Busca do site
menu

Promoção da saúde e acesso de qualidade são temas de seminário

ícone facebook
Publicado em:03/10/2012

Promoção da saúde e acesso de qualidade são temas de seminárioA ENSP realizará, em 4 de outubro, o segundo e último dia do seminário Inovação em Atenção Primária à Saúde – Um Balanço do Programa Território-Escola Manguinhos. Na programação, destacam-se dois painéis: o primeiro com o tema Promoção da saúde e o desafio da intersetorialidade, e o segundo sobre Acesso de qualidade na saúde da família em Manguinhos. Encerram o evento o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho,  e o representante da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do RJ, Daniel Soranz.  

 O objetivo do seminário é promover uma reflexão crítica dos resultados alcançados em três anos de implementação dessa iniciativa, com destaque para os principais desafios da atenção primária à saúde (APS) para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. O evento é aberto ao público e não é necessário inscrição. Os eventos serão transmitidos via web.
 
Programação do seminário em 4/10
 
O primeiro painel, com duração de 30 minutos, iniciará às 9 horas com a apresentação da pesquisadora do Teias Elyne Engstrom. Logo depois, ocorrerão as seguintes palestras:
 
9h30 às 9h50 – Academia Carioca da Saúde como escola – José Augusto G. de Oliveira (Teias)
 
9h50 às 10h10 – Construindo parcerias para vigilância do ambiente, água e saúde – Angela Casanova (Teias) e Paulo Barrocas  (DSSA/ENSP)
 
10h10 às 10h30 – Cooperação na gestão participativa – Mayalu Matos (ENSP)
 
10h30 às 12h30 – Debate: Valcler Rangel (VPAAPS/Fiocruz) e Carlos Silva (ENSP)
 
No período da tarde, das 13h30 às 13h50, a pesquisadora do Teias Valeska Antunes é a responsável pelo segundo painel. Em seguida, ocorrerão as palestras.
 
13h50 às 14h10 – Nasf Manguinhos no apoio matricial – Mirna Teixeira (Teias)
 
14h10 às 14h30 – Consultório na Rua: acesso e cuidado num cenário de violência e exclusão – Cristiane Sampaio (Equipe Consultório na Rua/Teias)
 
14h30 às 16h30 – Debate: Heider Pinto (diretor DAB/MS)
 
16h30 – Encerramento – Antônio Ivo de Carvalho (ENSP) e Daniel Soranz (Secretaria Municipal de Saúde Defesa Civil do RJ)
 
 
Sobre o Programa Território-Escola e o seminário
 
O Programa Território-Escola de Manguinhos é uma iniciativa de cooperação técnica entre a ENSP e o governo municipal do Rio de Janeiro (Subpav/SMSDC), que engloba, entre outras ações, a cogestão da saúde no território de Manguinhos. Desde sua criação, o programa assumiu a responsabilidade da gestão direta da atenção primária em saúde (APS) à população residente no território, seguindo o modelo da estratégia de saúde da família. 
 
Desde então, atua, ainda, na construção de um modelo participativo de gestão da saúde como caminho para a promoção da saúde, de ações intersetoriais e ambientes saudáveis. Segundo a organização do evento, em quase três anos de trabalho, muitos desafios surgiram, questões foram sistematizadas e soluções desenvolvidas. Porém, muitas perguntas ainda permanecem. É preciso, então, promover um balanço do processo.
 
O encontro é voltado para dirigentes e profissionais da ENSP/Fiocruz; da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro e do Programa Teias-Escola Manguinhos. Além disso, é direcionado a dirigentes e técnicos do SUS, Ministério da Saúde, conselheiros do Conselho Gestor Intersetorial de Manguinhos e outros conselhos locais e municipais de saúde, organizações sociais e comunidade de Manguinhos.
 
A programação conta com quatro painéis sobre os seguintes temas: Informação em Saúde: elemento estratégico para organização do serviço e ação integrada no território, Promoção da saúde e o desafio da intersetorialidade e Acesso e qualidade na saúde da família em Manguinhos e ainda uma sessão do Ceensp com o tema Território Escola-Manguinhos: todos somos aprendizes!.

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Promoção da saúde e acesso de qualidade são temas de seminário