Busca do site
menu

Ceensp debate atuação da iniciativa Teias em Manguinhos

ícone facebook
Publicado em:28/09/2012

Território Escola Manguinhos: todos somos aprendizes! é o tema do próximo Centro de Estudos da ENSP. O encontro acontecerá no dia 3 de outubro, às 13h30, no salão internacional. A partir da ótica de cinco expositores, a atividade traz a proposta de apresentar uma reflexão crítica dos resultados alcançados em três anos de implementação desta iniciativa. O Ceensp é uma das atividades do seminário Inovação em Atenção Primária à Saúde - um balanço do Programa Território-Escola Manguinhos, que acontecerá na ENSP nos dias 3 e 4 de outubro. A atividade, aberta a todos os interessados, não necessita de inscrição prévia e será transmitida pela web em http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/videos/.

 

Os expositores convidados para esta sessão são a representante da Rede de Desenvolvimento Tecnológico para território Integrado de Atenção à Saúde (Rede PDTSP-Teias) Isabela Santos, o professor da UFRJ Carlos Eduardo Aguillera Campos, o professor da USP Marco Akerman e as pesquisadoras da ENSP Sandra Venâncio e Maria Alice Pessanha. A coordenação dos debates será de Elyne Engstrom, coordenadora do Programa Território-Escola Manguinhos.

 

Sobre o Território-Escola Manguinhos

 

O Programa Território-Escola Manguinhos é uma iniciativa de cooperação técnica entre a ENSP e o governo municipal do Rio de Janeiro (Subpav/SMSDC), que engloba, entre outras ações, a cogestão da saúde no território de Manguinhos. Desde a sua criação, o programa assumiu a responsabilidade da gestão direta da Atenção Primária em Saúde (APS) à população residente no território, seguindo o modelo da Estratégia de Saúde da Família.

 

De lá para cá, atua, ainda, na construção de um modelo participativo de gestão da saúde como caminho para a promoção da saúde, de ações intersetoriais e ambientes saudáveis. Segundo a organização do evento, em quase três anos de trabalho, muitos desafios surgiram, questões foram sistematizadas e soluções desenvolvidas. Porém, muitas perguntas ainda permanecem. É preciso, então, promover um balanço do processo.

 

Centro de Estudos em 2012

 

O Centro de Estudos da ENSP (Ceensp) é um espaço de atualização científica, com a troca permanente de experiências e conhecimentos entre pesquisadores de instituições do Brasil e de vários países, que vêm à Escola para debates com pesquisadores, alunos e demais interessados em contribuir com os diversos temas da saúde pública. Seu objetivo é apresentar e consolidar reflexões para a realidade de saúde pública e para o sistema de ciência e tecnologia.

 

Em 2012, já foram dez Centros de Estudos realizados na Escola. O primeiro debateu a importância dos avanços científicos recentes na questão das mudanças climáticas globais, com exposição do professor da USP Paulo Eduardo Artaxo; a segunda atividade abordou a saúde do bebê desde a sua concepção até 1 ano de vida, tendo como palestrante convidado o médico e pesquisador Michel Odent; a terceira sessão recebeu a economista do Institut d’Études Politiques da Universidade de Grenoble (França), Célia Himelfarb, para falar do tema Crise, regionalização e globalização. O quarto encontro foi sobre o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS 2012), com o diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Hêider Aurélio Pinto, e o coordenador geral de Monitoramento e Avaliação do MS, Afonso Teixeira dos Reis. O quinto Ceensp teve como tema Tendências da política de combate ao crack: para onde vamos? e como expositores convidados a secretária adjunta de Saúde de São Bernardo do Campo, Lumena Furtado, o pesquisador da ONG Psicotropicus Luiz Paulo Guanabara e o jornalista e autor do livro O fim da guerra, Denis Russo Burgierman.

 

A sexta atividade tratou da ampliação do conceito de Riscofobia, agora envolvendo os Determinantes Sociais da Saúde, e as exposições foram do diretor executivo do Isags, José Gomes Temporão, e do pesquisador do Demqs/ENSP Luiz David Castiel. Avaliação na perspectiva da promoção da saúde e da equidade foi o tema da sétima edição do Ceensp em 2012, explorado pela pesquisadora da Universidad del Valle, Colômbia, e assessora da OMS em Promoção da Saúde, Ligia de Salazar. A professora de Filosofia e Direito da Universidade de Miami Susan Haack foi a convidada da oitava edição do Centro de Estudos, falando sobre o contexto epistemológico de correlação e causalidade definido pelo epidemiologista inglês Bradford Hill.

 

Com o tema Ética do acesso ao diagnóstico, prevenção, cuidado e pesquisa na tuberculose e Aids, o nono encontro teve como expositores o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do MS, Dirceu Greco, e o coordenador do Programa Nacional de Controle de Tuberculose do MS, Draurio Barreira. A governança das pesquisas com células-tronco no Brasil e comparações globais foi o tema apresentado pela pesquisadora visitante do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Liliana Acero no décimo Centro de Estudos da ENSP neste ano.

 

Ceensp debate atuação da iniciativa Teias em Manguinhos


Seções Relacionadas:
Centro de Estudos

Nenhum comentário para: Ceensp debate atuação da iniciativa Teias em Manguinhos