Busca do site
menu

Saúde mental: 30 anos de curso, evento e homenagem

ícone facebook
Publicado em:23/05/2012

Saúde mental: 30 anos de curso, evento e homenagemEm 2012, comemora-se os 25 anos da Luta Antimanicomial no Brasil no mote da desospitalização. A ENSP sempre esteve engajada neste movimento que levou à Reforma Psiquiátrica. Marcando a data são várias as iniciativas que a Escola mantém pelo desenvolvimento do campo da saúde mental no país, como a realização da 30ª edição do curso de especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial no Rio e a abertura da segunda turma desse mesmo curso no Tocantins, ambos coordenados pelo pesquisador da Escola Paulo Amarante. Além de ministrar a aula inaugural do curso, nesta quinta (24/5), Amarante será homenageado ao ter seu nome incorporado a uma das salas de aula da Escola de Saúde Pública de Tocantins. O pesquisador é também o presidente da Abrasme, associação responsável pelo III Congresso Brasileiro de Saúde Mental, que já conta com mais de 5 mil inscritos e acontecerá no mês de junho em Fortaleza (CE).

 

I Seminário Tocantinense da Saúde Mental em Movimento com o Intersetor

 

O Portal (En)Cena, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, a Universidade Federal do Tocantins, o Ministério Público Estadual do Tocantins, o Conselho Estadual Antidrogas e a Defensoria Pública do Estado, realiza o I Seminário Tocantinense da Saúde Mental em Movimento com o Intersetor, no dia 24 de maio, que nesta edição será representado pela Justiça.

 

A iniciativa visa trazer à discussão acerca da saúde mental setores da sociedade que têm relação com o tema, mostrando que a intersecção é um movimento necessário para que as demandas e perspectivas sejam universalizadas. Com programação que trará a Palmas personalidades da Luta Antimanicomial, o evento contará com palestras e mesas-redondas, além de mesas de debate e uma plenária de formação para o Fórum Permanente de Saúde Mental do Estado do Tocantins.

 

O seminário marca a abertura da segunda turma do curso de especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da ENSP, realizado no estado de Tocantins e coordenado por Paulo Amarante. O pesquisador explica que uma das políticas da ENSP é levar os cursos ministrados em sua sede no Rio para outros estados da federação, e no caso da especialização em Saúde Mental isso já vem ocorrendo há alguns anos. Em Tocantins, além de ter seu nome agregado a uma sala de aula da Escola de Saúde Pública do Estado, Amarante abordará as perspectivas da Política Nacional de Saúde Mental, que busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária, garantindo a livre circulação das pessoas com transtornos mentais pelos serviços, pela comunidade e pela cidade, e oferece cuidados com base nos recursos que a comunidade oferece.

 

Esse modelo conta com uma rede de serviços e equipamentos variados tais como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), os Centros de Convivência e Cultura e os leitos de atenção integral (em Hospitais Gerais, nos Caps III).

 

Confira a programação do I Seminário Tocantinense da Saúde Mental em Movimento com o Intersetor no arquivo em anexo.

 

Especialização em Mato Grosso do Sul chega ao fim

 

Em abril de 2012 teve fim a segunda turma (de 21 alunos) da especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial em Mato Grosso do Sul, resultado de um convênio da ENSP com a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul e a Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso do Sul. “Os trabalhos versaram sobre as várias nuances da Saúde Mental e Atenção Psicossocial, que, certamente, propiciarão transformações nas práticas desses profissionais, corroborando com a Política Estadual de Saúde Mental no sentido de estimular a constituição de redes de atenção psicossocial substitutivas e preocupadas com a reversão do modelo tradicional hospitalocêntrico e asilar, fomentando práticas voltadas para a inclusão social, a cidadania e o respeito aos direitos humanos”, destacou Amarante.

 

30 anos de especialização em Saúde Mental na ENSP

 

Até o dia 22 de junho estão abertas as inscrições para a 30ª edição do Curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da ENSP. Ao todo, serão oferecidas 25 vagas. Dessas, 15 serão destinadas a candidatos vinculados a instituições públicas do estado do Rio de Janeiro, 5 para candidatos com interesse direto pela área, mas sem vínculo com o serviço público, e 5 para candidatos vinculados ou não a instituição pública, mas com interesse direto pela área, e residentes fora da região metropolitana do Rio de Janeiro (cidades, estados e países). O curso, voltado para profissionais do SUS e outras instituições públicas e profissionais que não pertencem ao SUS, mas com interesse direto pela área da saúde mental e atenção psicossocial, terá duração de 480 horas, com início previsto para agosto de 2012.

 

Segundo informações disponíveis no edital, é indispensável uma formação que traga o mínimo de recorte do campo da saúde pública/saúde coletiva, que possa formar profissionais dessa área de saúde mental e atenção psicossocial. Dentro dessa perspectiva, o curso busca proporcionar informações ao aluno para que ele possa efetuar uma análise histórica e crítica da constituição dos saberes e práticas psiquiátricas; analisar e contextualizar a saúde mental e a saúde coletiva no Brasil; operar com os diferentes conceitos na reflexão e na análise de distintas instituições no contexto atual da sociedade brasileira; analisar e refletir a saúde mental a partir dos novos paradigmas propostos pela Reforma Psiquiátrica e pela saúde coletiva; identificar necessidades territoriais, identificar necessidades dos usuários e, com isso, planejar, organizar e executar ações terapêuticas e projetos de saúde mental e de atenção psicossocial no âmbito da saúde coletiva a partir dos paradigmas propostos pela Reforma Psiquiátrica.

 

Ainda de acordo com o edital, essa especialização se utiliza de aulas expositivas, discussões, seminários, debates sobre filmes e vídeos da área da saúde mental e outras, que trazem para o campo importantes contribuições. O curso procura também oferecer um espaço mais dinâmico de troca de experiências que favoreçam e estimulem um pensar crítico no âmbito da saúde pública e, sobretudo, da saúde mental.

 

Sua estrutura curricular engloba temas como Saúde, Sociedade e Reforma Sanitária; Fundamentos do Paradigma Psiquiátrico e do Dispositivo Alienista; A Estratégia Saúde da Família e o Cuidado em Saúde Mental; Estudos sobre Psicopatologia; Diversidade, Cultura e Reforma Psiquiátrica; Participação e Controle Social na Reforma Psiquiátrica; Saúde, Cidadania e Direitos Humanos; Atenção Psicossocial ao Idoso, à Infância e Adolescência e à Dependência Química (Álcool e outras Drogas); entre outros.

 

Acesse aqui o edital e faça a inscrição.

 

III Congresso Brasileiro de Saúde Mental

 

O III Congresso Brasileiro de Saúde Mental, abordando o tema 'Aperreios e doidices: saúde mental como diversidade, subjetividade e luta política', acontecerá de 7 a 9 de junho de 2012, no Centro de Convenções do Ceará e já conta com mais de cinco mil inscritos. Organizado pela Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme) – que tem como presidente o pesquisador da ENSP/Fiocruz Paulo Amarante –, a Universidade Estadual do Ceará (Uece), a Fundação Oswaldo Cruz, o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), entre outras instituições, o evento traz no seu conteúdo o contexto de uma cultura local, regionalizada, mas que se articula e contribui com a diversidade no campo da saúde mental no cenário nacional e internacional.

 

Com uma visão sobre a subjetividade dos usuários e o desafio de fomentar a atenção à saúde mental de qualidade, propõe um encontro entre os diversos atores sociais – gestores, trabalhadores e usuários – para a maturidade da produção científica na área, além de anunciar uma luta política frente à necessidade de se definirem novos rumos para a saúde mental.

 

Mais informações em www.congresso2012.abrasme.org.br.


Seções Relacionadas:
Ensino Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Saúde mental: 30 anos de curso, evento e homenagem