina também estão incluídos neste ambiente, que considero um ponto de conexão entre pessoas e experiências”, afirmou o coordenador técnico do projeto e pesquisador da ENSP, Carlos Machado de Freitas.
O site do Centro de Conhecimento em Saúde Pública e Desastres é dirigido a profissionais e gestores da saúde, além de outros setores que trabalham com o tema, como meio ambiente, assistência social, organizações não governamentais que atuam em desastres e voluntários que lidam com o tema. “Nós nos esforçamos para lançar o ambiente ainda em dezembro, antes do início das chuvas fortes, uma vez que o material nele disponível poderá contribuir para evitar maiores desastres para a sociedade brasileira”, explicou o coordenador.
Para o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, o site representa a primeira iniciativa na consolidação do Cepedes/Fiocruz, movimento que marca o compromisso da Fundação com os grandes desafios da atualidade para a saúde pública. “A ENSP oferece um excelente suporte ao Cepedes por possuir uma longa experiência na gestão da informação e conhecimento em saúde pública”, afirmou.
Para o vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Valcler Rangel, é muito importante que a Fundação, em parceria com outras instituições, assuma essa agenda cujo desafio é trazer para a saúde pública a questão dos desastres naturais, muito ligados às mudanças climáticas. “Nesses últimos anos, assistimos a situações de perdas de vida que afetam drasticamente a população. Isso vai contra o papel da saúde pública. Acreditamos que todo o conhecimento produzido e disponibilizado no site contribuirá de forma efetiva para minimizar riscos e desastres daqui pra frente”, ressaltou.
Centro de Conhecimento em Saúde Pública e Desastres
O site do Centro de Conhecimento em Saúde Pública e Desastres conecta informações, conhecimentos e experiências de outras unidades da Fiocruz, de instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais, do Ministério da Saúde, de secretarias estaduais e municipais de saúde, de outros setores governamentais, como os Ministérios da Integração Nacional, das Cidades e do Meio Ambiente, e de entidades relacionadas ao tema nas esferas estadual e municipal.
Conforme explicado no site, os desastres impactam significativamente sobre a saúde pública. Assim, a redução do impacto das emergências e desastres em saúde é uma das funções essenciais da saúde pública. A parceria entre a ENSP, a Fiocruz, como Centro Colaborador em Saúde Pública e Ambiental, e a Opas/OMS resulta nesse espaço virtual, que busca uma melhor preparação para situações de emergência e socorro em casos de desastres para reduzir os riscos e melhorar o preparo para enfrentar os desastres e a resposta a eles em termos de saúde.
Para conhecer o Centro de Conhecimento em Saúde Pública e Desastres, basta acessar www.ensp.fiocruz.br/desastres.
O lançamento do site foi destaque no jornal Repórter Brasil, da TV Brasil, na noite de 19 de dezembro. Confira a íntegra da reportagem clicando aqui.
Divulgação Científica