Busca do site
menu

Direito à proteção social é destaque na revista Radis

ícone facebook
Publicado em:01/03/2011

A revista Radis de março já está disponível em sua versão on-line no Portal ENSP. Neste mês, a reportagem de capa destaca a 1ª Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social, realizada no Brasil em dezembro de 2010. Na seção de entrevista, o novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, sintonizado com o slogan do novo governo: "País rico é país sem pobreza", define que a saúde é fundamental para a promoção da cidadania e não se reduz miséria sem promover a cidadania. Ele também afirma que há consenso de que a saúde precisa de mais recursos, e este é um debate "que o Congresso tem de fazer".

A reportagem de capa ocupa quatro páginas da revista acerca da 1ª Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social. O evento mobilizou governos e a sociedade civil, bem como reuniu delegações de 98 países para discutir a construção de sistemas universais de seguridade social, os desafios da universalização e a necessidade de definição de agenda política e de estratégias de mobilização nacional e internacional em torno da questão.

Na seção Comunicação e Saúde, a revista apresenta a cartilha Direitos da Mulher, publicada pela Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), que tem o objetivo de informar as mulheres sobre as diversas situações de violência de que podem ser vítimas e como se prevenir e obter ajuda. Disponível na internet, também trata de direitos sexuais e reprodutivos e das formas de prevenção ao HIV/Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis.

Na seção Relatórios, a revista destaca o relatório Saúde Brasil 2009 — Uma análise da situação de saúde e da agenda nacional e internacional de prioridades, lançado pelo Ministério da Saúde no fim de 2010. O estudo, disponível na internet, revela, em 369 páginas, como nascem, crescem, adoecem e morrem os brasileiros. Em sua sexta edição, o Saúde Brasil foi produzido por 46 autores de diversas instituições.

Conheça a Revista Radis

Radis (Reunião, Análise e Difusão de Informações sobre Saúde) é um programa nacional de jornalismo em saúde pública, ligado à ENSP/Fiocruz. Criado em 1982, o Programa Radis publicou, durante vinte anos, as revistas Súmula, Tema e Dados. De 86 a 93, publicou também o jornal tabloide Proposta - Jornal da Reforma Sanitária, renomeado em 94 Jornal do Radis.

Em 2002, o programa lançou a revista Radis, em substituição a todas as publicações anteriores. É uma revista mensal, com capa colorida e maior flexibilidade editorial e gráfica, destinada a não só incorporar as qualidades e funções das publicações anteriores, como também a proporcionar um salto qualitativo na prática jornalística na área da Saúde.

A revista é enviada para todo o país e atualmente possui uma base de cerca de 60 mil assinantes. O cadastro abrange todas as Secretarias de Saúde do Brasil, municipais e estaduais, diversas organizações governamentais e não governamentais ligadas à Saúde, associações sindicais e de moradores, escolas e profissionais de todos os níveis das áreas da Saúde e afins. A cessão da assinatura é gratuita, fundada no princípio constitucional de que "Saúde é direito de todos e dever do Estado". O Radis entende que tal princípio inclui como dever do Estado e direito de todo brasileiro o acesso a informações claras, precisas e qualificadas sobre saúde.

A assinatura da revista é grátis.


Fonte:
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Radis

Nenhum comentário para: Direito à proteção social é destaque na revista Radis