Busca do site
menu

ENSP participa de Congresso sobre a Pedagogia da Saúde

ícone facebook
Publicado em:11/06/2012
Entre os dias 11 e 13 de junho, será realizado o I Congresso da  Fundação Estadual de Saúde (Funesa): a Pedagogia da Saúde, em Sergipe. O pesquisador da ENSP José Inácio Jardim Motta vai compor a mesa inaugural sobre o tema Educação Permanente e a Reforma Sanitária e participará como debatedor da mesa-redonda Experiências Exitosas em Educação Permanente. Outro pesquisador da Escola, Pablo Dias, representará o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, no evento.
 
Segundo Inácio, a ENSP não só é uma colaboradora importante na origem desse evento, mas também por fazer parte da Rede de Escolas e Centro Formadores em Saúde, do seu grupo de condução e do grupo responsável por dinamizar o tema da Educação Permanente em Saúde. 
 
Durante o evento, será lançada a Coleção do Material Didático-Pedagógico de Educação Permanente e Profissional,  voltada para profissionais e gestores da saúde de Sergipe. Com o intuito de apoiar a Reforma Sanitária em Sergipe, implementada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), essa coleção de materiais didático-pedagógicos, editorada pela Funesa, foi construída pelos trabalhadores da SES com apoio da ENSP. De acordo com Inácio, a solicitação foi feita há três anos ao diretor da ENSP, e o desafio era propor materiais pedagógicos que serviriam como importante instrumento de qualificação ao conjunto dos trabalhadores do SUS do Sergipe no processo de implementação da Reforma Sanitária do Estado. Ele informou que o material também tem a finalidade de se tornar uma referência para os serviços de saúde em seus processos de reorganização de modelos de atenção. 
 
O pesquisador explicou que o trabalho foi feito por meio de oficinas que duraram em média quatro dias, com a preocupação de construir um material que fosse ao mesmo tempo interativo, propiciando uma aproximação com situações reais dos diferentes ambientes de trabalho, e contivesse as diretrizes políticas que norteavam o processo de Reforma Sanitária do Estado em suas dimensões organizacionais e das práticas de saúde. “Em síntese, foi um trabalho de construção coletiva da ENSP com o grupo de Sergipe, em que participamos da concepção, elaboração e testagem do material”, disse
 
Sobre o movimento de Reforma Sanitária em Sergipe, Inácio considera interessante esse processo no estado. “Se pensarmos que somos uma República Federativa, esse processo reafirma a ideia de uma federação, onde Sergipe, sem romper os princípios norteadores do processo de Reforma Sanitária brasileiro, o reconstrói na dimensão local, dando corpo e especificidade à política nacional no âmbito da unidade federada, e recompondo, com isso, a ideia federativa de certo grau de autonomia dos estados, criando pactos e possibilidades que considerem as especificidades locais a partir dos enunciados da política nacional”, finalizou. 
 
Mesa de experiências 
 
No dia 12 de junho, ocorrerá a Mesa de Experiências Exitosas em Educação Permanente em Saúde com a presença da Escola de Saúde Pública do Ceará, da Bahia, de Minas Gerais e do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor/PB), além da Funesa e da  Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe. Como mediadores, o encontro contará com os professores José Inácio Motta (ENSP/Fiocruz) e Juliana Sampaio do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Paraíba (Nesc/UFPB). 
 
Grupos Temáticos 
 
Com o intuito de sensibilizar os participantes para a importância da utilização da Coleção do Material Didático-Pedagógico de Educação Permanente e Profissional, serão realizados, nos dias 12 e 13 de junho, na Escola Técnica do SUS de Sergipe (Etsus/SE), três encontros de Grupos Temáticos. 
 
Os encontros serão conduzidos pelos autores dos livros que irão apresentar o Material Didático aos possíveis multiplicadores dos seus saberes no território. Os Grupos Temáticos  serão  formados por três trabalhadores e/ou gestores indicados por cada uma das Secretarias Municipais da Saúde do Estado. 
 
As temáticas dos GTs estão divididas da seguinte forma: GT 1- “Se cuida” - Atenção Básica, Saúde Bucal e Vigilância Epidemiológica; GT 2 - "Acode, acode” -  Atenção Hospitalar e SAMU; e GT 3- “Cabeça” - Atenção Psicossocial.


Nenhum comentário para: ENSP participa de Congresso sobre a Pedagogia da Saúde