Saiba mais sobre o serviço de transporte oferecido pelo Programa Fiocruz Saudável

Como parte do Programa Fiocruz Saudável, que visa dar maior conforto, segurança e qualidade de vida aos trabalhadores da Fundação, o serviço de transporte coletivo vem beneficiando a vida dos funcionários, que muitas vezes enfrentam problemas no deslocamento para o trabalho. O serviço de transporte, implementado no início deste ano, está disponibilizando cinco novas rotas para proporcionar o bem-estar dos trabalhadores da Fiocruz
Confira, abaixo, a entrevista concedida pelo chefe do Serviço de Administração da Diretoria de Recursos Humanos (Sead/Direh) e gestor responsável pelo Serviço de Transporte, Pierri do Nascimento Cardoso, que esclarece dúvidas sobre o funcionamento e a adesão ao serviço de transporte.
Meu Portal: Quais serão as novas rotas do transporte? Que bairros serão contemplados?
Pierri do Nascimento Cardoso: Em nossa primeira fase, implantamos duas linhas para região de Niterói e São Gonçalo, uma linha para Nova Iguaçu, uma linha para Belford Roxo e uma para a Tijuca. Na segunda fase, iniciada em 10 de setembro, foram implantadas mais cinco linhas que passam por diversos bairros: Taquara-Cascadura (Taquara, Largo do Tanque, Praça Seca, Vila Valqueire, Campinho, Cascadura, Pilares, Del Castilho, Maria da Graça, Benfica e Manguinhos); São Conrado-Barra (São Conrado, Barra e Freguesia); Botafogo-Santa Teresa (Botafogo, Flamengo, Largo do Machado, Catete, Glória, Lapa, Praça Onze e Estácio); Santa Cruz-Realengo (Santa Cruz, Paciência, Senador Vasconcellos, Campo Grande, Santíssimo, Bangu, Padre Miguel e Realengo); e Leme-Jardim Botânico (Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon e Jardim Botânico).
Meu Portal: Quem são os profissionais que podem usar os serviços oferecidos pelas novas linhas?
Pierri do Nascimento Cardoso: Todos os servidores ou terceirizados com horário regular de 8 às 17 horas. O serviço é vedado a bolsistas, alunos, participantes de projetos sociais, prestadores de serviço – como vigilância, limpeza e jardinagem – e funcionários de horários diferenciados. Estamos analisando a inclusão de bolsistas com esse horário regular e que pretendem utilizar o serviço diariamente.
Meu Portal: De que maneira a utilização do transporte coletivo pode ajudar no dia a dia do campus Manguinhos e de seus funcionários?
Pierri do Nascimento Cardoso: O serviço faz parte do programa Fiocruz Saudável. Visa dar mais conforto, segurança e qualidade de vida aos nossos trabalhadores. Existe, também, o caráter ambiental, ou seja, a redução do número de carros particulares que trafegam pelo campus Manguinhos. Desse modo, poderá reduzir os malefícios da liberação de dióxido de carbono no meio ambiente.
Meu Portal: O que os interessados em utilizar o serviço de transporte devem fazer?
Pierri do Nascimento Cardoso: Os interessados devem contatar o Serviço de Recursos Humanos (SRH) de sua unidade, retirar o formulário “Solicitação do Serviço de Transporte Coletivo” e encaminhá-lo preenchido aos seguintes e-mails direhatende@fiocruz.br (Direh Atende – tel. 3836-2209) e transportecoletivo@fiocruz.br. A fiscalização do serviço verificará a disponibilidade de vagas e convocará o trabalhador via e-mail preferencialmente.
Meu Portal: Quais são as regras aplicáveis às pessoas que utilizam o serviço de transporte? Por exemplo, a pessoa pode ter um limite de faltas? Se exceder esse limite, pode perder o benefício do transporte?
Pierri do Nascimento Cardoso: Existem regras predefinidas que distribuímos ao interessado no ato de preenchimento do termo de compromisso. As regras estão disponíveis nos SRHs das unidades e na Intranet Fiocruz. Uma das regras é justamente a questão de faltas: em caso de três faltas consecutivas ou cinco faltas intercaladas não justificadas ao setor competente, o benefício será cancelado ou suspenso, para dar oportunidade a outros usuários em espera. Caberá à fiscalização acatar ou não a justificativa do usuário.
Meu Portal: Quais são os horários dos ônibus, na vinda à Fundação e no retorno dos trabalhadores às suas casas? Existe algum tipo de ponto de encontro no qual os trabalhadores devem esperar o ônibus?
Pierri do Nascimento Cardoso: Os horários de embarque no trecho entre a residência e a Fiocruz são variados. Existem pontos predeterminados com os horários previstos que são distribuídos ao trabalhador no momento da sua convocação para utilização do serviço. No retorno à residência, os ônibus partem às 17h10 de dois pontos no campus: em frente ao prédio da ENSP ou atrás da quadra de Bio-Manguinhos, próximo ao portão de cargas.
Confira mais detalhes das rotas aqui.
Entrevistas



