Busca do site
menu

Livro 'Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano’ é lançado na ENSP

ícone facebook
Publicado em:28/03/2024

No mês em que se celebra o Dia Mundial da Água, foi lançado na ENSP o livro 'Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano'. O lançamento, seguido de tarde de autógrafos, foi realizado nesta quarta-feira (27/3). A publicação foi organizada pela pesquisadora do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA/ENSP) Clementina Feltmann, que também é uma das autoras. O livro conta ainda com textos dos pesquisadores Alexandre Pessoa Dias, Ana Carolina Fortes, Ana Cristina Rosa, Andréia May, Paulo Barrocas e Teófilo Monteiro. O lançamento destacou a interconexão entre vigilância da água, saneamento e gestão de recursos hídricos, enfatizando que a saúde pública é um pilar fundamental nesta relação.

+ Assista o lançamento no canal da ENSP no YouTube!

Uma mesa institucional foi realizada antes da sessão de autógrafos. A cerimônia contou com a participação do coordenador de Saúde e Ambiente da Fiocruz (VPAAPS), Guilherme Franco Netto; do diretor da ENSP, Marco Menezes; da vice-diretora de Ensino da Escola, Enirtes Caetano; do coordenador de Departamento de Saneamento de Saúde Ambiental, Marcos Denício; e da organizadora da obra, e também pesquisadora do DSSA, Clementina Feltmann. Em sua fala, a organizadora destacou que o livro foi pensado em formato EAD, com o objetivo de ser acessível ao maior número de pessoas, para que todos saibam a importância do cuidado com a água e com o meio ambiente. "O livro é um convite para todos se debruçarem sobre o tema", reforçou. 

Para Clementina, a obra traz questões ambientais, mas reflete, principalmente, sobre o que podemos e devemos fazer em relação ao meio ambiente nos próximos anos e pensado nas futuras gerações. "Esse projeto foi um grande desafio, pois o objetivo era lançar um livro didático, em formato de educação a distância, e , também, cumprir outra meta, que foi a oferta do curso de Plano de Segurança da Água, que consiste em uma metodologia da OMS para gestão de risco de todo o processo de sistema de água, desde a captação até o consumidor. Isso é uma ferramenta muito importante para a sociedade. Hoje é um dia de comemoração, pois lançamos a obra e também realizamos o curso, com ótimos resultados. 

Disponível gratuitamente, o livro também está disponível em formato impresso, fruto do apoio e esforço institucional da ENSP, da Fiocruz e do Ministério da Saúde, com o objetivo de chegar cada vez a mais lugares. O obra, segundo a organizadora, apresenta toda uma parte técnica, mas, principalmente, traz reflexões para fazer com que as pessoas pensem nas questões ambientais, que precisam ser discutidas em todas as pautas da sociedade. 

+ Baixe a obra gratuitamente!

Autores do livro, diretor da ENSP e assessor da presidência da Fiocruz, durante o lançamento da obra, nesta quarta-feira (27/3), na ENSP.

No encontro de lançamento do livro, o diretor da ENSP, Marco Menezes, destacou que o debate sobre o tema é amplo e segue atual. Ele lembrou que a obra foi elaborada e concluída no ano de 2022, marcado por eleições presidenciais nas quais estava em jogo a defesa da democracia contra retrocessos como o negacionismo científico. E a questão da água é transversal dentro do universo da saúde. Afinal, a temática se relaciona diretamente com problemas como o do saneamento no país, mas também com a insegurança alimentar e a fome. Por isso, exige a discussão sobre as cidades, territorialização, modelos de desenvolvimento econômico e políticas públicas.

Ao abordar o assunto da água, não é possível deixar de fora as emergências climáticas, com seus eventos extremos, tanto de seca quanto, por exemplo, de cenários marcados por enchentes e outros desastres. Há também um grande desafio imposto nesse sentido considerando outros aspectos da transversalidade. As populações mais atingidas pelos danos já causados pela crise climática têm "CEP, cor e gênero", como afirmou o diretor da ENSP. Menezes aproveitou o momento para reafirmar o posicionamento institucional pela defesa do Ministério da Saúde e do SUS na figura da ministra Nísia Trindade.

O Brasil vai sediar a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) e a ENSP deverá se articular com outras instituições e com a sociedade civil para contribuir com os debates. Neste contexto, são discutidos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dentre os quais aparece a questão da água. Como instituição acadêmica, a ENSP atua para produzir evidências e abre diálogo com a sociedade, além de apoiar agendas positivas como a da Agroecologia, que também se relaciona com as questões de sustentabilidade e da água. 

Confira a galeria de fotos do lançamento do livro ao final da matéria. 

Leia também: "Mudanças Climáticas são uma das maiores ameaças à saúde pública atualmente", aponta Paulo Artaxo.


Seções Relacionadas:
Fique por Dentro Vídeos

Nenhum comentário para: Livro 'Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano’ é lançado na ENSP