Busca do site
menu

Escola incentiva publicação de artigos em acesso aberto

ícone facebook
Publicado em:04/04/2012

Escola incentiva publicação de artigos em acesso abertoDesde novembro de 2009, quando a ENSP se associou à BioMed Central (BMC) - editora de periódicos eletrônicos em biomedicina, de acesso aberto -, os artigos produzidos por pesquisadores da Escola vêm ganhando mais visibilidade devido à publicação em uma ampla carteira de periódicos. Atualmente, a ENSP contabiliza 42 artigos submetidos; destes, 20 deles foram aceitos. A partir deste ano, a iniciativa ganhou uma proporção ainda maior com a publicação de artigos em periódicos das editoras SpringerOpen e Chemistry Central, ambas também de acesso aberto, associadas à BioMed Central. Para a vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Escola, Margareth Portela, essa é uma iniciativa que combina o compromisso com o acesso aberto ao conhecimento com o objetivo de facilitar a publicação da produção do conhecimento gerado na Escola.

 

A BioMed Central conta com 213 periódicos indexados, alguns com mais afinidade com as linhas de pesquisa da Escola, como o BMC Public Health, o Epidemiologic Perspectives & Innovations e o Globalization and Health. Segundo a vice-diretora da ENSP, são títulos variados e que dão conta da enorme diversidade das atividades acadêmicas. “O fato de essas revistas serem indexadas é uma credencial importante, pois a indexação se dá em cima de vários critérios de qualidade. Alguns pesquisadores que já publicaram em periódicos da BMC afirmam a seriedade do processo de revisão e publicação, um retorno fundamental, pois a ENSP atualmente é umas das poucas instituições que propicia esse recurso aos seus pesquisadores e professores”, explicou a vice-diretora.

 

A expansão desses dois periódicos para publicação é um fator muito relevante, de acordo com Margareth, pois as editoras SpringerOpen e Chemistry Central têm uma grande representação na área. A SpringerOpen foi lançada em junho de 2010 e é constituída de periódicos revisados pelos pares, além de abranger todas as disciplinas das áreas de ciência, tecnologia e medicina. Todo o conteúdo publicado por ela é imediatamente disponibilizado, utilizando-se da experiência da BioMed Central e de sua plataforma de publicação com base em acesso aberto. Todos os artigos são protegidos por uma licença do tipo Creative Commons Attribution Licence. Segundo a vice-diretora, recentemente, a editora SpringerOpen adicionou à sua carteira o periódico SpringerPlus, primeiro título interdisciplinar, de acesso aberto, da Springer.

 

Escola incentiva publicação de artigos em acesso abertoMargareth Portela lembra que "publicar é parte fundamental do trabalho acadêmico. Melhor ainda quando a publicação é feita em revistas com alto fator de impacto, como algumas publicações da BMC. Também é importante destacar que a BMC mantém o rigor científico de revisão dos artigos pelos pares". A Vice-Direção entende que os resultados para a Escola são positivos e continuará o esforço no sentido de estimular os pesquisadores e alunos a submeterem novos trabalhos. Para Laura Cristina Viana, também da Vice-Direção de Pesquisa, a avaliação da associação da Escola à BioMed é extramente positiva, devido à quantidade de artigos on-line publicados, o que em periódicos impressos poderia levar até dois anos, contribuindo, assim, para aumentar a visibilidade das pesquisas realizadas na ENSP.

 

A publicação de artigos em periódicos de acesso aberto na Internet vem alterando a lógica da difusão da ciência: muda o financiamento da publicação (quem paga é o autor, e não o leitor – que na publicação em papel arca com os custos da assinatura do periódico) e muda o tempo de publicação (o acesso é aberto e praticamente imediato). “A mudança na publicação on-line é muito grande. Ela é mais rápida, embora também conte com o processo de revisão de pares, e, por sua vez, o acesso aberto amplia enormemente o público leitor. Trabalhar nesses parâmetros significa uma quebra de paradigma, uma ruptura importante para a publicação científica”, afirmou Margareth Portela.


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Escola incentiva publicação de artigos em acesso aberto