Notícias: Podcasts
34 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 23/02/2016 16:22:58
Diante do atual contexto do país, no qual o Aedes aegypti se tornou o maior vilão por ser o transmissor da dengue, zika e chicungunya, muitas estratégias vêm sendo adotadas a fim de eliminar o mosquito. O uso de larvicidas e inseticidas é uma delas. Pensando em se proteger desse inseto, algumas pessoas fazem uso indiscriminado de inseticidas domésticos, e muitos condomínios têm contratado empresas especializadas para aplicação do fumacê - prática que deixou de ser adotada pelo governo por causar resistência ao mosquito. Segundo a pesquisadora do Laboratório de Toxicologia do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) Ana Cristina Simões Rosa, no primeiro momento, no local em que houve aplicação, existe a sensação de ter diminuído o número de mosquitos, de certo conforto, o que faz com que a prática seja preferida e defendida. Mas ela só faz agravar a possibilidade de controle do vetor a longo prazo. Além disso, a quantidade de inseticida para acabar com os mosquitos será cada vez maior, e o raciocínio se aplica aos inseticidas domésticos.
Notícia
Publicado em: 23/02/2016 16:15:06
Diversas entidades brasileiras que lutam pela democracia e os direitos sociais da população publicaram uma nota conjunta que rejeita o veto 1, parágrafo 8º do artigo 38 da Lei n.13.242, de 30 de dezembro de 2015, de Diretrizes Orçamentárias da União de 2016. Tal lei impôs, na prática, uma perda estimada de 10 bilhões de reais para custeio da saúde pública dos brasileiros. A pesquisadora da ENSP e uma das diretoras executivas do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) - instituição signatária do documento -, Isabela Santos, comentou a nota e convidou a população a assinar a petição pública organizada para influenciar parlamentares e o poder Executivo, na intenção de garantir os recursos ao SUS, em especial neste contexto de emergência sanitária ocasionado pela epidemia do Zika vírus. Confira o podcast da pesquisadora sobre o tema.
Notícia
Publicado em: 18/02/2016 13:57:01
O pesquisador da ENSP e coordenador do grupo de trabalho de Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Marcelo Firpo, desmetiu a falsa relação feita nas redes sociais entre o uso de larvicida na água e o aumento dos casos de microcefalia, no Brasil. O pesquisador deu seu depoimento por telefone ao Informe ENSP para esclarecer melhor a questão e aproveitou a ocasião para reafirmar a posição da Abrasco contra o uso desse e de outros tipos de veneno, comprovadamente danosos à saúde, no combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Notícia
Publicado em: 15/12/2015 12:02:13
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) apoia a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), o Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes) e demais entidades, instituições e movimentos sociais contra a nomeação do psiquiatra Valencius Wurch Duarte Filho para a Coordenação Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde. Duarte Filho foi diretor técnico da Casa de Saúde Dr. Eiras de Paracambi, hospital psiquiátrico no Rio de Janeiro fechado em 2012 após denúncias de violações de direitos. Paulo Amarante, pesquisador da ENSP e presidente de honra da Abrasme, ressalta que tal escolha representa um retrocesso para o SUS e para as conquistas obtidas pela reforma psiquiátrica brasileira nos últimos anos. A ENSP endossa a nota pública divulgada pelas instituições que pode ser conferida em anexo.