Busca do site
menu

Centro de Prevenção de Desastres em destaque na imprensa

ícone facebook
Publicado em:25/09/2012

Centro de Prevenção de Desastres em destaque na imprensaA criação do Centro de Estudos e Pesquisas de Desastres no campus Manguinhos ganhou destaque na edição de terça-feira (25/9) do Jornal do Commercio. Em abril de 2012, a Presidência da Fiocruz instituiu um grupo técnico para o desenvolvimento das atividades do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes), no âmbito do Centro de Estudos e Pesquisas de Desastres, uma parceria iniciada em dezembro de 2010 que envolve a Fiocruz, a UFF, a UFRJ e, recentemente, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A coordenação do Cepedes/Fiocruz está a cargo do pesquisador da ENSP Carlos Machado de Freitas.

 

Em entrevista, o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, falou sobre a criação e o desenvolvimento do Centro, coordenado pela ENSP, e afirmou que esse novo espaço reunirá informações e realizará pesquisas sobre a questão dos desastres. Também será um centro de formação de pessoal voltado para quem atua na prevenção ou mitigação de desastres.

 

Para saber mais sobre o Cepedes, acesse a entrevista concedida por Carlos Machado de Freitas.

 

Abaixo, leia a entrevista de Paulo Gadelha na íntegra.

 

Jornal do Commercio RJ | Rio de Janeiro | RJ


Fiocruz criará centro sobre desastres naturais



O presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Gadelha, informou ontem (24/9) que o Brasil terá, a partir do ano que vem, um Centro de Estudos e Pesquisas de Desastres na sede da Fundação, na capital fluminense. A iniciativa conta com a parceria de secretarias municipais e estaduais e universidades federais e estaduais.

 

Será um centro que vai reunir informações, como também realizará pesquisas sobre a questão dos desastres. Será um centro de formação de pessoal associado a quem atua na prevenção ou mitigação de desastres. Já há muito trabalho acumulado e a previsão é que a partir do próximo ano já teremos isso institucionalizado e com estrutura de suporte permanente dentro da Fiocruz, explicou.

 

Gadelha participou nesta manhã do Congresso Internacional de Medicina Tropical e Malária, que é realizado até quinta-feira no Rio de Janeiro. Ele lembrou que o centro também será muito útil para trabalhar de forma preventiva a situações que possam ocorrer durante os grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que serão sediadas no Brasil.

 

Ele será um centro que tem um papel fundamentalmente de inteligência para dar subsídio àquelas áreas que atuam na prevenção e na redução dos efeitos dos desastres. Temos que estar preparados para lidar com esse momento em que aumenta muito a população das cidades e com situações que possam causar emergências, disse.

 

Gadelha lembrou que a prevenção a desastres é uma das funções essenciais de saúde pública, mas que o Brasil ainda está muito pouco aparelhado. Ele lembrou que o país já deu início ao processo de mitigar e reduzir os efeitos dos grandes desastres – que causam mortes e queda na qualidade de vida das populações – por meio da atuação da Força Nacional e de reforços do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes).


Seções Relacionadas:
ENSP na Imprensa

Nenhum comentário para: Centro de Prevenção de Desastres em destaque na imprensa